Neste sábado (4), ocorreram as finais do torneio individual masculino de tênis de mesa, e, infelizmente, o Brasil não conseguiu conquistar o terceiro lugar. Hugo Calderano enfrentou o jovem prodígio francês Félix Lebrun, de apenas 17 anos, em uma partida que já carregava um clima de revanche, já que o brasileiro havia derrotado o irmão mais velho de Félix, Alexis Lebrun, em uma fase anterior do torneio.
Calderano, ainda abalado pela derrota nas semifinais, não conseguiu superar o domínio do francês, que controlou quase todos os sets. Apesar dos esforços de Hugo, o brasileiro foi derrotado por 4x0, com parciais de 7/11, 10 /12, 7/11 e 6 /11
Apesar de ter perdido a partida, Hugo Calderano fez história no tênis de mesa, não apenas para o esporte brasileiro, mas também para o sul-americano, ao se classificar para a semifinal. Nunca antes um atleta do continente havia chegado entre os quatro melhores do torneio individual de tênis de mesa masculino nas Olimpíadas, um feito inédito.
Em entrevista à Globo, Calderano expressou suas emoções: "Conseguir uma medalha é o meu grande objetivo desde que eu comecei a jogar tênis de mesa. Essa decepção mostra quanto esforço eu faço. Coloco o tênis de mesa sempre no centro da minha vida, em todas as escolhas que eu faço."
A trajetória de Calderano continua a inspirar novos atletas e a consolidar sua posição como um dos maiores nomes do tênis de mesa mundial.
Na disputa pela medalha de ouro, o chinês Fan Zhendong confirmou seu favoritismo ao derrotar a zebra sueca Truls Möregårdh. Após um susto no primeiro set, onde parecia que Möregårdh poderia surpreender novamente, Fan manteve a calma e virou o placar, vencendo por 4 a 1, as parciais foram 7/11, 11/9,11/9,11/8 e 11/8. Com essa vitória, Fan Zhendong se consagrou campeão olímpico, reafirmando o domínio da China no tênis de mesa, com conquistas de ouro em três categorias diferentes: masculino, feminino e duplas mistas.
O tênis de mesa nas Olimpíadas ainda não chegou ao fim. Na próxima segunda-feira (5), começarão as partidas por equipes, prometendo mais emoções.