Filme de Johnny Depp causa controvérsias em Cannes

Ator estava há um ano recluso da vida pública, após batalha judicial com sua ex-esposa por acusações de violência doméstica
Bianca Novais
17/05/2023 - 12h

Em sua 76ª edição, o Festival de Cannes é um dos maiores eventos de cinema do mundo. Todos os anos, a cidade de aproximadamente 75 mil habitantes reúne os maiores nomes da sétima arte mundial e costuma revelar cineastas para o estrelato. Em 2023, o evento ocorre de 16 a 27 de maio e conta com exibições de Pedro Almodóvar, Jean-Luc Godard, Martin Scorsese, Wes Anderson e Kleber Mendonça Filho.

A cerimônia de abertura, no Grand Théâtre Louis Lumière, foi marcada pela estreia do filme "Jeanne du Barry", escrito, dirigido e estrelado pela atriz francesa Maïwenn. Ao seu lado na tela, Johnny Depp também é o protagonista, interpretando o rei Luís XV. Durante sete minutos, a plateia aplaudiu a obra em pé.

A internet foi tomada pelo assunto quase imediatamente. Portais de notícias especializados em cinema e entretenimento trouxeram a reação da plateia junto à lembrança de que, durante a edição do festival de 2022, Depp estava no meio do julgamento por violência doméstica contra sua ex-esposa Amber Heard. Apesar de Depp ter perdido o primeiro processo, em 2020 no Reino Unido, em 2022 o júri popular dos EUA votou a favor do ator.

Maïwenn e Johnny Depp chegando no Grand Théâtre Louis Lumière para a estreia de "Jeanne du Barry". Imagem: Valery Hache/AFP.

No debate popular on-line, novamente os internautas se dividiram como torcedores rivais no futebol - da mesma maneira que fizeram durante o julgamento de 2022.  De um lado, fãs de Heard e outras pessoas que se posicionam contra Depp apontam como hipócrita a organização do festival, que declarou levar acusações de abuso seriamente à época do escândalo de múltiplos abusos do produtor hollywoodiano Harvey Weinstein, mas escolheu o filme de Depp para abrir o evento. A hashtag "CannesYouNot", uma jogada de palavras entre "Cannes" e "can", que se traduz em algo parecido com "Por Favor, Não", foi utilizada na internet para demonstrar a insatisfação.

Eve Barlow é jornalista, ativista da causa feminista e amiga de Amber Heard.

Do outro lado, fãs de Depp e pessoas que concordam com o júri popular estadunidense retaliaram com "YesYouCannes", utilizando o mesmo jogo de palavras, mas agora se referenciando à um bordão associado ao feminismo, que significa "Sim, Você Pode" em português. O conteúdo predominante diz respeito ao retorno triunfante de Depp, com elogios e mensagens de apoio a ele, desdém a Heard, além de registros do ator atendendo aos fãs que estavam presentes em Cannes.

As controvérsias ao redor de Depp ofuscaram a cerimônia de abertura do festival. Pouco se falou das peças de moda desfiladas nos degraus vermelhos, da emocionante declamação do poema "Esperança", escrito pela poetisa ucraniana Lesya Ukrainka em 1879, pela atriz Catherine Deneuve, ou da homenagem ao ator Michael Douglas, que recebeu o prêmio Palma de Honra.

Catherine Deneuve, atriz que estampa o poster da 76a edição do Festival de Cannes e uma das apresentadoras da cerimônia de abertura. Imagem: Christophe Simon/AFP.

Também não trouxe de volta à luz o debate sobre violência doméstica nem sobre as estruturas de poder da indústria do cinema, que acobertam e naturalizam casos de abuso sexual. Porém, o Festival de Cinema de Cannes, que há muitos anos passava despercebido pelo público geral, parece ter se beneficiado dos tristes temas para reaver um pouco da sua relevância na cultura pop, buscando assim deixar de ser um evento de nicho.