Festas em São Paulo disponibilizam entrada gratuita para o público trans

Medida adotada nos últimos anos ganha força e muda cara da cena da música eletrônica paulistana
por
Danilo Belluzzo
Rodrigo Lozano
|
09/11/2023 - 12h

As festas paulistas de música eletrônica, que por vezes atingem um público de 8 mil pessoas em uma noite, têm se empenhado em tornar o público de seus eventos mais diverso, disponibilizando entrada gratuita para pessoas transsexuais e não binárias. A medida, que funciona através de uma lista, tem servido como ferramenta de inclusão e de afirmação política nas noites.

A idealizadora da lista trans foi a artista e produtora musical pernambucana Ana Gisele, conhecida como Transälien, que já a tinha implementado nas festas de Recife, através do coletivo de artistas negros da cena eletrônica Coletividade Namíbia, criado por Misael Franco. A iniciativa foi bem recebida pelo público e logo foi adotada por outras festas.

A Mamba Negra, que comemorou seu aniversário de 10 anos em maio de 2023, através de um festival, bateu recordes tanto de público, quanto de ingressos gratuitos distribuídos. A festa recebeu 8 mil pessoas, das quais aproximadamente 800 não pagaram pelo ingresso. Ela também foi uma das primeiras a implementar a lista trans em São Paulo, em 2017.

A medida surtiu efeito e o público nas pistas mudou. A presença de pessoas trans aumentou significativamente com a lista, o que no início não passavam de 200 pedidos, hoje ultrapassam mil. A lista também atraiu um público periférico que não pode arcar com os ingressos, como também um público LGBTQIAPN+ que pode pagar e agora encontra um espaço de acolhimento, afastando da cena os preconceitos, que é reiteradamente advertido que não será tolerado. O cenário está mudando e a cena eletrônica em São Paulo, hoje, tem maior representatividade.

Os movimentos de inclusão não se restringem apenas à entrada gratuita. Hoje, as festas e o público colhem frutos da diversidade, com maior número de vagas para pessoas trans trabalharem nos bastidores, contratadas para administrar a lista nos eventos, como também mais DJ’s trans espalhando sua música e performers dançando nos palcos.

Esta é outra maneira que as festas encontram de se afirmar politicamente. Através da criação de personas, que normalmente possuem um aspecto bizarro e de gênero fluído, diversas artistas trans e travestis utilizam figurinos altamente elaborados para se apresentarem em pequenos palcos no meio da pista de dança, mudando o clima da festa e tornando um ambiente de culto não apenas à música, mas também às artes plásticas e cênicas.

As festas que possuem tais atrações, a lista trans/nb e as performances, normalmente são aquelas de música tech e house como a ODD, a festa Batekoo, criada em 2014 e destinada desde sempre ao público negro e LGBTQIAPN+, Pista Quente, Blum, Versa, Zig, Gop Tun e a CAPSLOCK, porém a inciativa tem ganho as noites e muitas outras festas tem adotado a medida.