Ferrari faz dobradinha no GP de Austin

Leclerc conseguiu sua terceira vitória na temporada e Sainz o acompanhou no pódio
por
Juliana Bertini de Paula
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23/10/2024 - 12h

 

Depois de um mês sem corridas, a Fórmula 1 voltou aos Estados Unidos para o GP de Austin, no Texas. O fim de semana foi marcado pela imprevisibilidade nos resultados, que variou entre equipes. Sainz liderou o treino, Verstappen era pole e venceu a Sprint e Norris conseguiu a primeira posição no grid da corrida de domingo.

 

Antes de qualquer disputa na pista, durante a semana, a Red Bull foi centro de especulações e discórdias por conta de um dispositivo que permitia ajustar a altura da parte dianteira por meio de uma mudança nas configurações do cockpit. Isso, se feito durante os treinos, seria permitido. 

 

Todas as equipes possuem um dispositivo desse tipo, porém, o design que permite alterar o carro pelo cockpit fez com que as outras equipes suspeitassem que o ajuste estava sendo feito em parque fechado, — período entre a classificação e a corrida — o que é estritamente proibido. As suspeitas iniciaram logo após o GP de Singapura, mais de um mês atrás, porém só vieram à tona na última semana. 

 

Carro de Max Verstappen da Red Bull no GP de Austin. Foto: Kaylee Greenlee Beal/Reuters
Carro de Max Verstappen da Red Bull no GP de Austin. Foto: Kaylee Greenlee Beal/Reuters

Um representante da equipe confirmou a existência do dispositivo, mas negou que seria possível utilizá-lo depois da montagem do carro. Outras equipes como Mercedes e McLaren exigiram uma investigação minuciosa, mas depois da Red Bull anunciar que iria mudar o carro, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu acabar com as discussões. “Honestamente, posso dizer com total certeza se alguma vez houve algo irregular? Não. Posso dizer que o assunto está encerrado? Sim, absolutamente", disse Nikolas Tombazis, representante da FIA.

 

Com a corrida Sprint e a corrida de domingo, 137 pontos estavam em jogo para as equipes, importantes principalmente para Red Bull, McLaren e Ferrari que disputam a liderança e vice-liderança do Campeonato Mundial de Construtores.

 

A Ferrari se demonstrou dominante no único treino em Austin, com Carlos Sainz em primeiro e Leclerc como segundo mais rápido. Em terceiro ficou o tricampeão Max Verstappen, que diferente do ano passado, em que conseguiu dez vitórias em sequência, já está a nove corridas longe do primeiro degrau do pódio. 

 

Durante o treino, muitos pilotos rodaram e extrapolaram os limites de pista por conta do asfaltamento novo, logo nas primeiras curvas.

 

George Russell rodou e escapou da pista no primeiro e único treino do final de semana. Foto: Reprodução/F1TV
George Russell rodou e escapou da pista no primeiro e único treino do final de semana. Foto: Reprodução/F1TV

Mais tarde, ainda na sexta-feira (18), aconteceu a qualificação para a corrida Sprint. A Ferrari dominou boa parte da classificação, porém Max Verstappen fez a volta mais rápida no SQ3 e conseguiu a pole. Russell foi o segundo e completou a primeira fila. Os carros da Scuderia ficaram em terceiro e quinto, com Lando Norris entre eles. Oscar Piastri (McLaren), que não teve um bom desempenho, caiu logo no SQ1 e acabou na 16ª posição.

 

Outros destaques incluem os dois pilotos da Haas, que chegaram no SQ3 e qualificaram em sexto e oitavo. Franco Colapinto, novato da Williams, chegou à última etapa da classificação e ficou na 10ª colocação. 

 

Sábado (19) foi o dia da Sprint e da classificação para a corrida no domingo. Verstappen, que largou na dianteira, se manteve ali até a bandeirada. O holandês é recordista na modalidade e chega a 11 vitórias desde 2021. 

 

Logo na largada, Norris subiu de quarto para segundo e durante a prova, tentou se aproximar da Red Bull, mas sem sucesso. Sainz e Leclerc disputaram a posição por algumas voltas, mas quando o espanhol conseguiu ultrapassar, acelerou e passou Russell, em seguida Leclerc também deixou o britânico para trás. No final da corrida, Lando travou os pneus ao frear, o que permitiu que Carlos Sainz conseguisse a segunda posição no pódio.

 

Norris, Verstappen e Sainz após a corrida Sprint em Austin. Foto: Angela Weiss/AFP
Norris, Verstappen e Sainz após a corrida Sprint em Austin. Foto: Angela Weiss/AFP

Na classificação da corrida principal o destaque negativo ficou com as Mercedes: Lewis Hamilton caiu logo no Q1 e largou em 17°, e George Russell bateu na curva 19, depois do conserto do carro ele foi obrigado a largar do pitlane. 

 

Nos dois minutos finais do Q3, Norris estava com a volta mais rápida e Max a 0s031 atrás, seguidos de Sainz e Leclerc. Russell atingiu o muro e garantiu a pole da McLaren de Lando. Essa foi a sexta pole do inglês, porém, apenas em uma dessas oportunidades, ele conseguiu se manter na posição e garantir a vitória.

 

No domingo (19), logo na largada, Charles Leclerc fez uma ultrapassagem tripla quando seu companheiro de equipe abriu caminho para a curva e Verstappen brigava com Norris pela posição. Sainz quase foi junto, mas o holandês voltou à pista a tempo de se defender do espanhol. Lando, que largou em primeiro, ficou atrás dos três.

 

Leclerc ultrapassando seu companheiro de equipe, Max Verstappen e Norris. Foto: David Buono/Icon Sportswire via Getty Images
Leclerc ultrapassando seu companheiro de equipe, Max Verstappen e Norris. Foto: David Buono/Icon Sportswire via Getty Images

Com a estratégia certa, Carlos Sainz fez um undercut em Verstappen, — quando o piloto entra para os boxes algumas voltas antes, para ultrapassar enquanto o adversário está trocando os pneus — e garantiu a segunda posição até a bandeirada. 

 

A Mercedes teve um final de semana para esquecer. Além do mau resultado na Sprint e a batida de Russell, Lewis precisou abandonar a prova depois de rodar e ficar preso na brita. O Safety Car foi acionado novamente depois de dez corridas — não entrava em cena desde o Grande Prêmio do Canadá. George, que largou dos boxes, apesar de levar cinco segundos de punição, por empurrar Valtteri Bottas (Kick Sauber) para fora da pista, conseguiu terminar a corrida em sexto, marcando oito pontos. 

 

Os dois pilotos que entraram na metade deste ano, Liam Lawson (Racing Bulls), que substituiu Daniel Ricciardo, e Colapinto da Williams, que substituiu Logan Sargent, terminaram a corrida na zona de pontuação, em nono e décimo, respectivamente. 

 

Nas últimas dez voltas, Norris se aproximou muito de Verstappen e os dois travaram uma batalha pelo terceiro lugar do pódio até o último segundo. Apesar das defesas espetaculares da Red Bull, a McLaren conseguiu fazer a ultrapassagem na volta 52, das 56 da corrida, porém ambos acabaram saindo do traçado, o que gerou reclamações do holandês, pedindo que o britânico fosse punido por passar por fora da pista.

 

Norris se defendeu dizendo que, como ambos estavam fora da pista, ele não deveria ser punido. Na última volta, quando Leclerc e Sainz consagraram a dobradinha da equipe, foi anunciada a punição de cinco segundos para Norris. Verstappen então herdou a posição e completou o pódio. 

 

Engenheiro de Leclerc, Sainz, Charles e Verstappen no pódio de Austin. Foto: XPB Images
Engenheiro de Leclerc, Sainz, Charles e Verstappen no pódio de Austin. Foto: XPB Images

A decisão de punir o britânico foi muito debatida, pois outras situações semelhantes ocorreram durante a mesma corrida e as consequências foram diferentes. Na primeira volta, Verstappen empurrou Norris na mesma curva e não teve consequência. Russell empurrou Bottas no mesmo ponto e foi punido com cinco segundos.

 

A primeira vista, acreditava-se que a punição seria por sair do limite de pista pela quarta vez, porém, quando o documento oficial saiu, os comissários informaram que seria pela ultrapassagem e que a pena deveria ser de dez segundos, mas como Norris não tinha como reagir, diminuíram para cinco. 

 

Norris ultrapassando Verstappen nas voltas finais do GP de Austin. Foto: Reprodução/F1
Norris ultrapassando Verstappen nas voltas finais do GP de Austin. Foto: Reprodução/F1

 

 

A Fórmula 1 volta na próxima sexta-feira (25) para o Grande Prêmio do México.