Fernando Diniz realizou sua última convocação do ano

Além da Colômbia, o Brasil irá se preparar para o clássico contra a Argentina
por
Kawan Novais
|
13/11/2023 - 12h

No dia 6 de novembro, o treinador atual campeão da Libertadores pelo Fluminense, Fernando Diniz, realizou sua última convocação da seleção brasileira. A última Data FIFA não foi boa para o Brasil tanto em resultados quanto em desempenho, isto porque a equipe empatou contra a Venezuela por 1 a 1, em casa, e perdeu para o Uruguai, em Montevidéu, pelo placar de 2 a 0 sem acertar uma finalização no gol adversário. Comparada a lista anterior, foram nove novidades nesta convocação.

“O que mais me motiva é poder disputar um clássico dessa envergadura, um dos maiores do mundo”, disse o treinador na coletiva de imprensa. O clássico que Diniz citou, trata-se de um Brasil e Argentina, o segundo jogo desta Data FIFA que será disputado em território nacional, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O primeiro jogo será contra a Colômbia, fora de casa, na cidade de Barranquilla, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez.

imagem 1
A Seleção brasileira tentará superar uma Data FIFA ruim em jogos contra Colômbia e Argentina. Foto: Carl de Souza/AFP via Getty Images.

 

Segue a lista do treinador Fernando Diniz para esta Data FIFA::

Goleiros:

Alisson (Liverpool - ING)

Ederson (Manchester City - ING)*

Lucas Perri (Botafogo - BRA)

 

Zagueiros:

Bremer (Juventus - ITA)

Gabriel Magalhães (Arsenal - ING)

Marquinhos (Paris Saint Germain - FRA)

Nino (Fluminense - BRA)

 

Laterais:

Carlos Augusto (Inter de Milão - ITA)

Emerson Royal (Tottenham Hotspurs - ING)

Renan Lodi (Olympique de Marselha)

 

Meio-campistas:

André (Fluminense - BRA)

Bruno Guimarães (Newcastle United - ING)

Douglas Luiz (Aston Villa - ING)

Joeliton (Newcastle United - ING)

Raphael Veiga (Palmeiras - BRA)

Rodrygo (Real Madrid - ESP)

 

Atacantes:

Endrick (Palmeiras - ESP)

Gabriel Jesus (Arsenal - ING)

Gabriel Martinelli (Arsenal - ING)

João Pedro (Brighton and Hove Albion - ING)

Paulinho (Atlético Mineiro - BRA)

Pepê (Porto - POR)

Raphinha (Barcelona - ESP)

Vinícius Júnior (Real Madrid - ESP)

Ederson, goleiro do Manchester City, foi desconvocado devido a um trauma sofrido no pé esquerdo em jogo pelo clube. Bento, do Athletico Paranaense, foi chamado por Fernando Diniz em seu lugar.

 

Ausências de Neymar e Richarlison, mas a lapidação do Endrick

 

O principal jogador do Brasil, Neymar, não foi convocado devido uma lesão sofrida no joelho jogando pela própria seleção brasileira, contra o Uruguai na última Data FIFA. Desde o ocorrido, a volta do camisa 10 está prevista apenas para o segundo semestre de 2024. Richarlison, atleta do Tottenham Hotspurs, também ficou de fora da lista, mas por opção do próprio Diniz. De acordo com o treinador, o atacante disputa a vaga com outros grandes jogadores, e que neste momento, sentiu que estes entregarão melhor performance nas próximas duas partidas.

imagem 2
Endrick “coroado” com a convocação após decidir jogo decisivo entre Palmeiras e Botafogo pelo campeonato brasileiro. Foto por: Wagner Meier/Getty Images.

 

A grande novidade da lista de Fernando Diniz foi um atleta de apenas 17 anos: Endrick. A jóia palmeirense já comprada pelo Real Madrid, da Espanha, se tornou o terceiro jogador mais novo a estar presente em uma convocação da seleção brasileira. O atacante superou Ronaldo “Fenômeno”, que foi chamado pela primeira vez em 1993 com 17 anos e 8 meses. Endrick tem apenas 17 anos e 3 meses e se junta a Pelé e Edu na lista de mais jovens a serem convocados pelo Brasil.