Fazer música não é ter sucesso conta músico independente e professor da PUC-SP

Amailton Azevedo, explica a nova era da indústria musical: os serviços de streaming, que dão uma nova chance aos artistas autônomos
por
Juliana Mello
|
27/10/2021 - 12h

Para Amailton Azevedo, professor de História da PUC-SP, cantor e compositor independente, sua história com a música começou desde quando era criança, porém só se envolveu com a cena musical na faculdade: “Formei bandas e participei de festivais universitários. Em 2011, fiz um pocket show no festival ‘South by South West’ em Austin, nos EUA. Em 2021 irei lançar o single ‘Ruas Tortas’ como produção independente. Para 2022 está previsto o lançamento do disco ‘Asas Negras’ em parceria com Salomão Salomão.”

Atualmente, com o crescimento dos serviços de streaming, a realidade dos músicos independentes — aqueles sem contrato com gravadoras — mudou radicalmente. Eles mostram que é possível construir uma carreira de sucesso usando apenas as redes sociais e as plataformas como Youtube, Spotify e Apple Music. Para Amailton, a música não é sobre o estrelato, conta com seu álbum 'Mundo Atlântico’ de 2007, disponível no Spotify, onde possui 20 ouvintes mensais. Sobre isso, ele diz: "Hoje é uma questão absolutamente resolvida, pois compreendi que fazer música é diferente do que fazer sucesso. Já almejei o sucesso, hoje almejo continuar no circuito dialogando com meus amigos e amigas envolvidos com a música."

O Spotify escolheu a Top Brasil, sua maior playlist de hits, para celebrar, com música nacional, o “Dia da Consciência Negra”. Durante uma semana, a seleção contou com músicas feitas exclusivamente por artistas negros. Os grandes espaços da música estão cada vez mais sendo reocupados por esses músicos, recebendo, assim, seu reconhecimento. Isso é visível pelos line ups de grandes festivais, que têm tido uma crescente lista de nomes negros nos últimos anos, e a tendência é continuar aumentando, conforme o sucesso é alcançado e reconhecido. 

 O abismo ainda é evidente, em 2019, no Rock In Rio, dos 92 artistas que performaram, apenas 34 eram negros. No Lollapalooza, de 69, apenas 13. Contudo, tais artistas têm recebido grande destaque, fazendo jus a suas importâncias no cenário mundial. No RIR de 2019, quatro artistas se apresentaram no Palco Mundo, o maior do festival, dentre eles: Drake e Black Eyed Peas. Já no Palco Sunset, foram cinco brasileiros: IZA, Alcione, Elza Soares, Karol Conká e Mano Brown.

Amailton vê a música como um estilo de vida, não como uma carreira. Afirma que suas maiores inspirações para suas composições, são os estilos negros americanos, a Black Music, sendo eles o funk, rap e jazz. Caracterizada por esses estilos, a música brasileira nasceu a partir das danças e musicalidade dos indígenas, dos africanos, franceses e portugueses. Mas com o avanço da indústria cultural nacional, novos estilos e tendências foram ganhando espaço, e consequentemente, essa indústria elege quem recebe a fama ou não.

Com a popularização das redes sociais, os criadores de conteúdo musical criaram tendências e mercados alternativos engajando o próprio público. Com isso, a indústria musical adaptou-se a esse modelo, adotando as redes alternativas de produção e difusão, como os streamings, citados anteriormente, assim, Azevedo conclui: “A relação entre indústria e artista é muito complexa. Não se pode dizer que a Indústria tem o monopólio da criação. A indústria pode esvaziar um produto, mas a capacidade criativa do artista sempre provoca a surpresa e o inusitado, renovando a própria indústria que massifica o produto artístico.”