Favoritos assumem o topo - Resumo do Brasileirão #8

Nova liderança, empates e clássicos protagonizam a rodada do Campeonato Brasileiro.
por
Lucas G. Azevedo
|
01/06/2022 - 12h

A oitava rodada do Campeonato Brasileiro acabou nesta segunda-feira (30) e foi recheada de empates. Apesar disso, a parte de cima da tabela sofreu algumas mudanças e acirrou a disputa pela liderança da competição.

Goiás e Red Bull Bragantino abriram a rodada do fim de semana. Os dois clubes estavam em posições delicadas na tabela, mas o resultado não ajudou ninguém - empataram em 1 a 1. Artur marcou para o time de Bragança, enquanto Nicolas fez para o Esmeraldino. Nos acréscimos da segunda etapa, Eric Ramires foi expulso e está suspenso da próxima partida do Massa Bruta. Com esse resultado, o Goiás está em 15º e o Red Bull Bragantino ficou logo acima.

A partida entre São Paulo e Ceará poderia colocar o clube paulista como líder provisório do campeonato. O Vozão não facilitou e arrancou um empate no Morumbi, 2 a 2. Calleri e Rodrigo Nestor marcaram para o Tricolor. Cleber Bonfim e Mendoza para os cearenses. Igor Gomes levou o segundo amarelo aos 90 minutos e foi expulso. O São Paulo perdeu a oportunidade e caiu para a 5ª posição, enquanto o Ceará segue na vice-lanterna.

Calleri após gol marcado contra o Ceará. Foto:Rubens Chiri/saopaulofc.net
Calleri após gol marcado contra o Ceará. Foto:Rubens Chiri/saopaulofc.net

Fortaleza e Juventude protagonizaram mais um empate na rodada. O jogo acabou com um gol para cada lado. Vitor Gabriel abriu o placar para o time do Sul e José Welison deixou tudo igual para o Leão. Os dois clubes continuam na luta para fugir da série B. O Juventude é o 18º, enquanto o Fortaleza, que ainda não venceu nenhuma partida, é o lanterna.

Em jogo que poderia decidir a liderança, Palmeiras e Santos se enfrentaram na Barra Funda. O clássico da saudade acabou com a vitória do Verdão de 1 a 0, com gol de Gustavo Gómez. Raphael Veiga ainda acertou um pênalti na trave - primeira cobrança desperdiçada pelo atleta desde que chegou ao clube. Assim, o Porco é o atual líder da competição graças ao saldo de gols (empatado em pontos com Atlético-MG e Corinthians) e o Peixe cai para a 9ª colocação.

Gustavo Gómez comemora gol da vitória em clássico. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Gustavo Gómez comemora gol da vitória em clássico. Foto: Cesar Greco/Palmeiras.

O Coritiba recebeu o Botafogo no Couto Pereira e venceu por 1 a 0 - gol de Igor Paixão. No confronto direto, melhor para o Coxa. A equipe entra no G4 e manda o Alvinegro para fora da zona de classificação da Libertadores, em 7º.

Em mais uma vitória magra de 1 a 0, o Atlhetico-PR visitou o Cuiabá e conquistou os três pontos. Vitor Roque marcou o único gol da partida. O Furacão escalou para a 6ª posição, já o Dourado se mantém apenas uma colocação acima da zona da degola.

A partida em Itaquera valia a manutenção da liderança do campeonato. Apesar disso, o Corinthians foi dominado em casa pelo América-MG e saiu aliviado de ter conseguido o empate. Aloísio, o boi bandido, abriu o placar para o Coelho e Gustavo Mosquito deixou tudo igual. O Timão está empatado em pontos com o líder e o vice, mas fica atrás no saldo de gols e caiu para 3º. Enquanto a equipe mineira desce para o meio da tabela, em 10º.

O Maracanã foi palco para mais um FlaFlu na tarde deste domingo. O jogo foi movimentado e acabou com uma vitória de virada do Mengão - 2 a 1. Cano abriu o placar para o tricolor logo aos 10 minutos de jogo, mas Andreas Pereira e Gabigol marcaram para o rubro-negro. O Mais Querido ainda contou com atuação de gala do goleiro Hugo que vinha sendo criticado por falhas consecutivas. No apagar das luzes uma pequena confusão no banco de reservas resultou na expulsão de David Braz, do Flu, e Rodinei, do Fla. O Flamengo voltou a respirar no Brasileirão e subiu para a 8ª posição, já o Fluminense e o 11º.

Em Minas, o Atlético-MG recebeu o Avaí e fez a lição de casa. Embora tenha tomado um susto na primeira etapa, o Galo virou a partida e venceu por 2 a 1. Morato abriu o placar para o Leão da Ilha, mas Hulk (com um golaço) e Sasha trouxeram a vitória para a equipe mineira. Douglas Friedrich, goleiro do Avaí, foi expulso por falta dura aos 85’ de jogo. Com esse placar, o Atlético-MG assume a vice-colocação, enquanto o Avaí é o 13º.

Para fechar a rodada, Internacional e Atlético-GO empataram em 1 a 1 nesta segunda-feira. Wanderson estreou o placar logo no início para o Colorado, mas Churin empatou na segunda etapa para o Dragão. Dessa forma, o clube do Sul fica em 12º e os goianos abrem a zona de rebaixamento.

9ª Rodada:

Sábado (04/06)

América-MG x Cuiabá - 16h30

Ceará x Coritiba - 19h

Avaí x São Paulo - 19h

Athletico-PR x Santos - 19h

Atlético-GO x Corinthians - 20h30

Domingo (05/06)

Juventude x Fluminense - 11h

Flamengo x Fortaleza - 16h

Palmeiras x Atlético-MG - 16h

RB Bragantino x Internacional - 19h

Segunda-feira (06/06)

Botafogo x Goiás - 20h