Fase de grupos das competições continentais chega ao fim

Goleada do Palmeiras e vexame do Timão marcaram o fim da fase classificatória da Libertadores; na Sula, o Fluminense caiu, mesmo com resultado histórico
por
Matheus Marcolino
|
27/05/2022 - 12h

 

Palmeiras
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Gustavo Scarpa. Foto: Cesar Grego/Palmeiras

 

A fase de grupos das duas competições continentais da América do Sul chegou ao fim nesta quinta-feira (26/05). Enquanto Palmeiras e Flamengo avançaram sem dificuldades, o Corinthians deu vexame dentro de casa e, apesar da classificação, irritou sua torcida. O Fluminense, de Fernando Diniz, bateu um recorde da Sul-Americana - que de nada adiantou, já que o clube das Laranjeiras foi eliminado. 

 

LIBERTADORES

O atual bicampeão da Libertadores da América conquistou os 100% de aproveitamento no grupo A ao vencer o Deportivo Táchira (VEN) por 4 a 1, no Allianz Parque, na terça-feira (24). Classificado com a melhor campanha da competição, o Verdão jogará em casa em todos os confrontos de volta da fase de mata-mata. O Flamengo também se classificou com facilidade no grupo H: a vitória por 2 a 1 - com gols de Isla e Pedro - sobre o Sporting Cristal (PER), no Maracanã, fez com que o time carioca, invicto, também se classificasse como primeiro colocado.


Estreante na Copa Libertadores, o Fortaleza foi a mais grata surpresa da fase de grupos. Com vitória por 4 a 3 sobre o Colo Colo (CHI), fora de casa, o clube cearense anotou 10 pontos e avançou para o mata-mata ao lado do River Plate, no grupo F. Os gols da vitória sobre os chilenos foram marcados por Moisés (2), Silvio Romero e Yago Pikachu.

 

Pikachu
Yago Pikachu comemora gol. Foto:  Bruno Oliveira/FEC


O Atlético-MG fez feio diante de seus torcedores na quarta-feira (25) e acabou derrotado pelo Tolima (VEN) por 2 a 1. Entretanto, apesar do resultado adverso no Mineirão, o clube manteve a primeira colocação do grupo D, e avançou para o mata-mata. No mesmo grupo do Galo, o América-MG levou um 3 a 0 do Independiente Del Valle (EQU), fora de casa, e terminou a fase classificatória na última posição (sem vencer nenhuma partida). O Coelho seguirá a temporada apenas assistindo à Libertadores. 


O outro brasileiro eliminado na fase de grupos da Liberta foi o Red Bull Bragantino: com a derrota por 3 a 0 sofrida para o Nacional (URU), o Massa Bruta amargou a última colocação do grupo C, com apenas 5 pontos conquistados. 


A maior decepção da última rodada, porém, foi o Corinthians. O time de Vitor Pereira deu vexame na Neo Química Arena: ficou no empate por 1 a 1 com os reservas do Always Ready (BOL), que apresentou uma das piores campanhas da competição, e desperdiçou a chance de garantir a liderança do grupo. Apesar do gol marcado por Adson, o Timão sofreu o empate ainda no primeiro tempo - após falha impressionante do zagueiro Robson Bambu, que acabou resultando no gol de Jonathan Borja para os visitantes. Com o amargo resultado, o Timão se classificou como segundo colocado do grupo E, atrás do Boca Juniors.


Comandado por Felipão, o Athletico-PR não tomou conhecimento do Caracas (VEN) e venceu por 5 a 1, na Arena da Baixada. Infelizmente para o clube paranaense, os gols de Pablo (2), Christian (2) e Pedro Rocha não bastaram para assumir a ponta do grupo B, mas os três pontos foram o suficiente para garantir a classificação para a fase de mata-mata como segundo colocado. 

 

SULAMERICANA


Apenas dois brasileiros caíram na fase de grupos da Sul-Americana: Cuiabá e Fluminense. Os cariocas, apesar da eliminação, protagonizaram um resultado histórico nesta quinta-feira (26). O time de Fernando Diniz venceu o Oriente Petrolero (BOL) por 10 a 1, fora de casa? e estabeleceu o mais novo recorde de maior goleada da história da competição. Matheus Martins e Germán Cano marcaram três gols cada, e o resultado foi completado por John Arias, Caio Paulista, Manoel e Willian. O Cuiabá, que já entrou eliminado na última rodada, acabou derrotado pelo Melgar (PER) e se despediu da Sula.


O principal destaque da fase de grupos da Sul-Americana foi o Ceará. O Vozão avançou para o mata-mata após vencer todos os seus seis jogos - incluindo o épico triunfo por 2 a 0 sobre o Independiente (ARG), no histórico estádio Libertadores de América. Rodrigo Lindoso e Stiven Mendoza foram os responsáveis pelos gols marcados na noite de quarta-feira (25). 


Outra campanha histórica foi a do Atlético-GO, brasileiro classificado no grupo F da Sula. O clube goiano empatou por 1 a 1 com a LDU (EQU), fora de casa, e assegurou a primeira colocação do grupo. O gol do Dragão foi anotado por Baralhas. No Beira Rio, com um improvável hat-trick do volante Rodrigo Dourado, o Internacional goleou o 9 de Outubro (EQU) por 5 a 1 - os outros dois gols foram anotados por Estevão e Quinonez, contra - e avançou, sem sustos, para o mata-mata da competição.


Também classificados, Santos e São Paulo não demonstraram bom futebol na última rodada da fase de grupos da Sul-Americana. O Peixe empatou por 1 a 1 com o Banfield (ARG), na Vila Belmiro, com gol marcado por Marcos Leonardo, e teve que acompanhar a partida entre Unión La Calera (CHI) e Universidad Católica (EQU) até o fim para poder respirar aliviado. Com gol do jovem Caio Matheus, a equipe do Tricolor (formada por reservas) venceu o Ayacucho (PER) por 1 a 0 e se classificou sem sustos. 


Os jogos de ida das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana estão programados para os dias 28, 29 e 30 de junho.