EXPRESSO QATAR: SUÍÇA

Seleção é a segunda mais forte do grupo G pelo ranking FIFA e tem muita bola para entregar nessa copa
por
José Pedro dos Santos
Matheus Monteiro
|
15/11/2022 - 12h

País europeu conhecido pelo seu chocolate, relógios e Alpes, a Suíça tem muitos pontos interessantes em sua cultura, entre eles,  quatro idiomas oficiais: alemão, francês, italiano e romanche. É o único país a ter abrigos anti-bomba para todos os seus moradores, devido a um programa do governo na década de 1960 que obrigava os cidadãos a terem abrigos em suas casas. Por fim, na Suíça é proibido ter apenas um porquinho da índia como bicho de estimação, por conta de eles serem animais extremamente sociais e terem tendência a ter problemas com a solidão. 

Sua Capital Berna é conhecida como a cidade dos ursos e possui muitos chafarizes, mais de 100 espalhados pela cidade e onze deles são patrimônio da humanidade pela UNESCO.

capital Suíça, Berna
Berna, Capital da Suíça / reprodução: Marcia Picorallo

Histórico em Copas

          A Suíça já participou de 12 copas do mundo, tendo suas melhores participações em de 1934, 1938 e 1954, caindo nas quartas de finais.

Eliminatórias

          A seleção suíça caiu no grupo C das eliminatórias europeias, junto com a Itália, seleção campeã da última Eurocopa, Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia.

          A Suíça conseguiu a vaga direta para a Copa com uma ótima campanha, das 8 partidas jogadas, conseguiram 5 vitórias e 3 empates, dois contra a favorita Itália, a 9° rodada do grupo terminou com a Itália na primeira colocação empatada em pontos, mas com 13 gols, enquanto a Suíça tinha 11.  Na 10° e última rodada a suíça conseguiu emplacar 4 a 0 em casa, em jogo contra a Bulgária, que a colocou em primeiro da tabela com 3 pontos e 2 gols de vantagem, pôr fim a Itália empatou com a Irlanda do Norte o que selou a vaga direta do grupo C para a Suíça.

Prancheta do Yakin

O técnico da seleção suíça Murat Yakin, ex-jogador de origem turca, tem o costume de jogar na formação de 4-2-3-1, o que permite os ótimos meias da seleção construir jogadas e avançarem dentro da área.

Craques do time  

        A Suíça tem poucos novos nomes dentro do seu time, o maior deles é o meia-atacante Noah Okafor, craque do Red Bull Salzburg. Além dele, o elenco conta com a dupla Granit Xhaka do Arsenal e Xherdan Shaqiri do Chicago Fire. Outro destaque do time é o zagueiro Gregor Akanji, do Borussia Dortmund.

Noah Okafor
Noah Okafor em jogo da seleção /  reprodução: instagram: freshfocus_swiss​​​​

Lista de convocados

Goleiros: 

Kobel (Borussia Dortmund)

Köhn (RB Salzburg)

Omlin (Montpellier)

Sommer (Borussia Mönchengladbach)

Defensores: 

Akanji (Manchester City)

Comert (Valencia)

Elvedi (Borussia Mönchengladbach)

Fernandes (Mainz)

 Ricardo Rodríguez (Torino)

Schär (Newcastle)

Widmer (Mainz)

Meio-campistas:

Michel Aebischer (Bologna)

Edimilson Fernandes (Mainz 05)

Fabian Frei (Basel)

Remo Freuler (Nottingham Forest)

Ardon Jashari (Luzern)

Noah Okafor (Red Bull Salzburg)

Fabian Rieder (Young Boys)

Xherdan Shaqiri (Chicago Fire)

Djibril Sow (Eintracht Frankfurt)

Renato Steffen (Lugano)

Granit Xhaka (Arsenal)

Denis Zakaria (Chelsea)

Atacantes:

Breel Embolo (Monaco)

Christian Fassnacht (Young Boys)

Haris Seferovic (Galatasaray)

Reuben Vargas (Augsburg)