EXPRESSO CATAR: URUGUAI

Com muita história e vontade de lutar até o final, o Uruguai vai ao Catar para brigar com os gigantes pelo título mundial.
por
Gustavo Zarza & Leonardo De Sá
|
18/11/2022 - 12h

 

Na terra Cisplatina há um país modesto, com uma área de 176 mil km² e uma economia à base de grãos. Sua população é de apenas 3,4 milhões de pessoas.  Por conta disso, esse lugar acaba levando um apelido muito carinhoso, "paisito".

Quem olha de longe não pensa que um país como esse pode ir tão longe em uma competição no nível da Copa do Mundo da Fifa. Mas a garra desse povo é o que faz da seleção uruguaia ser o que é.

 

História em Copas

O Uruguai é uma seleção histórica, devido aos seus títulos em 1930 e em 1950. Também fez boas campanhas até a Copa do Mundo de 70, onde parou na semifinal pelo Brasil, em um jogo que ficou famoso pelo gol que Pelé não fez.

seleção uruguaia, campeã em 1950. Foto: Conmebol
Seleção uruguaia, campeã do mundial de 1950. Foto: Conmebol

 

Nos anos seguintes suas campanhas foram pífias. Viviam caindo nas primeiras fases, às vezes nas oitavas e até mesmo ficando de fora de algumas edições. Até que com Óscar Tabárez a Celeste ressurgiu em 2010, sendo eliminada na semifinal. 

 

Essa seleção vem se mostrando cada vez mais competitiva ao longo das últimas copas, disputando as fases finais e sempre com um ótimo plantel de jogadores. 

 

Eliminatórias 

O Uruguai chega ao Catar como uma seleção que pode dar trabalho ao Brasil em seu rumo de conquistar a sexta estrela, como também a outras seleções candidatas ao título. 

 

A Azul Celeste passa por um processo de renovação. Depois de uma campanha ruim nas eliminatórias da copa, o homem que revolucionou o futebol uruguaio, Óscar Tabárez,  não resistiu e foi demitido.  O novo comandante é Diego Alonso, que  assumiu o time em dezembro de 2021. Com quatro vitórias nas eliminatórias, após a saída de Tabárez,  os uruguaios carimbaram o passaporte para o Catar.

 

Desde que Alonso assumiu o comando da seleção uruguaia foram cinco vitórias e uma derrota, contando eliminatórias e amistosos. 

uruguai classificado para a copa
Classificação do Uruguai para o mundial de 2022. Foto: Globo Esporte

Táticas 

O time do Uruguai possui uma defesa bem sólida, sempre composta pelas duas linhas de quatro. Também conta com um ataque conservador formado por uma dupla de atacantes. 

 

A seleção utiliza muito das laterais do campo para avançar, além de ótimos contra-ataques que são muito bem feitos por essa nova geração uruguaia. 

 

Estrelas da seleção 

O processo de renovação uruguaia conta com grandes nomes. Como Valverde do Real Madrid e Darwin Núñez do Liverpool que estão sendo cada vez mais utilizados, dando liga a experiência de Cavani e Suárez, por exemplo.

 

Suarez e Nunez
Luis Suárez e Darwin Núñez. Foto: CNN Portugal 

 

Os Uruguaios ainda contam com nomes muito conhecidos do futebol brasileiro. Os finalistas da Libertadores, Giorgian De Arrascaeta do Flamengo e Augustín Cannobio do Athletico Paranaense jogaram as eliminatórias com a seleção e estarão no Catar. 

Arrascaeta
De Arrascaeta jogando pelo Uruguai. Foto: ESPN

Quando se fala do Uruguai é sempre bom ter cuidado. Eles não gostam de muita fama, chegam miúdos, quietos, como quem não quer nada, mas quando pisam em campo mostram quem são, deixando toda a garra e lutando até o final.