Expresso Catar: Portugal

A seleção das Quinas, liderada por Cristiano Ronaldo, pode brigar pelo título da copa do mundo
por
Leonardo de Sá
Gustavo Zarza
|
18/11/2022 - 12h

Portugal é um país localizado na Europa Ocidental, mais especificamente na Península Ibérica, com uma população de aproximadamente 10,3 milhões de habitantes distribuídos por um território de 92.212 km². Sua capital Lisboa é conhecida pelos moradores como a luz da Europa, pois possui, em média, 2.786 horas de sol por ano. Comparando com outras capitais europeias, a capital portuguesa chega a ter o dobro de horas luminosas.

O sistema de governo português é a República Constitucional Unitária Semipresidencial, na qual vigora o semipresidencialismo, isto é, quatro órgãos são responsáveis pelas funções do governo: Presidente da República, Assembleia da República, Governo e Tribunais. 

Uma curiosidade histórica dos lusos é que, durante o século XIV, o país chegou a se tornar, através dos processos das grandes navegações e colonizações, uma potência europeia.

O fado é o estilo musical tradicional do país. Na maioria das vezes é cantado por uma só pessoa (fadista) acompanhado por uma viola e uma guitarra portuguesa. A importância desta expressão cultural é tão grande, que foi elevada à categoria de Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

seleção Portugal
Lisboa. Foto: @hugosophotography

Os lusitanos

A seleção de Portugal coleciona 7 aparições em copas do mundo, indo pra sua oitava em 2022. 

Em sua estreia em copas no ano de 1966, a seleção das Quinas, como também é conhecida, obteve sua melhor campanha. A equipe liderada por Eusébio chegou nas semifinais, porém foi eliminada pela campeã daquele ano, a Inglaterra. Na disputa pelo terceiro lugar, Portugal venceu a seleção da União Soviética. 

seleção Portugal
Eusébio em ação durante a Copa do Mundo de 1966, torneio do qual foi o grande destaque. Foto: Getty Images / ESPN Brasil

Sem Sossego 

Para se classificar para a copa do Catar, os lusos não tiveram vida fácil. Nas eliminatórias europeias, só conseguiram a classificação na partida final da repescagem, em um jogo realizado em 29 de março de 2022, entre Portugal e Macedônia do Norte, que terminou    2 x 0 para os lusos.

seleção Portugal
Bruno Fernandes comemora gol marcado contra a Macedônia do Norte. Foto: Getty Images

 

Prancheta de Fernando Santos 

Aos 68 anos, Fernando Santos comanda a seleção de Portugal. Com passagens pelos três grandes clubes portugueses: Porto, Sporting e Benfica, Santos se consolidou como um grande nome para liderar. Antes de chegar à seleção das Quinas, foi técnico da seleção grega.

Fernando Santos preza por um estilo de jogo com um grande controle da posse de bola, utiliza muito os esquemas 4-3-3 e 4-2-3-1, nos quais preza por uma defesa sólida e firme, fazendo com que os meias tenham maior liberdade de tomada de decisões. A recuperação de bola e um ataque vertical e veloz fazem com que o time se destaque na partida. Quando estão sem a posse de bola, pressionam no erro adversário.

seleção Portugal
Fernando Santos, seleccionador nacional.
Foto: REUTERS / JOHN SIBLEY

De olho nos gajos
 

Jogando em alto nível no Manchester City, Bernardo Silva domina o meio campo dos lusos. O camisa 10 da seleção é peça fundamental para o funcionamento da equipe.

seleção Portugal
Bernardo Silva. Foto: DIOGO CARDOSO / DEFODI / GETTY IMAGES
 

Ao lado de Bernardo, Bruno Fernandes do Manchester United vive grande momento na equipe inglesa, portanto as expectativas de uma boa copa são altíssimas.

seleção Portugal
Bruno Fernandes. Foto: Francisco Para / FPF 

Na ponta esquerda, uma joia portuguesa: o jovem Rafael Leão, de apenas 23 anos. Com sua velocidade e dribles, Leão dita uma dinâmica nova nos jogos pelo seu país. O ponta vem se destacando no Milan, por isso a convocação é tão aguardada.

seleção Portugal
Rafael Leão. Foto: Octavio Passos / Getty Images

A defesa dos lusitanos não fica para trás. Com os jogadores do Manchester City Rúben Dias e João Cancelo, a zaga portuguesa está nas mãos dos melhores em suas respectivas posições.

seleção Portugal
Ruben Dias e João Cancelo, defensores de Portugal.
Foto: Simon Stacpoole / Offside via Getty Images

Robozão

O grande craque da seleção das Quinas é Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro. Colecionando cinco bolas de ouro, Cristiano chega para sua quinta copa do mundo, e provavelmente sua última. Sendo um artilheiro nato, Ronaldo é o maior dos destaques dos lusos. Com seus 818 gols, é o maior goleador da seleção portuguesa.

Robozão, como os torcedores brasileiros carinhosamente o apelidaram, não vive grande fase no United, porém com o mundial no Catar, muitos fãs acreditam que possa ser a grande redenção para ele neste ano.

Um dos melhores da história caminha para sua última dança.

seleção Portugal
Cristiano Ronaldo. Foto: Getty Images

Convocação

GOLEIROS: Diogo Costa (Porto), José Sá (Wolverhampton), Rui Patrício (Roma).

DEFENSORES: António Silva (Benfica), Danilo Pereira (Paris Saint-Germain), Pepe (Porto), Rúben Dias (Manchester City), Diogo Dalot (Manchester United), João Cancelo (Manchester City), Nuno Mendes (Paris Saint-Germain), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund).

MEIAS: João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton), Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Mário (Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton), Otávio (Porto), Vitinha (Paris Saint-Germain), William Carvalho (Betis).

ATACANTES: André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Gonçalo Ramos (Benfica), João Félix (Atlético de Madrid), Rafael Leão (Milan), Ricardo Horta (Braga).