Expresso Catar: Polônia

Polônia chega ao Catar apostando todas as suas fichas em um nome: Robert Lewandowski, o melhor do mundo na última temporada.
por
Fabrizio Delle Serre
Lucca Ranzani
|
17/10/2022 - 12h

Polônia é a única seleção europeia do grupo C, localizado na Europa central, o país conta com aproximadamente 37 milhões de habitantes e sua extensão territorial é de cerca de 312.685 km².

Dividido administrativamente em 16 províncias, tem como capital a cidade de Varsóvia. O país é uma república parlamentar, ou seja, possui um Primeiro-Ministro, que é o chefe de governo, e um presidente, que é o chefe de estado.

A Polônia tem um passado histórico relevante, a capital foi palco da assinatura de um importante tratado pós-Segunda Guerra Mundial, o Pacto de Varsóvia. Ainda na Segunda Guerra, o país teve um dos principais campos de concentração da Europa, o de Auschwitz, que atualmente é um museu e pode ser visitado por turistas do mundo todo.

Mais de 86% da população são cristãos praticantes da igreja católica apostólica romana, e a religião é extramemente significativa para o país. Por exemplo, desde 2020 existe uma lei, com o apoio da igreja, que proíbe o trabalho aos domingos.

Uma curiosidade é que a principal sopa consumida no país é a de beterraba, conhecido como "barszcz" ou "borscht", que pode ser comprada em máquinas, como se fossem máquinas de café.

 

E em Copas ?

Os poloneses farão sua nona participação em Copas do Mundo. As melhores campanhas foram nas edições de 1974, quando o país derrotou o Brasil por 1 a 0 na disputa de terceiro lugar, e 1982, quando também ficou em terceiro.

Carimbo no passaporte

A seleção polonesa ficou em segundo lugar no grupo I das Eliminatórias Europeias, somando seis vitórias, dois empates e duas derrotas. O desempenho fez com que a equipe tivesse que disputar a repescagem das Eliminatórias.

Na fase anterior ao jogo de decisão da vaga para a Copa, a Polônia enfrentaria a Rússia, porém, devido a punições da FIFA aos russos, os poloneses se classificaram para a decisão da repescagem por W.O.

Seleção da Polônia
Jogadores comemoram classificação para o mundial. Foto: Reprodução / Instagram 

No jogo da decisão na repescagem, contra a Suécia, no dia 29 de março deste ano, a tão desejada vaga para o mundial de 2022 veio, com uma vitória por 2 a 0.

Os gols da partida foram marcados por Robert Lewandowski e Piotr Zielinski. A vitória marcou a classificação para a segunda Copa do Mundo seguida dos poloneses, depois de ficarem de fora das edições de 2010, na África do Sul, e 2014, no Brasil.

 

Na prancheta

A seleção é comandada  por Czeslaw Michniewicz, e tão complexo quanto a pronúncia do nome é entender como Michniewicz arma o time para enfrentar os adversários.

Seleção da Polônia
Técnico Czeslaw Michniewicz substituiu Paulo Sousa no comando da seleção. Foto: Reprodução / Instagram

O técnico costuma variar as escalações, mas tende a escolher formações com três zagueiros, já tendo utilizado os esquemas 5-3-2; 3-5-2 e 3-4-2-1. Em outros jogos, o treinador também é mais conservador e utiliza a formação 4-2-3-1.

Em comum, em todas essas variações de esquema, está a presença de um meio campo firme e uma preocupação defensiva. Porém, sofre na criação de jogadas ofensivas. Na frente, a proposta é clara: deixar Robert Lewandowski em boas condições para definir.

Os passos do "The Best"

O principal destaque da seleção polonesa é Robert Lewandowski, eleito melhor do mundo em 2021 pela FIFA. Também é do camisa 9 polonês a braçadeira de capitão e a função de decidir para o time.

Seleção da Polônia
Lewandowski é a esperança polonesa na Copa. Foto: Reprodução / Instagram

É do atacante do Barcelona os recordes da seleção polonesa, sendo o jogador com mais jogos na história, com 132 partidas, e também com mais gols, com 74 gols.

Além de Lewa, os poloneses contam com jogadores conhecidos como o goleiro Wojciech Szczesny, da Juventus, e o atacante Arkadiusz Milik, do Olympique de Marseille.

Os poloneses chegam em um grupo complicado e terão de brigar com Argentina e México pela classificação. Tendo Lewa como arma, a Polônia precisará de dias inspirados do camisa 9 para classificar. E aí, o melhor do mundo vai fazer a diferença ?