Expresso Catar: Irã

Tentando fazer história, seleção iraniana pode dar trabalho
por
Gabriel Cordeiro
Eduardo Machado
|
04/10/2022 - 12h

Localizado no Sudoeste Asiático, no Oriente Médio, o Irã possui aproximadamente 84 milhões de habitantes, o país é o antigo local do Império Persa, e sua capital é Teerã. A população é majoritariamente islâmica, e tem como idioma mais falado o persa e um fato tanto quanto curioso: o consumo de bebidas alcoólicas é proibido no país.

O país asiático vive em uma teocracia, um sistema político um tanto complexo, que mistura elementos democráticos com elementos de caráter teocrático. Apesar de confuso, a maior parte do poder político recai sob a figura do líder supremo, que atualmente é o aiatolá Ali Khamenei. O cargo de líder supremo é vitalício, e ele é a maior autoridade tanto política quanto religiosa, ainda existe a função do presidente, mas ele é reduzido a segunda maior autoridade.

 

Trânsito em Teerã, Irã  

Foto de Teerã, capital do Irã (Foto: iStock)

No futebol, a seleção iraniana é muito querida para a população, com muitos torcedores apaixonados pelo time, que se dispõe a viajar o mundo para acompanhá-lo. A seleção tem alguns apelidos como Team Melli (Time do Povo), Princes of Persia, Lions of Persia e alguns outros, com o primeiro sendo o mais popular.

O maior artilheiro da seleção iraniana não detém só o recorde de gols pelo Irã, Ali Daei é o 2° maior artilheiro da história do futebol por seleções, tendo sido ultrapassado recentemente por Cristiano Ronaldo. O jogador marcou 109 gols em 149 jogos com a camisa do Team Melli

ali daei

Ali Daei em campo pela seleção iraniana (Foto: Getty Images)

Em termos de títulos, a seleção persa já foi tricampeã de forma consecutiva da Copa da Ásia, em 1968, 1972 e 1976. Na história recente, os Leões Persas chegaram até a semifinal da Copa da Ásia de 2020.

Histórico em Copas

O Irã teve sua primeira participação em Copa do Mundo foi em 1978 na Argentina, e a seleção perdeu dois dos três jogos, sendo eliminada ainda na fase de grupos. Depois dessa participação, os iranianos ficaram 20 anos longe dos mundiais, grande parte devido à guerra com o Iraque de Saddam Hussein, a revolução interna de 1979 e alguns outros fatores deixaram o futebol escanteado.

A segunda participação foi somente em 1998, na França, edição em que conquistou sua primeira vitória em Copas, um histórico 1 a 0 contra os Estados Unidos (confronto que curiosamente se repete na edição deste ano), em jogo marcado por ações repudiando o ódio e tensão entre os dois países, com presentes sendo trocados entre os times. Mesmo com a vitória, os asiáticos não passaram da fase de grupos, já que perderam os outros dois jogos.

Jogadores americanos e iranianos posam juntos para foto antes do "jogo da paz" no Mundial de 1998 - Juca Varella/Folha Imagem

Jogadores americanos e iranianos posando para o “Jogo da Paz” de 1998 (Foto: Folha Imagem)

A seleção iraniana também esteve na Copa de 2006 e junto ao Japão foram os primeiros países a se classificarem para o torneio, causando histeria nacional. O Irã novamente foi desclassificado na fase de grupos, perdendo duas partidas e empatando a outra.

Atualmente, a seleção iraniana vem de 2 Copas consecutivas, sendo a edição de 2022, no Catar, a terceira. Em 2018 conseguiu sua segunda vitória em Copas do Mundo, com um 1 a 0 contra a seleção de Marrocos. Para o mundial deste ano, os persas se classificaram após uma vitória por 1 a 0 contra a seleção do Iraque, se tornando a primeira seleção asiática a se classificar para o mundial no Catar.

https://i0.wp.com/trivela.com.br/wp-content/uploads/2022/01/fbl-wc-2022-asia-qualifiers-irn-irq-scaled.jpg?fit=2560%2C1707&ssl=1

Jogadores comemorando a classificação para o mundial de 2022 (Foto: Getty Images/One Football)

Prancheta do Skocic

O Team Melli vem mais amadurecido em relação a 2018. Desde 2020 está sendo comandados pelo técnico croata Dragan Skocic, que assumiu pós a saída de Marc Wilmots, que vinha tendo resultados ruins.

No lado tático, o time costuma jogar de maneira a priorizar a defesa, se destacando por levar poucos gols e costuma utilizar os esquemas 4-2-3-1,4-1-4-1 e o 4-3-3.

 

Olho neles..

Um dos destaques do país Sardar Azmoun, de 27 anos, é atacante do Bayer Leverkusen da Alemanha, se transferiu recentemente ao clube alemão, antes disso era jogador importante do Zenit, da Rússia, onde foi destaque nas conquistas do campeonato nacional por quatro vezes.

Sardar Azmoun jogando pela seleção iraniana (Foto: Getty Images)

Outro destaque que merece a atenção na seleção persa é Mehdi Taremi, de 30 anos, atacante do Porto. Taremi foi o autor do gol que classificou o Irã para o Catar e vem sendo titular e importante para o clube português.

 

 

Taremi em partida pela seleção iraniana para as eliminatórias da Copa do Mundo (Foto: Getty Images)

Para a Copa de 2022 a expectativa é tentar surpreender e passar da fase de grupos. O Irã está no grupo B e enfrentará a Inglaterra, País de Gales e os Estados Unidos. Será possível para o Team Melli se superar e fazer no Catar a melhor campanha de sua história?