Expresso Catar: Inglaterra

Com time competitivo nas últimas competições, a seleção é uma das favoritas para o mundial
por
Gabriel Cordeiro
Eduardo Machado
|
27/09/2022 - 12h

Um dos países mais influentes do mundo, com uma população de aproximadamente 55 milhões de habitantes, a Inglaterra faz parte do Reino Unido e tem sua capital em Londres. Geograficamente está na Europa Ocidental, na Ilha da Grã-Bretanha, fazendo fronteira com a Escócia e o rival do mesmo grupo, o País de Gales.

O sistema político vigente é o de uma monarquia parlamentarista, ou seja, o monarca exerce a função de líder de estado e tem um Primeiro-Ministro responsável por governar. Com a recente morte da Rainha Elizabeth II, monarca mais longeva da história do Reino Unido, quem assumiu o trono foi o filho mais velho, Rei Charles III. A Primeira-Ministra atual é Liz Truss, eleita este ano após sequência de escândalos no governo de Boris Johnson, o que o levou a renunciar do cargo.

Vista de Big Ben, em Londres, Inglaterra

Foto de Londres, capital da Inglaterra

A terra da rainha, agora do Rei, tem muita história no futebol, foi lá onde o esporte como conhecemos hoje foi criado. Este fato inclusive levou a criação da famosa frase dita pelos torcedores da seleção inglesa: “Its coming home”, traduzindo é algo como está voltando para casa, em referência a trazer de volta as glórias esportivas ao seu local de criação.

A seleção inglesa é tradicional, e foi um dos times a disputar a primeira partida entre seleções nacionais na história, em jogo contra a Escócia, em 1872. Os ingleses são carinhosamente chamados de os “Três Leões”, em inglês The Three Lions.

O maior artilheiro da história da seleção inglesa é Wayne Rooney, histórico jogador do Manchester United, autor de 53 gols com a camisa dos Três Leões. O ex-goleiro Peter Shilton, é o jogador com mais partidas tendo 125 jogos entre 1970 e 1990. Muitos jogadores históricos para o futebol mundial já representaram a Inglaterra, é o caso de Frank Lampard, Steven Gerrard, George Best, David Beckham, Alan Shearer e outros craques.

England World Cup 2006 | 10072018

Seleção inglesa em 2006. Em pé esquerda para direita: Paul Robinson, John Terry, Rio Ferdinand,  Steven Gerrard, Owen Hargreaves e Frank Lampard. Agachados: Wayne Rooney, David Beckham, Gary Neville, Joe Cole e Ashley Cole (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

Tem tradição

O país bretão esteve presente em 16 edições de Copa do Mundo, tendo ficado de fora em apenas 6 ocasiões nos anos de 1930,1934,1938,1974, 1978 e 1994. Seu maior artilheiro em Copas é Gary Lineker, com 8 gols. A melhor participação inglesa em mundial foi na campanha de 1966, com destaque para o histórico Sir Bobby Charlton e Geoff Hurst, este último marcou 3 gols na final contra a Alemanha de Franz Beckenbauer.World Cup stunning moments: the 1966 World Cup | World Cup | The Guardian

Elenco campeão de 1966 segurando a taça de campeões mundiais. (Foto: Getty Images)

Passaporte carimbado

Esta geração de jogadores da Inglaterra é um dos times mais fortes da edição de 2022. Sob o comando de Gareth Southgate desde 2016, teve sua presença confirmada no Catar em novembro de 2021 após um sonoro 10 a 0 sobre a seleção de San Marino. A seleção ficou em primeiro no Grupo I das Eliminatórias Europeias.

A equipe de Southgate vem tendo bons resultados recentes, com o vice-campeonato da Eurocopa 2020 - sendo derrotada nos pênaltis pela Itália - e também a quarta colocação da Copa do Mundo de 2018, sendo eliminada pela vice-campeã Croácia na semifinal, em um jogo de fortes emoções para os amantes de futebol.

 

Olho neles…

Harry Kane, de 29 anos, é considerado um dos melhores atacantes do mundo. Jogador do Tottenham, foi chuteira de ouro de 2017, artilheiro da Copa de 2018, 3° maior artilheiro da seleção inglesa e é o atual capitão.

Harry Kane inspires England to World Cup knockout stage with Panama thrashing

Harry Kane comemorando pela seleção inglesa Foto: Reuters/Carlos Barria

Outro destaque é Phil Foden, de 22 anos, meia-atacante do Manchester City, e fundamental nas conquistas recentes do Campeonato Inglês pelo time de Manchester, tendo sido eleito o melhor jogador jovem do campeonato por dois anos seguidos.

Phil Foden of England looks on during the UEFA Nations League group stage match between England and Iceland at Wembley Stadium on November 18, 2020 in London, England

Phil Foden jogando pela seleção inglesa (Foto: Getty Images

Ainda falando das jóias, Jude Bellingham, de 19 anos, meia do Borussia Dortmund, é considerado uma das maiores promessas do futebol mundial atualmente. Aliás, a camisa 22, número que costumava usar, foi aposentado por seu ex-clube, o Birmingham City para dar valor ao que Bellingham alcançou em tão pouco tempo.

Bellingham, 18, already has eight caps for England but Southgate is cautious given the amount of football he played last season

Jude Bellingham jogando pela seleção inglesa (Foto: Getty Images)

Cara de menino e futebol de gente grande: Trent Alexander-Arnold. O lateral-direito do Liverpool, tem apenas 23 anos e está sendo considerado um dos melhores laterais do mundo. Alexander-Arnold foi peça fundamental na equipe de Jürgen Klopp que conquistou a Champions League e a Premier League.

Embora seja um destaque mundial, o lateral vive uma situação peculiar na seleção. Alexander-Arnold é preterido em muitos momentos por Kyle Walker, jogador do Manchester City, então, não estranhem se parar para assistir a Inglaterra jogar e encontrar o jovem do Liverpool no banco nesta Copa.

https://cdn.theathletic.com/app/uploads/2022/03/21085502/taa-england-andorra-midfield-scaled.jpg

Trent Alexander-Arnold em partida pela seleção inglesa (Foto: Getty Images)

 

Completando a lista de (alguns) destaques está Bukayo Saka, de 21 anos. O ponta-direita do Arsenal, marcado por ter sido um dos jogadores que perdeu pênalti na final da Euro, resultando no vice-campeonato, deu a volta por cima mesmo sofrendo com críticas e ofensas por parte dos torcedores. Saka é um dos destaques do Arsenal na atual temporada, depois de uma boa temporada no último campeonato.

Bukayo Saka celebrates

Bukayo Saka comemorando gol pela seleção (Foto:Getty Images)

 

Speak, teacher!

O técnico Gareth Southgate alterna os esquemas de jogo entre um 3-4-3 - neste esquema, durante a fase defensiva a última linha pode virar uma linha de 5 jogadores, um 4-3-3 ou o tradicional 4-2-3-1. O time titular ainda varia bastante, com vários testes sendo feitos na Liga das Nações, e durante os amistosos internacionais.

England fielded a diverse team against Denmark in the semi-final

Foto da seleção inglesa na Euro 2020. Em pé esquerda para direita: Kyle Walker; Kalvin Phillips; Harry Maguire; John Stones; Declan Rice; Jordan Pickford. Agachados: Mason Mount; Bukayo Saka; Raheem Sterling; Harry Kane e Luke Shaw. (Foto: Sky Sports )

Na Copa de 2022 a Inglaterra é a cabeça de chave do grupo B, que conta com País de Gales, Irã e Estados Unidos. A expectativa para uma boa campanha dos Three Lions é grande, será que realmente o futebol voltará para casa?