Na costa noroeste do continente africano há um povo de 31 milhões de habitantes em um país não muito grande, mas que aos poucos têm mostrado um futebol muito firme e cheio de gana.
História em Copas
A seleção ganesa é muito nova em Copas do Mundo. Sua primeira participação foi em 2006 na Alemanha, onde acabou sendo eliminada pela amarelinha nas oitavas de final. De lá pra cá só ficaram de fora da última copa do mundo de 2018 na Rússia.
Em 2010 na África do Sul, Gana conseguiu sua melhor campanha em uma copa. A seleção realizou um jogo antológico contra o Uruguai. Os ganeses ficaram muito perto de ser a primeira seleção africana a chegar em uma semifinal de copa do mundo. Infelizmente, ficaram parados nas mãos de Suárez e na trave de Muslera, sendo eliminados nas quartas de final daquele ano.
Eliminatórias
Gana não vem muito bem ultimamente. Em 2021 foi eliminada na primeira fase da Copa das Nações Africanas e por muito pouco não se classificou para a Copa do Catar. Na primeira fase somente passou por ter um gol a mais do que a seleção sul-africana, segunda colocada no grupo.
Na fase final, Gana conseguiu a vaga ao empatar o primeiro jogo e o segundo. Classificando pelo gol fora de casa, por empatar sem gols na primeira partida e por o um a um no jogo da volta, eliminando a forte seleção nigeriana, jogando na casa dos adversários.
Táticas
Gana não demonstra que irá conseguir grandes coisas nesta Copa. O time joga no 4-2-3-1, com dois volantes e dois meias abertos. No papel pode até parecer bonito, mas na prática é bem ruim. A classificação sofrida é um dos exemplos disso.
Estrelas da Seleção
Para tentar jogar um bom futebol, a seleção ganesa conta com Thomas Partey, volante do Arsenal que vem fazendo uma ótima temporada.
Além de Partey, Iñaki Williams estará com a seleção no Catar. Ele é basco (espanhol) e ídolo do Athletic Bilbao. É filho de pais ganeses e por isso irá representar a seleção de Gana, jogando a sua primeira copa do mundo aos 28 anos.
Mas mesmo com jogadores desse nível, é muito clara a fragilidade de Gana, basta ver o amistoso contra o Brasil e a atuação do time nos últimos jogos.
Os ganeses irão para essa copa como franco-atiradores, sem grandes ambições. Em um grupo com Portugal e Uruguai será necessário muita gana para poder passar.