A Croácia (República da Croácia) é um país do leste europeu localizado na Península Balcânica que até 1991 fazia parte do extinto país Iugoslávia. Sua capital é Zagreb e o país tem cerca de 4,3 milhões de habitantes. Faz parte de importantes blocos como a União Europeia (entrou em 2013), a Otan e a OSCE.
É uma república parlamentarista, portanto, possui um presidente e um primeiro ministro. A religião no país é predominantemente católica romana. Começarão a usar o Euro como moeda principal a partir de janeiro de 2023, atualmente usam a Kuna Croata.
O país é famoso por suas belezas naturais e suas construções anciãs datadas da idade média, o país serve de cenário para diversas séries e filmes que são ambientados na antiguidade.
Histórico em Copas do Mundo
A seleção disputou no total 5 copas do mundo, tendo sua melhor performance em 2018 quando foram finalistas (França 4 a 2 Croácia), créditos ao jogador Luka Modríc que foi o melhor jogador daquela copa e ainda ganhou o prêmio Balon D’Or daquele ano.
Até a Copa de 1990 fazia parte da Iugoslávia, jogou sua primeira Copa em 1998, quando alcançou o 3° lugar. Em 2002, 2006 e 2014, os croatas foram eliminados ainda na primeira fase. A seleção quadriculada não se classificou para a Copa de 2010.
Vaga na Copa de 2022
A seleção croata conseguiu a sua classificação ficando em primeiro lugar do grupo H na última rodada em um jogo contra a Rússia. Classificou com 10 partidas jogadas, 7 vitórias, 2 empates e uma derrota.
Esquema tático
O técnico Zlatko Dalic gosta de variar a formação entre 4-2-3-1 e 4-3-3, porém, da preferência para a 4-3-3, tendo sua estrela, Luka Modríc, na função de Meia Direita
As estrelas
O capitão, melhor jogador do time e camisa 10 é Luka Modríc, jogador do Real Madrid que atua como meio campista podendo jogar na direita e no centro. A seleção ainda conta com algumas figuras de peso na história do futebol como Ivan Perisic, meio campista do Tottenham e Mateo Kovacic, meio campista do Chelsea.
Convocação
Goleiros:
Livakovic (Dínamo Zagreb), Ivusic (Osijek) e Grbic (Atlético de Madrid).
Defensores:
Vida (AEK-GRE), Lovren (Zenit), Barisic (Rangers), Juranovic (Celtic), Gvardiol (RB Leipzig), Sosa (Stuttgart), Stanisic (Bayern de Munique), Erlic (Sassuolo) e Sutalo (Dínamo Zagreb).
Meio-Campistas:
Modric (Real Madrid), Kovacic (Chelsea), Brozovic (Inter de Milão), Pasalic (Atalanta), Vlasic (Torino), Majer (Rennes), Jakic (Eintracht Frankfurt) e Sucic (RB Salzburg).
Atacantes:
Perisic (Tottenham), Kramaric (Hoffenheim), Bruno Petkovic (Dínamo Zagreb), Orsic (Dínamo Zagreb), Budimir (Osasuna) e Livaja (Hajduk).
Atual 12° do ranking da FIFA, a Croácia chega como uma das favoritas do grupo F, que conta ainda com Bélgica, Canadá e Marrocos.