Expresso Catar: Catar

O "Expresso Catar" vai contar um pouco mais sobre cada uma das 32 seleções classificadas para a Copa do Mundo 2022 no Catar. Começamos com a seleção anfitriã, vamos entender um pouco mais sobre a cultura e a preparação para receber o torneio em novembro.
por
João Serradas
Pedro Pina
|
14/09/2022 - 12h

Considerado um dos países mais ricos do mundo, o Catar está localizado na Ásia Ocidental, na Península Arábica e se estende até o norte do Golfo Pérsico. Com uma população de aproximadamente 2,8 milhões de pessoas, sua capital é a cidade de Doha. A nação é um emirado, tendo seu território administrado pelo Emir Tamim bin Hamad Al-Thani, membro da dinastia Al-Thani, que rege uma Monarquia Absolutista no país desde 1825.

O Catar conquistou o direito de sediar a Copa do Mundo deste ano em 2010, ao vencer uma votação dos 22 membros executivos da FIFA. Desde então o país construiu sete estádios especificamente para o torneio. Veja os estádios:

AL BAYT


O Estádio Al Bayt tem capacidade para 60 mil pessoas e fica localizado na cidade de Al Khor, famosa pelo mergulho de pesca de pérolas. Na primeira fase o estádio deve receber jogos dos grupos A, B, E e F. Já na fase final, o estádio será palco de um jogo das oitavas, um das quartas e de uma das semifinais.

Estádios da Copa
Estádio Al Bayt receberá uma das semifinais. Foto: Divulgação

AL JANOUB


Projetado como uma homenagem aos barcos de pesca de pérolas, o Estádio Al Janoub tem capacidade para 40 mil pessoas e fica localizado no sul da cidade de Al Wakrah. O estádio vai receber jogos dos grupos D, G e H, além de um jogo das oitavas de final.

Estádios da Copa
Estádio Al Janoub com capacidade para 40 mil lugares. Foto: Giuseppe Cacace / AFP

AHMAD BIN ALI



À beira do deserto de Al Rayyan está o Estádio Ahmad Bin Ali, com capacidade para 40 mil pessoas. O estádio deverá ter sua capacidade reduzida após a Copa, para adequá-lo ao uso da comunidade local. No Ahmad Bin Ali estão previstos para acontecer jogos dos grupos B, E e F. Na fase final o estádio será palco de um dos jogos das oitavas de final.

Estádios da Copa
Estádio Ahmad Bin Ali deve ter sua capacidade reduzida pós-Copa. Foto: Divulgação

AL THUMAMA


Na capital Doha fica o Estádio Al Thumama, inspirado na gahfiya, touca trançada que é peça importante no traje tradicional da região. O estádio tem capacidade para 40 mil pessoas e foi construído especificamente para a Copa do Mundo. Ao final da competição, a capacidade será reduzida para 20 mil lugares. Os assentos superiores serão substituídos por um hotel boutique, onde será adicionada uma filial da “Aspetar Sports Clinic”.

Durante a primeira fase o estádio receberá jogos dos grupos A, B, E e F. Na fase final da competição, um jogo das oitavas e outro das quartas de final terá o estádio como sede.

Estádios da Copa
Estádio Al Thumama relembra parte do traje típico da região. Foto: Divulgação


EDUCATION CITY


O Estádio Education City tem 40 mil lugares, e ao final da Copa será reduzida para 25 mil. O estádio foi construído pensando no futuro, sendo considerado um centro de inovação. A construção visa a sustentabilidade no Education City, desde o sistema de refrigeração único até os espaços verdes ao seu redor. O estádio receberá jogos dos grupos C, D e H; além de um jogo das oitavas de final e um das quartas.

Estádios da Copa
Estádio Education City é considerado o centro da inovação. Foto: Divulgação / Comitê Organizador

KHALIFA INTERNATIONAL
 

O principal estádio do país, o Khalifa International, ganhou dois novos arcos duplos, que representam a continuidade e o abraço dos torcedores. Com 40 mil lugares, o estádio faz parte de um desenvolvimento maior que inclui o centro aquático olímpico do Catar e um salão coberto. O empreendimento conta ainda com o Villaggio Mall, um parque e o hotel The Torch Doha. O estádio será sede dos jogos dos grupos A, B, E e F. Na fase final, o Khalifa International receberá um jogo das oitavas de final e a disputa do terceiro lugar.

Estádios da Copa
Estádio Khalifa International ganhou dois novos arcos que representam continuidade e o abraço de torcedores. Foto: Divulgação / Comitê Organizados

ESTÁDIO 974


O Estádio 974 é uma construção temporária ao longo das margens do Golfo. Com capacidade para 40 mil pessoas, o 974 foi construído a partir de contêiners e usa menos material de construção do que os estádios tradicionais. O estádio receberá jogos dos grupos C, D, G e H. O Brasil jogará nele contra a Suíça, no dia 28 de novembro, às 13h. Na fase final o estádio recebe um jogo das oitavas de final.

Estádios da Copa
Estádio 974 é temporário e feito por contêiners. Foto: Reprodução / Qatar 2022

ESTÁDIO LUSAIL


O maior estádio da Copa, e palco da final deste mundial, é o Estádio Lusail, com capacidade para 80 mil torcedores. O estádio fica localizado 15km ao norte do centro da cidade de Doha e foi projetado para uma rica representação do mundo árabe. Na primeira fase receberá jogos dos grupos C, G e H. O Brasil jogará no estádio contra a Sérvia, na estreia no dia 24 de novembro; e contra Camarões, no encerramento da fase de grupos, no dia 02 de novembro.

O Lusail também receberá um jogo das oitavas de final, um das quartas, uma semifinal, e a tão desejada final. 

Estádios da Copa
Estádio Lusail é o palco da grande final da Copa do Mundo 2022. Foto: Divulgação



Além dos estádios, foram feitos mais de 100 hotéis, um metrô e novas estradas, tudo isso para sediar o evento. O Comitê organizador estima que 1,5 milhão de pessoas estarão no país para a Copa. 

As obras, porém, têm causado polêmica devido a denúncias por Anistia Internacional e Human Rights Watch de maus tratos a trabalhadores estrangeiros que estavam envolvidos nas construções mencionadas anteriormente. Segundo dados oficiais do país, entre 2014 e 2020 foram cerca de 37 mortes de trabalhadores.



No campo

Esta será a primeira Copa do Mundo da seleção do Catar, a seleção garantiu a vaga por ser o país sede do evento. A seleção ocupa o 49º lugar no Ranking da FIFA e é comandada pelo técnico espanhol Felix Sanchez desde 2017. O espanhol costuma escalar sua equipe nos esquemas 3-4-3 e 3-4-2-1. O maior feito da seleção catari foi conquistar o Campeonato Asiático de 2019, atropelando o Japão por 3 a 1 e terminando sua campanha com 100% de aproveitamento, sendo ainda o melhor ataque da competição (19 gols marcados) e melhor defesa (apenas um gol sofrido).

A seleção do Catar não está recheada de craques, mas tem jogadores que podem surpreender na competição. O ponta-esquerda Akram Afif, de 25 anos, jogador do Al-Sadd SC do Catar, já coleciona 83 jogos e 24 gols com a camisa da selção. Outro destaque é Almoez Ali, de 26 anos, jogador do Al-Duhail SC e a principal esperança de gols da seleção para a Copa. O centroavante atuou 82 vezes pela seleção marcando 39 gols e foi o artilheiro do título da Copa da Ásia de 2019 com 9 gols.

O Catar enfrentará muita dificuldade nos jogos devido a inferioridade técnica de seus atletas, porém, como todos os amantes do esporte sabem: o futebol é uma caixinha de surpresa.