Expresso Catar: Argentina

Nossos hermanos são favoritos para levantar a taça esse ano, contando com sua arma “não tão” secreta, Lionel Messi.
por
Lucca Ranzani
Fabrizio Delle Serre
|
13/10/2022 - 12h

Localizada na América do Sul, nossa vizinha Argentina estreia as seleções do grupo C da Copa do Mundo. Sua capital é Buenos Aires e a população total do país é de aproximadamente quarenta e seis milhões de habitantes.

A Argentina não é somente futebol. Assim como o Brasil, também é rica de cultura e curiosidades. O país já lançou para o mundo cinco vencedores do prêmio Nobel, sendo dois de Medicina, dois da Paz e um de Química. São atualmente o único país latino a receber o prêmio Oscars de Melhor Filme Estrangeiro duas vezes, pelos filmes A História Oficial (1985) e O Segredo dos Seus Olhos (2009). São mundialmente conhecidos pela famosa dança caliente, o tango.

Casa Rosada, sede de governo da Argentina, em Buenos Aires
Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina, Buenos Aires. Foto: naphtalina/Getty Images.

Veterana

A seleção chega em sua décima oitava Copa do Mundo, sendo campeã em casa em 1978 e no México em 1986, a última ao comando do inesquecível Diego Armando Maradona. Além disso, acumulam três vices campeonatos: 1930, 1990 e 2014.

La Albiceleste foi a décima terceira seleção a se classificar para a Copa do Mundo, após empatar com a seleção brasileira em 0X0, em novembro de 2021.

Portapapeles de Scaloni

Os hermanos são comandados por Lionel Scaloni, que escala o time em 4-4-2, porém não se priva de utilizar outras táticas. O estilo de jogo da Argentina é feito para o Messi armar o time e criar praticamente todas as jogadas, a bola sempre irá passar pelos pés do craque e camisa 10.

Lionel Scaloni, técnico da seleção argentina.
Lionel Scaloni, técnico da seleção argentina. Foto: Divulgação/AFA.

 

Olho neles!

Vários jogadores de qualidade vestem a camisa celeste, com destaque para Lautaro Martínez (Internazionale), Paulo Dybala (AS Roma), Ángel Di María (Juventus) e o craque da seleção, um dos maiores jogadores da história do futebol: Lionel Messi (PSG), disputando sua quinta Copa do Mundo.

Lionel Messi comemorando gol pela seleção Argentina
Messi fez um golaço por cobertura na vitória da Argentina contra Honduras. Foto: Divulgação/AFA.