Expresso Catar: Arábia Saudita

Em segunda copa seguida, os Sauditas buscam a melhor campanha de toda sua história, dessa vez com um ingrediente europeu
por
Lucca Ranzani
Fabrizio Delle Serre
|
14/10/2022 - 12h

A Arábia Saudita é o segundo maior país árabe do mundo e conhecido como berço do islamismo. Está localizada na Península Arábica, no Oriente Médio. É uma monarquia absoluta teocrática, com capital na cidade de Riad e população total de aproximadamente trinte e seis milhões de habitantes.

A bandeira do país expressa a forte religiosidade dos sauditas. Nela está escrito “Não há outra divindade além de Alá, e Maomé é o seu profeta”. Como não há Constituição no país, a lei é fundamentada na Sharia, a lei islâmica, e por isso os sauditas não consomem porco e não bebem álcool, por exemplo, pois são produtos proibidos pela religião. Em 2015, foi sancionado o direito ao voto feminino, e, em 2018, o direito de dirigir para mulheres.

Riade, capital da Arábia Saudita
Riade, capital da Arábia Saudita. Foto: Pixabay.

Próxima parada: Catar

Os sauditas terão sua sexta participação em copas do mundo na Copa do Catar, sendo a melhor campanha na edição de 1994, quando foram eliminados nas oitavas de final ao perder de 3 a 1 para a Suécia.

A campanha nas eliminatórias asiáticas foi de tirar o chapéu: 18 jogos no total, com 13 vitórias, 4 empates e somente uma derrota. Nas duas fases que disputou, terminou em primeiro lugar, garantindo assim a vaga para o Mundial.

Na última data FIFA, a Arábia Saudita enfrentou Equador e Estados Unidos, respectivamente, e ambas as partidas terminaram em 0 a 0.

Arábia Saudita e Equador empatam em amistoso antes da Copa do Mundo. Foto: Reuters.
Arábia Saudita e Equador empatam em amistoso antes da Copa do Mundo. Foto: Reuters.

Prancheta do Renard

O técnico francês Hervé Renard costuma utilizar 4-2-3-1 na maioria de seus jogos. Os sauditas têm um estilo de jogo marcado na posse de bola e com poucas faltas, além de muitas ações ofensivas ao longo das partidas.

Renard já foi campeão continental em duas oportunidades, quando comandou Zâmbia e Costa do Marfim. Além disso, o francês foi o técnico da seleção marroquina na última Copa do Mundo, realizada na Rússia, porém Marrocos caiu na fase de grupos.

Herve Renard, técnico da seleção saudita. Foto: AP - Associated Press
Hervé Renard, técnico da seleção saudita. Foto: AP - Associated Press

Olho neles!

O destaque da seleção é Yasser Al-Shahrani, que atualmente defende o Al-Hilal, time de seu país natal. Outro importante jogador da seleção que também atua pela mesma equipe é o ponta esquerda Salem Al-Dawsari, sendo sua principal característica a rapidez, além de ser o batedor de pênaltis oficial do time.

Yasser Al-Shahrani em partida contra a anfitriã da Copa do Mundo de 2018, Rússia. Foto: Ian MacNicol/Getty Images.
Yasser Al-Shahrani em partida contra a anfitriã da Copa do Mundo de 2018, Rússia. Foto: Ian MacNicol/Getty Images.