Expresso Catar: Alemanha

Com facilidade nas Eliminatórias, a Alemanha foi a primeira seleção europeia a se classificar para o mundial e chega forte para a disputa da Copa.
Felipe Albanez
Thomaz Cintra
27/10/2022 - 12h

A Alemanha é um país localizado na Europa Ocidental com aproximadamente 83 milhões de habitante. O país é a maior economia da Europa e a 4ª maior economia do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. A Alemanha é bastante conhecida, também, por conta de ser a terra natal de muitos pensadores e escritores, como Karl Marx, Friedrich Engels e Nietzsche

A capital alemã é Berlim, na Alemanha também se situam cidades como Munique, que é sempre lembrada pela Oktoberfest, e Frankfurt, que abriga o Banco Central Europeu.

O país funciona em uma democracia parlamentar. Ou seja, o presidente é chefe de estado enquanto o Primeiro-Ministro é escolhido por meio do Parlamento (eleito por votação direta) fica responsável pelas ações de governo. O atual presidente é Frank-Walter Steinmeier e o Primeiro-Ministro é Olaf Scholz.

Histórico em Copas

Depois do Brasil e empatada com a Itália, a seleção germânica é a maior vencedora da história das Copas, tendo conquistado 4 títulos. Se considerarmos que os italianos não conseguiram se classificar para o Catar, apenas a seleção brasileira venceu o torneio mais vezes que os alemães, entre os países classificados nesta edição.

Jogadores alemães comemoram o tetracampeonato de 2014. Foto: Mike Hewitt / FIFA

A Alemanha ganhou as Copa do Mundo de 1954, 1974, 1990 e 2014, ano do placar que ninguém gosta de lembrar contra o Brasil, no Mineirão. Ao todo os alemães participaram da competição por 20 vezes, já contabilizando a edição do Catar.

Vale destacar que foi no título mais recente da seleção em 2014 que Miroslav Klose ultrapassou Ronaldo como maior artilheiro da história das Copas, com 16 gols.

Acima da média

Os alemães se classificaram sem grandes sustos para a Copa do Mundo. A equipe comandada por Hans Flick venceu 9 de 10 partidas de seu grupo, que pode ser considerado fácil, mas não diminui o feito da seleção alemã. A seleção foi a primeira nação da UEFA a se classificar para o mundial deste ano.

A equipe marcou 36 gols nos 10 jogos e sofreu apenas 4, o que mostra a superioridade do time em relação aos outros do grupo, com direito até a um 9 a 0 em cima de Liechtenstein, com direito a dois gols de Thomas Müller e dois de Leroy Sané. Muller, inclusive, participou de apenas 4 jogos, porém, isso não o impossibilitou de ser muito participativo nessas partidas, tendo anotado 3 gols e colaborado com 3 assistências.

Além de Müller, outros destaques da seleção alemã Joshua Kimmich e Manuel Neuer, todos, também jogadores do Bayern de Munique.

Seleção da Alemanha
Hans Flick é o responsável pela recuperação da seleção alemã. Foto: Reprodução / Instagram

No papel

Hans Flick foi o escolhido para substituir Joachim Löw, que ocupou o cargo por 15 anos. O comandante dos alemães na Copa deste ano já havia sido auxiliar do próprio Löw quando ele assumiu o time em 2006, saindo em 2014. Flick foi treinador do Bayern de Munique de 2019 até 2021 até voltar a seleção, desta vez como técnico.

Olhando para a tática da Alemanha vemos que o time é escalado na formação 4-2-3-1, sempre com pontas velozes e um centroavante bastante móvel que saiba buscar o jogo fora da área, como Werner ou até mesmo Muller, que já fez essa função muito bem.

No sistema defensivo, o time opta também por laterais rápidos e que apoiem bastante os ataques, como o Hofmann ou Klostermann do lado direito, e Kehrer ou Raum do lado esquerdo. Pelo meio de campo, o técnico tem jogadores de qualidade à sua disposição como Goretzka, Kimmich e também Gundogan, que mesmo sem serem velocistas como grande parte do time, conseguem dominar grande parte do campo, e apoiar muito bem o ataque. Um time para lá de enjoado!

Seleção da Alemanha
Elenco alemão conta com jogadores de grandes times. Foto: Reprodução / Instagram

Seleção de craques

Na primeira Copa do Mundo de Thomas Müller, em 2010, o alemão fez 5 gols, e acabou empatado na artilharia com o espanhol David Villa, o holandês Wesley Sneijder e o uruguaio Diego Forlán. Porém, por ter dado mais assistências (3) que os demais, ele recebeu a Chuteira de Ouro, além disso, ele chega para essa Copa no Catar com 10 gols, faltando 6 para se igualar a Klose.

Mais atrás em campo, podendo passar despercebido nos jogos, Joshua Kimmich domina o meio campo nas partidas e ajuda seu time a manter o controle do jogo, apresentando um índice de acerto de passe médio de 90%, e muitas vezes dando mais de 120 passes durante seu tempo em campo.

Símbolo do futebol moderno, com o jogo começando nos pés do goleiro, Manuel Neuer é peça muito importante para o time, além disso, foi eleito o melhor goleiro do torneio em 2014, quando sua nação foi vencedora. Mesmo há quase 10 anos dessa conquista, ele continua jogando em alto nível, e até hoje é considerado um dos melhores goleiros do mundo.

Com uma seleção renovada e confiante, a Alemanha chega ao Catar entre as francas favoritas ao título, não apenas pelo peso da camisa, mas também pelo futebol apresentando em campo. Será que no Catar a Alemanha vai igualar o número de taças do Brasil ?