Estados Unidos vence e mostra um belo futebol

A seleção americana se impôs e não deu chance à frágil equipe boliviana
por
Gustavo Zarza
|
25/06/2024 - 12h

No domingo (23/06), os Estados Unidos enfrentaram a Bolívia no AT&T Stadium, em Dallas, pela primeira rodada do Grupo C da Copa América. Os norte-americanos venceram com gols dos atacantes Christian Pulišić e Folarin Balogun.

 

uow
Disputa de Bola entre McKennie e Ramallo (FOTO: OMAR VEGA /AFP)

 

PRIMEIRO TEMPO

Os anfitriões começaram o jogo a todo vapor. No primeiro lance da partida, após uma cobrança de escanteio curta, Pulišić acertou um lindo chute e inaugurou o marcador para a seleção americana aos 3 minutos. Durante a primeira etapa, os Estados Unidos jogaram à vontade, controlando o ritmo e o adversário. A Bolívia pouco assustou, e quando a finalização ia em direção à meta, o goleiro Matt Turner defendia sem dificuldade. Com o domínio completo, Pulišić encontrou Balogun, que bateu cruzado, tirando qualquer chance do goleiro boliviano, Guillermo Viscarra, ampliando o placar aos 43 minutos.

 

SEGUNDO TEMPO

Com o fraco desempenho apresentado na primeira etapa, o técnico da seleção boliviana, Antonio Carlos Zago, fez algumas alterações. Mas a única que teve um mínimo efeito foi a entrada do meia Miguelito no lugar do atacante César Menacho. Começando bem a segunda etapa, a Bolívia conseguiu trocar passes e criar algumas oportunidades, porém, não assustou os americanos, que logo retomaram o controle da partida. Talvez ainda melhor do que no primeiro tempo, a seleção americana teve diversas chances de marcar, mas o goleiro Viscarra estava em uma noite inspirada e não permitiu que os bolivianos passassem um vexame em campo. Assim, os Estados Unidos venceram por 2 a 0.

 

uow
Pulišić cumprimenta Musah (FOTO: Aric Becker)

 

DESEMPENHO GERAL

Os donos da casa começaram a Copa América muito bem, conseguindo impor seu estilo de jogo e dominando o adversário, contando ainda com uma atuação de gala do seu craque, Christian Pulišić. Se os Estados Unidos conseguirem manter o bom desempenho, pode ser que surpreendam na competição. Já a Bolívia demonstrou ser uma equipe muito frágil, criou pouco e sofreu muito defensivamente. 

 

PRÓXIMOS PASSOS

A Bolívia volta a jogar na quinta-feira, dia 27/06, às 22h (Horário de Brasília) contra o Uruguai no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela segunda rodada do Grupo C, enquanto os Estados Unidos irão a Atlanta, no Mercedes-Benz Stadium, enfrentar o Panamá, também na quinta-feira, mas às 19h, pela mesma rodada.