Estados Unidos dominam e vencem a estreante Vietnã

Com dois gols e uma assistência, Sophia Smith brilha no jogo de abertura do grupo E
por
Helena Cardoso
Kawan Novais
|
23/07/2023 - 12h

O primeiro jogo do Grupo E da Copa do Mundo Feminina aconteceu nesta sexta-feira (21), no estádio Eden Park, na Nova Zelândia. A seleção norte-americana venceu o Vietnã por 3 a 0, com dois gols da estreante na competição Sophia Smith, e um da capitã Lindsay Horan. Mesmo com o favoritismo dos Estados Unidos, a equipe asiática — que fez sua primeira partida em copas — se mostrou competitiva, com uma ótima atuação da goleira Trần Thị Kim Thanh.

Mais de 41 mil pessoas estiveram presentes no estádio para acompanhar o confronto, que tem peso histórico. As duas nações protagonizaram a Guerra do Vietnã, conflito bélico que aconteceu durante a Guerra Fria, entre os anos de 1955 e 1975. 

1
Smith e Horan comemoram o primeiro gol dos Estados Unidos na partida - Foto: USWNT/Twitter/Reprodução

A primeira etapa teve a esperada dominância dos Estados Unidos, abrindo o placar aos 14 minutos. Com assistência de Alex Morgan, Sophia Smith marcou seu primeiro gol no campeonato. A atacante de 22 anos faz parte do processo de renovação do time de Vlatko Andonoviski. 

Mantendo a sequência de pênaltis marcados nesta edição da Copa do Mundo, no sexto jogo não foi diferente. Depois da análise no VAR, a penalidade foi marcada em um lance envolvendo a atacante norte-americana Trinity Rodman e a camisa 5 do Vietnã, Hoàng Thị Loan. Alex Morgan teve a chance de ampliar a vantagem e cobrou o pênalti, que foi defendido pela goleira vietnamita. Apesar de tentar no rebote, o chute da veterana foi travado pela defesa. 

O segundo gol veio nos acréscimos do primeiro tempo e com a ajuda do árbitro de vídeo. Em um primeiro momento, a árbitra anulou o gol de Smith, segundo dela na partida, por causa de um impedimento no lance, mas depois de uma análise do VAR, ele foi validado. Com isso, a atacante se tornou a segundo jogadora mais jovem do país a marcar mais de um gol em uma partida de Copa do Mundo.

No segundo tempo, os Estados Unidos mantiveram a soberania e atacaram o Vietnã pelas laterais, totalizando 20 cruzamentos na área adversária. Ainda que a estatura das zagueiras vietnamitas seja baixa, sendo Thị Loan a maior delas, com 1,70m de altura, a seleção norte-americana fez apenas um gol na segunda etapa, aos 76 minutos com a finalização de Horan – sozinha dentro área após assistência de Smith.

Diferente do primeiro tempo, o Vietnã conseguiu três escapadas ofensivas em cima da defesa norte-americana, mas não ofereceu sequer um perigo ao gol de Alyssa Naeher, que nem precisou sujar o seu uniforme porque a seleção vietnamita não realizou nenhuma finalização durante o jogo.

2
Huynh Nhu e defesa vietnamita sofrem com o destaque norte-americano Sophia Smith - Foto: Buda Mendes / Getty Images

A formação usada pelo treinador Mai Duc Chung foi a 5-4-1, com uma linha compacta de cinco defensoras na grande área, mas as vietnamitas demonstraram muita dificuldade para se defenderem do jogo aéreo forçado pelos Estados Unidos, ficando reféns da boa atuação da goleira Tranh, que além do pênalti defendido realizou mais 4 defesas, e da baixa eficiência nas finalizações das jogadoras adversárias.

A equipe de Chung sofreu com o alto desgaste físico em sua proposta completamente defensiva e o ataque vietnamita foi inexistente. Ainda que a sua melhor jogadora, Huynh Nhu, tentasse organizar alguma transição ofensiva, as jogadoras estavam muito cansadas para subir ao ataque e não conseguiram enfrentar as zagueiras norte-americanas.

Durante os 90 minutos, apesar da vitória tranquila, a seleção dos Estados Unidos falhou nas finalizações. Foram 28 no total, mas apenas 8 acertaram o alvo. A equipe fez boas movimentações ofensivas, principalmente pelas pontas com as jovens Smith e Rodman e suas conexões com as laterais, que chegavam até a linha de fundo. Outro destaque é a volta de Julie Ertz ao time titular de Andonoviski, a volante atuou como zagueira no jogo contra o Vietnã e foi uma das principais jogadoras em campo, deixando as atacantes em condições de finalizar no gol, com lançamentos inteligentes.

Com 3 pontos, os Estados Unidos assumiram a liderança do grupo E e se preparam para o seu próximo confronto na quarta-feira (26) às 22h (horário de Brasília), contra a Holanda, reedição da final da Copa de 2019. Já o Vietnã, ainda que com a derrota, eliminou o nervosismo de jogar pela primeira vez uma Copa do Mundo e se prepara para o próximo jogo contra Portugal, também estreante na competição, na quinta-feira (27) às 4h30 (horário de Brasília).