Na segunda-feira (01/07), o Uruguai enfrentou os Estados Unidos no Arrowhead Stadium, em Kansas City, pela segunda rodada do Grupo C da Copa América. A Celeste venceu com o gol do zagueiro Mathías Oliveira.
PRIMEIRO TEMPO
Desesperados pela classificação, os Estados Unidos se lançaram ao ataque nos primeiros minutos, pressionaram os uruguaios, mas não criaram chances muito efetivas. Logo após a pressão americana, o Uruguai controlou a posse de bola e o jogo ficou mais morno. A situação dos donos da casa estava ficando preocupante, e piorou quando o atacante e artilheiro Folarin Balogun precisou ser substituído.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o jogo continuou sem grandes chances de gol, ambas as equipes marcavam forte e não deixavam espaços. Até que, aos 21 minutos, o meia Nico De La Cruz cobrou uma falta para o zagueiro Ronald Araújo, que cabeceou; o goleiro Matt Turner defendeu, e Mathías Oliveira, no rebote, abriu o placar para o Uruguai. Preocupados com o resultado, os americanos buscavam a vitória. O atacante Haji Wright tentou, assim como Pulišić, mas nada aconteceu. No fim, a seleção uruguaia venceu por 1 a 0.
DESEMPENHO GERAL
Os Estados Unidos fizeram uma boa partida. Mesmo sem gols, os americanos conseguiram conter o ataque mais forte da competição. A eliminação veio por causa da última partida contra o Panamá, mostrando que em campeonatos como este, não há espaço para vacilos. Os uruguaios, por sua vez, não foram tão brilhantes, mas conseguiram sair com os três pontos e um favoritismo ainda maior pelo título.
PRÓXIMOS PASSOS
O Uruguai volta a jogar no sábado, dia 06/07, às 22h00 (Horário de Brasília), contra o Brasil, no Allegiant Stadium, em Las Vegas, pelas quartas de final, enquanto os Estados Unidos dão adeus à competição.