Espanha supera Suíça e avança para as quartas

Las Rojas superam derrota por goleada contra o Japão e aplicam 5 a 1 na Suíça
por
Fábio Pinheiro e Pedro Pina
|
07/08/2023 - 12h

Em busca de seu primeiro título em Copa do Mundo, a Espanha mostrou que superou a goleada sofrida pelo Japão na última rodada da fase de grupos, e venceu com sobras a seleção da Suíça. O jogo ocorreu na madrugada deste sábado (05), em Auckland, na Nova Zelândia e terminou com o placar de 5 a 1 para as Rojas. A camisa 6, Aitana Bonmatí, comandou o time com dois gols e duas assistências para Alba Redondo e Jenni Hermoso. As suíças, que apresentaram um futebol apático, marcaram graças a gol contra de Laia Codina, que errou ao recuar para a goleira Coll.

As espanholas entraram em campo com mudanças em relação ao duelo contra o Japão
. No pontapé do jogo as alterações fizeram efeito e aos 4 minutos após jogada pela esquerda, Alba Redondo finalizou na área obrigando a goleira Thalmann a salvar em cima da linha, mas no rebote Redondo tocou para Aitana, que limpou  a marcação e abriu o placar.

Apesar do bom começo das espanholas, o empate da Suíça veio sete minutos depois do primeiro gol em erro
bisonho de Laia Codina. A defensora tentou recomeçar a jogada com um passe longo para a goleira Coll, porém, a bola saiu muito forte surpreedeu a companheira de seleção e parou no fundo das redes.

Apesar da trapalhada, as espanholas não se abalaram e reagiram rapidamente. Aos 17 minutos, em cruzamento de Ona Batlle, Bonmati desviou e Alba Redondo cabeceou firme para deixar o placar em 2 a 1. Ainda no primeiro tempo, aos 35, em bela jogada da camisa 6 espanhola, e falha da zaga suíça, a bola sobra para Bonmatí que limpa três jogadoras de uma só vez e bateu para marcar o 3 a 1. Nos acréscimos, Laia Codina se redimiu do gol contra, após cobrança de escanteio e confusão na área, a bola sobrou para a defensora que chutou e ampliou a vantagem Roja.

No segundo tempo a vantagem ficou ainda maior
. Após saída errada da Suíça, Aitana interceptou e acionou Hermoso, que bateu na saída da goleira e finalizou a compra do chocolate suiço, classificando as espanholas para as quartas de final pela primeira vez. 5 a 1, fora o baile.

Espanholas comemorando gol. Foto: O POVO


 

A Suíça não conseguiu assustar a seleção espanhola em momento algum. Em todo o jogo foram apenas duas finalizações, sendo uma em direção ao gol, contra 26 da Espanha, que acertou a baliza 10 vezes. Um verdadeiro atropelo contra as suíças.

A seleção comandada por Inka Grings, teve durante toda a competição uma produção fensiva abaixo da média, apenas dois gols na fase de grupos, precisando contar com a sorte e com sua goleira, Gaelle Thalmann, que fez um ótimo mundial. Mas só isso não foi capaz para parar uma das favoritas, e acabaram ficando pelas oitavas de final.

Com a vitória e o excelente resultado, a Espanha avança embalada para as quartas de final, quando jogará contra a Holanda, que se classificou após vencer a África do Sul por 2 a 0. O confronto das quartas de final será na noite da próxima quinta-feira (10), às 22h (horário de Brasília).