No último sábado (15), a seleção espanhola estreou os confrontos do Grupo B da Eurocopa 2024, na Alemanha, contra a Croácia. No Estádio Olímpico de Berlim, às 13h (horário de Brasília), Yamal e companhia, venceram por 3 a 0 o elenco do capitão Luka Modric, e assumiu a liderança do grupo.
O jogo começou morno, com equilíbrio na posse de bola e nas finalizações. Porém, tudo mudou aos 28 minutos. No lance, após a Espanha recuperar o controle da bola, Fabian Ruiz passou em profundidade para o capitão Álvaro Morata, que saiu cara a cara com o goleiro e balançou as redes para abrir o placar. Sem diminuir o ritmo, aos 32, Fabian Ruiz ampliou com um golaço. Na jogada, Lamine Yamal, o jogador mais novo da história a jogar uma partida da Euro com 16 anos e 338 dias, driblou pelo lado direito da grande área e passou para Pedri que ajeitou para o camisa 8, que driblou dois e chutou cruzado para ampliar o placar.
Em seguida, a Croácia começou a pressionar mais em busca do resultado. Porém, o goleiro espanhol Unai Simon estava com as defesas em dia e fechou o gol. Mesmo com toda essa pressão, no último lance do primeiro tempo a Espanha conseguiu marcar mais um gol. Dessa vez, Yamal cruzou para o lateral Daniel Carvajal, que marcou de carrinho e fechou o primeiro tempo da partida em 3 a 0.
Na volta do intervalo, a partida seguiu agitada, com a Croácia em busca do gol e a Espanha sem tirar o pé do acelerador. O goleiro croata Livakovic defendeu o chute rasteiro de Yamal cara a cara e impediu a Espanha de ampliar o placar aos seis minutos do segundo tempo. Em seguida, do outro lado da moeda, a Croácia finalizou duas vezes na grande área e por pouco não diminuiu a diferença.
Aos 32 minutos, a Espanha errou na saída de bola e Rodri fez o pênalti em Petkovic, que tinha a sua frente o gol aberto. Rodri recebeu o cartão amarelo e o camisa 17 pegou a bola e cobrou o pênalti, mas consagrou o goleiro espanhol, que defendeu o chute no canto esquerdo do gol. Porém, no rebote a bola voltou para Petkovic, que balançou as redes. Mas o VAR foi consultado e anulou o gol devido a uma invasão de área na cobrança da penalidade. Depois disso, a Espanha diminuiu o ritmo, fez suas substituições e aceitou as espetadas da Croácia, que não surtiram efeito. Fim de jogo, Espanha 3, Croácia 0.
Na segunda rodada, a Croácia enfrentará a Albânia na próxima quarta-feira (19), às 10h (horário de Brasília), no Volkspark Stadium em Hamburgo. Já a Espanha encarara a Itália no dia seguinte, às 16h, no Veltins Arena em Gelsenkirchen.