Espanha e Zâmbia se enfrentaram na manhã desta quarta-feira (26), em confronto válido pela segunda rodada do grupo C da Copa do Mundo. A seleção zambiana entrou em campo precisando de, no mínimo, um empate para não estar matematicamente eliminada, enquanto as espanholas precisavam de uma simples vitória para avançarem de fase.
A Fúria venceu por 5 a 0. O resultado foi justo, mas não o placar. No início da partida a Espanha apresentou futebol dominante, sem deixar Zâmbia respirar por nenhum instante. Cm apenas 13 minutos de jogo já estava 2 a 0 no placar, com direito a golaço de fora da área da Teresa Aballeira - Jenni Hermoso marcou o segundo. Entretanto, a partir daí a La Roja caiu de rendimento, mesmo continuando melhor em campo, mas permitindo que as zambianas avançassem mais ao ataque.
Na segunda etapa, o técnico espanhol, Jorge Vilda, fez três substituições, visando poupar suas atletas para o duelo contra o Japão. Na primeira parte, o tempo de recuperação de bola espanhola era de apenas 8 segundos, contra 26 de Zâmbia, mas no segundo tempo o jogo ficou mais equilibrado, com Barbra Banda e Rachel Kundananji puxando contra-ataques zambianos.
A eventual reação das africanas foi por água a baixo com o gol de Alba Redondo, que entrou no início do segundo tempo, aos 24 minutos, e menos de um minuto depois, Hermoso fez seu segundo tento na partida. Com 4 a 0 no placar, as jogadoras de Zâmbia acusaram o golpe, e para fechar o caixão de vez, Alba Redondo fez o 5 a 0.
No lado espanhol, Jennifer Hermoso foi o principal destaque, com dois gols e uma assistência. Alba Redondo merece uma menção honrosa, entrou logo após o intervalo e foi a grande responsável pelo andamento ofensivo da seleção no segundo tempo. O destaque de Zâmbia, apesar do placar elástico, foi a goleira Eunice Sakala, com 8 defesas na partida, sendo 6 dentro da área.
Pelo saldo de gols, a Espanha assumiu o primeiro lugar no grupo C, e agora busca apenas um empate contra a seleção do Japão, na próxima segunda-feira (31), às 04h(horário de Brasília), para assegurar a primeira colocação. Zâmbia enfrentará a também eliminada Costa Rica na última rodada, no mesmo dia e horário do outro jogo do grupo.