Equador se classifica após empate contra o México

Com o resultado, os equatorianos avançam na Copa América devido a saldo de gols superior ao dos mexicanos.
por
Leonardo Nunez
|
03/07/2024 - 12h

No último domingo (30), Equador e México se enfrentaram em uma partida decisiva pelo Grupo B da Copa América, realizada no estádio State Farm Stadium, em Los Angeles. O empate em 0 a 0 garantiu a classificação do Equador, graças a um saldo de gols superior ao dos mexicanos.

O primeiro tempo foi marcado pela necessidade urgente da seleção mexicana de fazer um gol para se classificar. Desde o começo, o México mostrou sua intenção ofensiva. Aos 2 minutos, o atacante César Huerta teve a primeira chance clara, disparando contra a meta equatoriana da meia-lua da grande área, mas a bola passou por cima do gol.

O Equador não demorou a responder; aos 7 minutos, o meia-atacante Kendry Páez finalizou de fora da área, e o goleiro Julio González defendeu em dois tempos.

Apesar do equilíbrio na posse de bola, o jogo foi bastante físico. O Equador conseguiu uma leve vantagem nas transições rápidas, principalmente com o jovem Kendry Páez, que tentava acionar os atacantes. Aos 18 minutos, Páez cobrou uma falta perigosa pela direita e obrigou o goleiro Julio González a afastar de soco para fora.

O México tentou retomar o controle que havia mostrado no início da partida. Aos 46 minutos, o atacante Santiago Giménez, após aproveitar uma falha do lateral-direito Preciado, que saiu jogando errado após perder a bola para Quiñones, chutou por cima da meta adversária. Assim, a primeira parte do jogo terminou sem gols, com ambas as equipes tentando se impor fisicamente e esbarrando nas boas defesas dos goleiros.

Jogadores das duas seleções em disputa de bola, com camisa branca e o outro com camisa preta com detalhes de outra cor. (Foto: Steph Chambers/AFP)
Jogadores das duas seleções em disputa de bola. (Foto: Steph Chambers/AFP)

No segundo tempo, o México começou atacando, contando com a presença de área do seu melhor jogador, Santiago Giménez, enquanto o Equador se defendia. Aos 21 minutos, o México teve a melhor chance de abrir o placar. O atacante Quiñones arriscou de longe, o goleiro Domínguez não conseguiu segurar a bola, e no rebote, Giménez encheu o pé e acertou a trave.

O Equador, por sua vez, apostou nos contra-ataques e explorou os espaços deixados pelos mexicanos. Aos 23 minutos, o atacante Enner Valencia chutou cruzado da entrada da área, e o goleiro Julio González fez uma defesa importante, espalmando a bola.

Nos acréscimos, o México intensificou sua pressão, ciente de que o empate significaria a eliminação. Aos 52 minutos, o atacante Guillermo Martínez foi derrubado na área pelo zagueiro Félix Torres. O árbitro Mario Escobar foi chamado pelo VAR e, após revisar o lance na cabine de vídeo, anulou o pênalti, aumentando a frustração dos torcedores mexicanos presentes no estádio.

Mesmo com todas as tentativas de vencer a partida, a seleção mexicana esbarrou na sólida defesa equatoriana e nas boas defesas do goleiro Domínguez. O Equador, apostando em um jogo defensivo, também não conseguiu balançar as redes, mas garantiu sua classificação. O empate sem gols refletiu um jogo de muita luta e tensão, com o Equador levando a melhor graças ao critério de saldo de gols.

Goleiro do Equador de camisa verde, em duelo com o México. (Foto: Equador/Divulgação)
Goleiro do Equador, em duelo com o México. (Foto: Equador/Divulgação)

Com um empate sem gols, os equatorianos avançam na Copa América devido a saldo de gols superior ao dos mexicanos. O Equador joga contra a Argentina na quinta-feira (4), no NRG Stadium em Houston, pelas Quartas de Final. O México se despede do torneio.