Ensino híbrido vira aposta da educação privada

Modelo que combina aulas remotas e presenciais atrai empresas, mas é visto com ressalvas por educadores
Isabela Cagliari
01/06/2021 - 12h

Em meio à pandemia do coronavírus, a educação foi uma das áreas mais afetadas. Sendo assim, o ensino, que antes era presencial, passou a ser remoto ou, em alguns casos, foi suspenso por falta de recursos. Diante do panorama, uma nova proposta educacional começou a emergir: o ensino híbrido.

Falta de acesso à internet e baixo investimento governamental foram algumas das barreiras que o ensino público enfrentou com a epidemia no Brasil. Enquanto escolas e universidades privadas conseguiram ingressar no modelo on-line, faculdades públicas de renome – como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – chegaram a ter suas aulas paralisadas.

Na contramão disso, grandes empresas privadas do setor educacional cresceram no mercado durante o período. A Ser Educacional, por exemplo, viu seu lucro aumentar 21% em 2020. Outras gigantes do ramo, como Yduqs e Cogna, também chamaram a atenção em seus indicadores lucrativos, mas tiveram queda de, respectivamente, 30,3% e 85,3% no lucro do ano passado.

Perante as dificuldades provocadas pela Covid-19, o ensino híbrido visa mesclar a educação presencial com a remota. O método surge como uma alternativa possível para o futuro educacional do país. Com a compreensão dos ganhos e perdas de cada modelo, busca unir os pontos positivos de cada modalidade.

Mesclando aulas on-line e presenciais, o ensino híbrido tende a ganhar espaço na educação.| Foto: Reprodução.
Mesclando aulas on-line e presenciais, o ensino híbrido tende a ganhar espaço na educação. | Foto: Reprodução.

Ensino híbrido é aposta das grandes empresas educacionais

Com a pandemia, a educação presencial perdeu espaço para o modo on-line de aprendizagem. Embora vista com resistência por professores e alunos, a aula remota foi uma opção viável em meio à nova realidade imposta pelo vírus.

No entanto, para um futuro próximo, o modelo deve sofrer alterações para atender às demandas de profissionais e estudantes. Entre as possibilidades consideradas, destaca-se o desenvolvimento de conhecimentos práticos nos espaços acadêmicos e teóricos de maneira on-line.

Pensando em grandes empresas do setor, o analista de educação Marcel Zambello afirma que o ensino a distância, nesse contexto, aparece como uma opção mais rentável financeiramente. “A transição para o EAD é muito mais vantajosa para as companhias de educação por alguns motivos: (I) margens maiores, (II) menor necessidade de investimento, (III) crescimento exponencial da base de alunos. Os únicos pontos negativos seriam a maior concorrência e comoditização do serviço de educação”, diz Zambello em entrevista concedida.

Por outro lado, os ensinos híbrido e presencial tendem a ser mais interessantes do que o EAD ou o remoto, na avaliação da fonoaudióloga Diana Faria. Afinal, os dois primeiros métodos propiciam uma interação direta entre alunos e professores, o que é um ponto positivo quando a questão é o desenvolvimento do estudante. “O ensino presencial realmente tem elementos que são fundamentais: o próprio uso dos espaços externos, das percepções que [o aluno] pode adquirir a partir do contato com a natureza, do contato com o colega, tudo isso é muito importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional.”

Pensando em um período pós-pandemia, Zambello delimita os prováveis rumos da educação superior: “Teremos os dois formatos: híbrido e EAD. Em relação ao EAD, o foco continuará sendo na camada social menos privilegiada e que exerce atividade remunerada durante o dia”.

Dilema da rede de ensino pública

Apesar de o mercado educacional movimentar cerca de R$ 174 bilhões por ano, a rede pública acaba por não ser uma das prioridades do governo. Mesmo que o Brasil invista em torno de 5,6% do Produto Interno Bruto (PIB), tendo uma porcentagem acima da média de 4,4% de outros países, o valor destinado por aluno ainda é baixo, conforme uma pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2019.

Nesse sentido, o ensino superior surge como o segmento da educação que mais recebe investimento no país, contabilizando um gasto anual por aluno de US$ 14,2 mil. Enquanto isso, na média de gasto anual, o Brasil soma US$ 4,5 mil por aluno. Em contrapartida, Suécia, Bélgica e Finlândia aparecem como os maiores investidores em educação, liderando o ranking de países da OCDE com um valor próximo a US$ 9,3 mil por aluno. Na América Latina, Chile e Argentina também contam com maior investimento médio, contabilizando US$ 7,7 mil e US$ 5,6 mil.

Aliás, essa diferença de investimento é vista na aprendizagem dos alunos. “As escolas públicas tiveram muito mais dificuldades para se reorganizarem, logo, estamos destacando uma defasagem ainda maior entre o aprendizado na relação público/privado”, destaca a pedagoga Daniele Ferreira Giordano. Para ela, a situação se estende para o campo universitário, considerando a dificuldade de acesso à internet por estudantes e professores de baixa renda.

Por mais que o ensino híbrido seja uma das maiores apostas das grandes empresas educacionais, isso não quer dizer que a rede pública adotará o modelo em um futuro posterior à pandemia. Afinal, as instituições que não são privadas dependem de verbas e incentivos governamentais para implementar o método. Como o ensino remoto não teve o êxito que se esperava por conta da falta de recursos, analistas e professores esperam que o modelo fique restrito às escolas e faculdades particulares.

Imagem da capa: https://blog.coursify.me/pt/ensino-hibrido-em-escolas/