Enchente causa destruição e mortes na Espanha

Força das águas isolou diversas cidades da região de Valência e deixou pelo menos 158 mortos
por
Leticia Alcântara
Sophia Razel
|
31/10/2024 - 12h

Na noite desta terça-feira (29), chuvas torrenciais atingiram a região de Valência, leste espanhol. A grande força da água arrastou carros, destruiu pontes e deixou um cenário de devastação. Segundo autoridades locais, 158 mortes foram confirmadas até o momento. Dezenas de pessoas estão desaparecidas e milhares estão desabrigadas, porém os números ainda são incertos. A defesa civil já realizou 3.400 resgates, desde terça-feira,  e segue em busca de desaparecidos. A tempestade foi a pior do século, de acordo com o serviço meteorológico da Espanha, o Aemet. 

Causas climáticas  

Tempestades com ventos fortes, granizo e trovoadas, batizadas de ‘gota fria’ pelos espanhóis - mas oficialmente chamada de Dana (depressão isolada em altos níveis, na sigla em espanhol) - são características do outono europeu. A chuva já é esperada nesta época do ano, e, inclusive, a formação da Dana foi alertada pelo Aemet às vésperas da tragédia. O que surpreendeu foi a intensidade da chuva, agravada pela desregulação climática decorrente das ações humanas.

Meteorologistas espanhóis apontam uma relação direta dos desastres à mudança climática. O aquecimento do mar Mediterrâneo - atualmente 2°C acima do normal - cria massas de ar quente. Quando essa massa, quente e úmida, se choca com o ar frio da Dana, isso potencializa a violência e força da tempestade. 

Nas regiões mais afetadas, a recomendação do governo é que os cidadãos permaneçam em suas casas. 

Em municípios vizinhos, como Turís e Utiel, o volume das chuvas ultrapassou o esperado para o ano inteiro. 

Ponte desaba em meio a fortes chuvas na espanha
Chuvas torrenciais em Valência, na Espanha, provocaram o desabamento parcial de ponte sobre rio no dia 30 de outubro de 2024 Foto: Eva Mañez/Reuters  

Serviços interrompidos

As zonas afetadas se encontram em situações críticas. Rodovias seguem inutilizáveis e trens foram suspensos. Museus, escolas e bibliotecas tiveram seus serviços igualmente interrompidos e milhares de casas se encontram sem luz elétrica ou redes de telefone.

A Federação Espanhola de Futebol adiou as eliminatórias da Copa Rei da Espanha, entre os clubes Parla Escuela e Valência, que estavam previstas para ocorrer nesta quarta-feira (30). A LaLiga também avalia a suspensão da partida entre o Valência e o Real Madrid, programada para o próximo sábado (02).  

Cidades em alerta 

Residentes de Valência acordaram nesta quinta-feira (31) sob alerta vermelho, e devem enfrentar mais chuvas intensas. O alerta de perigo máximo também foi emitido para 5 outras comunidades próximas, incluindo a cidade de Barcelona, que além das fortes chuvas, deve enfrentar granizo e tornados nos próximos dias, principalmente nas zonas costeiras.

Em meio a toda a devastação, o governo da Espanha decretou três dias de luto a partir desta quinta-feira.