A 74ª Edição do Oscar da TV ocorreu, na noite desta segunda-feira (12), sem grandes surpresas para os amantes de seriados. As três maiores séries indicadas foram as que levaram os prêmios mais cobiçados.
Entre elas, "Succession" da HBO, eleita a melhor série de drama, "Ted Lasso", da Apple Tv+, melhor série de comédia e ''The White Lotus", também da HBO, que ganhou como melhor série limitada.
O diretor e roteirista de "The White Lotus'', Mike White, foi o vencedor de dois prêmios consecutivos, de melhor direção e melhor roteiro para série limitada, antologia ou filme para TV. A série foi a com o maior número de prêmios, levando cinco estatuetas.
No quesito atuação, a surpresa da noite veio na vitória de Lee Jung-Jae, protagonista de "Round 6'', que ganhou como melhor ator em série de drama. Inclusive, ele foi o primeiro ator asiático a ser premiado na principal categoria de atores.
A direção da série coreana também foi vencedora, levando o prêmio de melhor direção em série de drama. "Round 6'' foi a primeira produção feita totalmente em uma língua que não o inglês a concorrer nas categorias principais.
Zendaya levou a melhor entre as concorrentes da categoria de melhor atriz em série dramática, por Euphoria, assim como em 2020. A intérprete da personagem Rue Bennet no seriado se tornou a primeira mulher negra a ganhar duas vezes o prêmio.
Em um discurso curto, porém emocionado, a atriz agradeceu sua família, amigos e ressaltou a importância de ouvir relatos de pessoas que passam pelas mesmas situações que a personagem, viciada em drogas, escrita por Sam Levinson.
Zendaya não foi a única que falou pouco, inclusive, essa pareceu ser uma preocupação da premiação que, em certas categorias, subiu uma tarja com agradecimentos complementares dos premiados para que eles descessem logo do palco.
Apesar dos vencedores previsíveis, a edição deste ano do Emmy também foi emocionante. A cantora Lizzo chorou no palco ao ressaltar a importância da representatividade para mulheres gordas, após ganhar como "melhor programa de competição" pelo seu reality "Lizzo's watch out for the big girls".
Kenan Thompson ficou encarregado de apresentar a premiação. Durante seu monólogo de abertura, o ator recriou cenas de séries icônicas como Stranger Things e Game of Thrones.
Seguindo o costume dos anfitriões, durante seus momentos de fala, Thompson fez piadas já conhecidas pelo público. Falou sobre a ascensão do tiktok e até mesmo mencionou a idade das namoradas de Leonardo Dicaprio.
Os vencedores das categorias técnicas foram anunciados uma semana antes da premiação. Tendo como destaque o Emmy póstumo de Chadwick Boseman pela dublagem da série da Marvel "What if" e os cinco prêmios destinados a cantora Adele pelo especial musical "One Night Only".