Após um primeiro tempo abaixo, os ucranianos se recuperam na segunda etapa e mantém o sonho da classificação vivo
Ucrânia e Eslováquia se enfrentaram na sexta-feira (21), pela segunda rodada da fase de grupos da Eurocopa. O jogo ocorreu na Esprit Arena, em Düsseldorf. O placar da partida foi aberto por Alexandru Baluta, mas com gols de Mykola Shaparenko e Roman Yaremchuk, a seleção ucraniana virou o jogo e garantiu a primeira vitória.
A Eslováquia começou a partida de forma mais incisiva. Logo aos nove minutos, Haraslín fez a primeira finalização, que foi defendida pelo goleiro Trubin. Na sequência, Schranz teve outra grande chance ao receber a bola dentro da área, mas novamente o goleiro fez uma boa defesa.
A primeira tentativa da Ucrânia aconteceu aos 13 minutos com Brazhko, que arriscou de fora da área, mas a bola saiu fraca e Dúbravka defendeu sem dificuldades. Aos 16, os eslovacos voltaram a ameaçar em uma cobrança de falta. Hancko chutou bem, por fora da barreira, mas o goleiro ucraniano defendeu mais uma vez.
A pressão eslovaca deu resultado. No lance seguinte, após um lateral, Haraslín cruzou e a bola passou pela área até Schranz, que cabeceou para baixo e marcou o primeiro gol da partida. A Ucrânia tentou reagir aos 27 minutos, quando Dovbyk fez uma boa jogada, driblando a defesa, mas foi bloqueado no momento do chute. Pouco depois, Tymchyk acertou a trave com um arremate de dentro da área, mas o árbitro assinalou impedimento.
Aos 42 minutos, os ucranianos quase empataram em uma cobrança de falta fechada de Zinchenko, mas Dúbravka defendeu o chute forte, mantendo a Eslováquia na frente pelo resto do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, a Ucrânia voltou atenta e, aos oito minutos, roubou a bola no campo de defesa, saiu rápido e em uma jogada trabalhada, Shaparenko conseguiu se antecipar à zaga e marcou o gol de empate para os ucranianos. Mudryk quase virou o placar aos 30 minutos. O camisa 10 ucraniano bateu cruzado e acertou a trave. Minutos depois, aos 34, veio a virada. Shaparenko fez um lindo lançamento pelo alto, e o atacante Yaremchuk dominou com um toque sutil, finalizando rasteiro para marcar o gol da vitória. O resultado se manteve o mesmo até o final, com a Ucrânia não tomando muitos sustos e conseguindo controlar o jogo.
A Ucrânia volta a campo para enfrentar a Bélgica na quarta-feira (26), na Stuttgart Arena, em Stuttgart, às 13h (Horário de Brasília). A Eslováquia encara a Roménia no mesmo dia e horário, na Frankfurt Arena, em Frankfurt.