Em partida morna, Dinamarca e Eslovênia empatam

O meia Christian Eriksen marcou o gol dinamarquês em seu retorno à competição
por
Lucas Tomaz Lopes
|
21/06/2024 - 12h

Neste domingo (16) Dinamarca e Eslovênia empataram por 1 a 1 na estreia das equipes pelo grupo C da Eurocopa. O jogo aconteceu na MHPArena, em Stuttgart, na Alemanha.

 

comemoração gol do eriksen
Dinamarca comemora gol de Eriksen (Foto: Fabrice COFFRINI / AFP)

O início da partida foi de dominância da Dinamarca, que executou trocas de passe dentro da área adversária, mas foi a Eslovênia a responsável pelo primeiro lance de perigo do jogo. A referência de ataque, Benjamin Sesko arriscou um chute de fora da área que passou rente a trave e ameaçou o experiente goleiro Kasper Schmeichel. O primeiro gol saiu aos 17 minutos, após uma cobrança de lateral, uma linda ajeitada de calcanhar de Wind para o craque Eriksen que matou no peito e finalizou de bate pronto no cantinho direito do goleiro Oblak. 

O camisa 10 festejou seu 42º gol pela seleção em seu retorno à Eurocopa. Há três anos, Eriksen sofreu uma parada cardiorrespiratória na derrota por 1 a 0 para a Finlândia, pela Euro. 

A Dinamarca continuou trocando passes, com pleno controle do setor central do campo, já a Eslovênia abusava de tentativas de lançamentos, na maioria das vezes sem o domínio de seus atacantes, e de contra-ataques.

Na etapa final, a partida continuou morna. A equipe alvi-rubro continuou dominando as ações e a posse de bola, mas sem agressividade nas subidas ao ataque. Aos 20 minutos, os dinamarqueses quase ampliaram a vantagem, após contragolpe puxado por Hojbjerg. Kristiansen, do lado esquerdo, tocou rasteiro para Hojlund, que desviou no meio da área, mas parou no milagre operado por Oblak.

Aos 30 minutos Sesko acertou uma pancada na trave, jogada que resultou em escanteio. A bola foi alçada e na sobra, Erik Janza bateu forte, de fora da área, a bola desviou em Hjulmand e enganou o goleiro dinamarquês: 1 a 1. Um verdadeiro baque para a Dinamarca, que não aproveitou as chances para matar o jogo e tomou o empate animador para os eslovenos, que aos 36, aproveitaram falha da defesa dinamarquesa e quase viraram, mas Sporar acertou a rede do lado de fora. Aos 45, Karnicnik arriscou de longe, mas a bola saiu.

Os68% de posse de bola dos escandinavos não foram suficientes para garantir os 3 pontos, a equipe se dificultou no grupo C, tendo que vencer Sérvia ou Inglaterra se quiser sonhar com a classificação. Já a Eslovênia termina o jogo com a moral elevada, após buscar o empate na reta final da partida.

Eslovênia e Dinamarca, Eurocopa (foto:Angelika Warmuth/Reuters)
Bola na área Eslovênia e Dinamarca, Eurocopa (Foto: Angelika Warmuth/Reuters)

A Dinamarca volta a campo na próxima quinta-feira, às 13h, na Frankfurt Arena, diante da Inglaterra, pela segunda rodada da fase de grupos. No mesmo dia, às 10h, a Eslovênia joga contra a Sérvia na Munich Football Arena.