Em jogo agitado que marcou a estreia de ambas as seleções na Eurocopa, a Romênia venceu a seleção ucraniana nesta segunda (17), por 3 a 0 na Allianz Arena, e assumiu a liderança do grupo E. Nicolae Stanciu, Razvan Marin e Denis Dragus foram os respectivos autores dos gols que marcaram a maior vitória da Romênia na história da competição.
Primeiro Tempo
A seleção da Ucrânia, que chegou como favorita na partida, não conseguiu demonstrar isso dentro de campo. Apesar de controlar a posse de bola e as ações ofensivas em alguns momentos, a Ucrânia falhou em criar chances claras de gol. Em várias situações onde tiveram chance de abrir o placar, não conseguiram dar prosseguimento às jogadas. No total, a Ucrânia deu somente duas finalizações ao gol, nenhuma levando perigo real.
Enquanto isso, a Romênia, que utilizava contra-ataques, conseguiu sua primeira finalização aos 7 minutos do primeiro tempo. A partir dos 20 minutos, começou a se soltar mais e, aos 29 minutos, após um erro de saída de bola do goleiro Lunin, Stanciu marcou um belo gol e abriu o placar para os romenos. Este gol foi uma injeção de ânimo para a equipe, que dominou o restante da partida. O meio-campista ainda teve uma bola na trave aos 38 minutos, levando perigo à meta ucraniana.
Segundo Tempo
No começo da segunda etapa, aos 8 minutos, Marin fez mais um belo gol de fora da área para a seleção romena, em mais um lance com falha do goleiro Lunin. Quatro minutos depois, o jogo foi resolvido. Após bela jogada trabalhada dentro da área ucraniana, Dragus empurrou para o fundo das redes. Aos 31 minutos do segundo tempo, Sudakov realizou o primeiro chute da seleção ucraniana, e já no final do jogo, Mudryk tentou uma finalização despretensiosa que também não levou perigo.
Desempenho Geral
O resultado ficará marcado na memória dos torcedores romenos, presentes no estádio e em casa, como o melhor desempenho da seleção em competições internacionais. Para efeito de comparação, o melhor resultado anterior da Romênia havia sido em 1994, na Copa do Mundo, quando o lendário Gheorghe Hagi ainda jogava. Para a Ucrânia fica um alerta, pois, apesar de ter mais dois jogos nesta fase de grupos, serão duelos muito complicados contra Eslováquia e Bélgica, seleções que podem ser consideradas favoritas.