Em jogo de apagões, Botafogo e Athlético empatam

Com a instabilidade da luz, o resultado freia as equipes em seus objetivos no Campeonato Brasileiro
por
Arthur Campos
Gustavo Pereira
|
13/11/2023 - 12h

Botafogo e Athletico-PR empataram por 1 a 1 em partida que ficou marcada pela falta de luz no Estádio Nilton Santos. O jogo iniciou na noite do último sábado (21), mas após cinco quedas de energia, foi suspenso e retomado sem público apenas às 15h de domingo (22). O placar foi construído ainda no sábado com gols de Tiquinho Soares para o Glorioso e Pablo para o Furacão. Além da falta de iluminação, o jogo ficou, durante quase todo o primeiro tempo, sem VAR, o que gerou grande polêmica em lances decisivos. 

A primeira etapa, que durou cerca de uma hora contando os acréscimos dados pela arbitragem, por conta das paradas ocasionadas pela falta de energia no estádio, foi bastante movimentada. O time da casa começou atacando o seu adversário e aos 23 minutos abriu o placar com a cabeçada do artilheiro Tiquinho Soares. O lance foi bastante contestado por parte dos jogadores do time paranaense, mas não pôde ser revisado já que o árbitro de vídeo não estava funcionado. A reclamação dos atletas era sobre um possível empurrão envolvendo o centroavante do Botafogo e o zagueiro Thiago Heleno do Athletico na área, mas a decisão de campo teve que ser mantida.  

O fogão não se acomodou com o gol e seguiu em cima. Aos 34 minutos, em jogada bem trabalhada pela linha ofensiva da equipe, o Botafogo teve a oportunidade de ampliar o placar com Victor Sá, mas o chute parou nas mãos do goleiro Bento. O Athletico, mesmo que inferior na partida, soube aproveitar um contra-ataque rápido pelo lado direito e em um cruzamento milimétrico de Cuello para o Pablo, conseguiu empatar a partida. O lance também gerou polêmica, agora pelo lado do time mandante, que reclamou muito de uma possível posição irregular do atacante do furacão. 

Mesmo com três paradas por conta da falta de iluminação do Estádio a partida seguiu, porém aos 48 minutos da primeira etapa grande parte dos refletores da arena deixou de funcionar, e os jogadores tiveram que descer antes para os vestiários. 

Logo que as equipes retornaram para o segundo tempo, uma nova queda de luz aconteceu, e o árbitro Matheus Delgado Candançan decidiu interromper a partida por 30 minutos. Após observar que a condição se manteve, o jogo foi suspenso. 

Após a decisão, os bastidores começaram a pegar fogo. Ambas as equipes pressionaram para que a partida fosse realizada no dia seguinte, o empecilho era o clássico Flamengo e Vasco, que aconteceu às 16h no domingo. Apesar do derby carioca, os times retornaram a campo e o jogo foi retomado sem a presença da torcida. A partida foi reiniciada aos 6 minutos com o goleiro Bento. Em um segundo tempo de poucas oportunidades claras, o empate por 1 a 1 persistiu no placar até o final. 

Athlético Paranaense
Duelo entre Tchê Tchê e Vitor Bueno, no segundo tempo da partida. Foto: Vitor Silva/Botafogo

O próximo compromisso do Botafogo será somente no dia 29, às 20h, contra o Cuiabá enquanto o Athlético Paranaense vai a Minas Gerais visitar o América Mineiro na quarta (25), às 19h, pela 29ª rodada do campeonato brasileiro.