A Copa do Mundo de Xadrez se aproxima do fim, e com o encerramento das quartas de final apenas quatro enxadristas lutam pelo título. Na última fase, o duelo de gerações entre o número 1 do mundo, Magnus Carlsen, contra o prodígio indiano Dommaraju Gukesh, de apenas 17 anos, resultou no triunfo de Carlsen ainda na etapa de clássicas. Nas outras chaves, Fabiano Caruana e Nijat Abasov também asseguraram sua classificação sem precisar da etapa de rápidas, enquanto o duelo de indianos entre Arjun Erigaisi e Rameshbabu e Praggnanandhaa alcançou nove partidas, com vitória de Praggnanandhaa.
O match entre Magnus Carlsen e Gukesh foi o mais aguardado da etapa. O norueguês já havia passado dificuldade e viu sua permanência na competição ficar por um fio na partida contra o prodígio Vincent Keymer, da Alemanha, sexto melhor enxadrista jovem do mundo. Nas quartas de final, Magnus ficou à frente de um Grande Mestre que, com apenas 17 anos, foi o primeiro indiano em quase quatro décadas a ultrapassar a maior lenda do xadrez no país, Viswanathan Anand, no ranking mundial da FIDE (Federação Internacional de Xadrez). Gukesh entrou no match como número 9 do ranking mundial sem nenhuma derrota até então.
Na primeira partida, jogando de pretas, Magnus buscou suas chances, e no estágio final, apesar de igualdade material, com torre e três peões para cada, a posição do norueguês estava consolidada, com peões mais próximos da promoção. No lance 48, Gukesh abandonou a partida. Na segunda, o indiano teve a árdua missão de buscar uma vitória de pretas contra um dos maiores enxadristas da história, e exercendo grande pressão exigiu de Magnus seu melhor xadrez. No final, Gukesh tinha um peão a mais, mas uma posição impossível de progredir para ambos os lados fez com que os jogadores apertassem as mãos concordando em um empate. Com o resultado, Magnus Carlsen chegou às semifinais da Copa do Mundo de Xadrez e está a duas fases de conquistar o título inédito.
A classificação de Magnus acabou beneficiando os outros três semifinalistas. Na Copa do Mundo, o campeão, vice e terceiro lugar tem vaga garantida no Torneio de Candidatos, no qual o vencedor ganha o direito de desafiar o chinês Ding Liren pelo Campeonato Mundial de Xadrez, principal torneio da FIDE. Magnus, cinco vezes campeão mundial, tem se afastado do Xadrez em ritmo clássico e abdicou do seu direito de defender o título em 2023. Após se classificar para a semifinal da Copa, o norueguês foi perguntado se jogaria um eventual Torneio de Candidatos, mas deixou claro que não deve participar: “No formato atual, todos devem assumir que eu não participarei do Torneio de Candidatos e que os outros três semifinalistas têm vaga garantida”.
Com isso, a não ser que o norueguês mude de ideia, é possível afirmar que o americano Fabiano Caruana, além de Praggnanandhaa e Nijat Abasov devem estar no Torneio de Candidatos que será realizado em abril de 2024.
No duelo de americanos entre Fabiano Caruana e Leinier Domínguez Pérez, Caruana acabou confirmando o favoritismo durante as clássicas e avançou para a semifinal, mas passou por apuros. Na primeira partida, o número três do mundo chegou a ficar totalmente perdido e perto de abandonar, mas foi salvo após grande imprecisão de Leinier, e conseguiu segurar a posição para um empate. Na segunda partida, jogando de brancas, Caruana aproveitou dos erros de seu adversário e chegou ao final com dois peões a mais, em uma posição vantajosa que se converteu em vitória após 94 lances.
O Grande Mestre azerbaijano, Nijat Abasov, que eliminou favoritos como Danili Dubov e o número 7 do mundo, o holandês Anish Giri, superou mais uma vez as expectativas e passou pelo indiano Vidit Santosh Gujrathi, com duas vitórias nas clássicas.
Enquanto três semifinais foram definidas durante as clássicas (partidas pensadas, em que cada jogador tem 90 minutos, além de 30 minutos adicionais após 40 lances e 30 segundos de incremento por lance), o confronto entre os indianos Rameshbabu Praggnanandhaa e Arjun Erigaisi foi um dos mais caóticos de todo o torneio. Nas clássicas, Erigaisi conseguiu uma primeira vitória de pretas e ficou a um empate jogando de brancas para garantir vaga na semifinal, mas Praggnanandhaa buscou a vitória e levou o match para o desempate.
O desempate iniciou com uma série de duas partidas de 25 minutos com 10 segundos de incremento por lance para cada jogador, em que ambas terminaram empatadas. Uma nova série de duas partidas foi realizada, dessa vez, com 10 minutos para cada jogador e 10 segundos de incremento por lance. A série surpreendeu por, novamente, ambos os jogadores vencerem de pretas. Após perder a primeira partida de brancas, Erigaisi, buscou desde a abertura deixar a posição cada vez mais confusa e confundir Praggnanandhaa, o que surtiu efeito, e a vitória de Erigaisi forçou mais uma série de duas partidas.
Dessa vez, o controle de tempo encurtou para cinco minutos para cada jogador, além de três segundos de incremento por lance, e novamente os jogadores quebraram as expectativas com duas vitórias de pretas. Praggnanandhaa conquistou um final de dama contra torre e pouco a pouco, pôde simplificar a posição para um final vencedor. Na segunda partida, precisando de empate, o indiano soube sobreviver até o estágio final, mas com o tempo curto, acabou entregando uma torre e jogou a classificação por água abaixo novamente.
Após três séries empatadas, a última etapa do desempate é feita em partida única, com três minutos para cada jogador e dois segundos de incremento por lance. Praggnanandhaa jogou de brancas e surpreendeu logo na primeira jogada, ao gastar 30 segundos, dando a Erigaisi uma grande vantagem no tempo desde o início da partida. No xadrez, a máxima de que “o penúltimo a errar vence a partida” costuma se confirmar, e em uma partida tão curta, não foi diferente. Ambos os jogadores tiveram suas chances, mas Praggnanandhaa soube aproveitar melhor as imprecisões de seu adversário e chegou ao final com um peão a mais e peças mais ativas, o suficiente para converter em uma classificação após três dias e nove partidas de match.
Na semifinal, o favorito Magnus Carlsen enfrenta a surpresa do torneio, Nijat Abasov. No outro lado da chave, Fabiano Caruana tem leve favoritismo contra o prodígio indiano, mas Praggnanandhaa já eliminou o número dois do mundo, Hikaru Nakamura, na quarta rodada e promete ser uma pedra no caminho do americano.
Copa do Mundo Feminina chega à final
No torneio feminino, a russa Aleksandra Goryachkina e a búlgara Nurgyul Salimova se enfrentam pela final da Copa. Goryachkina avançou após bater nas clássicas a Grande Mestre chinesa Zhongyi Tan, com uma vitória e um empate. A Mestre Internacional Nurgyul Salimova surpreendeu novamente ao bater a GM ucraniana Anna Muzychuk. Após dois empates nas clássicas, ambas as jogadoras venceram de pretas na primeira série de rápidas, mas Salimova conseguiu uma vitória de brancas na segunda série e garantiu a classificação jogando de pretas.
Na final, Salimova encara seu maior desafio na competição, já que Goryachkina é número 3 do ranking feminino, com 2557 pontos de rating. É possível acompanhar todas as partidas através dos canais da FIDE no Youtube, ou em plataformas como o lichess.com ou chess.com, que acompanham o lance-a-lance com análise do computador.