É tetra! Espanha vence a Euro 2024

A seleção tornou-se a maior campeã da história da competição após vitória contra a Inglaterra.
por
Giovanna Brito
|
18/07/2024 - 12h

 

Neste domingo (14) ocorreu a final da Eurocopa entre Espanha e Inglaterra, no Estádio Olímpico de Berlim. A equipe espanhola saiu vencedora por 2 a 1 e se tornou a maior vencedora da competição com quatro títulos. Lamine Yamal e Rodri, jogadores espanhóis, também foram destaques e levaram o prêmio de “melhor jogador jovem da Euro” e “melhor jogador da Euro”, respectivamente. Além do jogo, foi destaque a cerimônia de abertura da competição com o show da banda OneRepublic ao lado dos artistas Meduza e Leony. 

Cerimonia de abertura da Eurocopa 2024, no estádio olímpico de Berlim. Na foto, a festança conta com fogo, instrumentistas, cantores e uma performance teatral ao fundo.
Cerimônia de encerramento da Euro 2024. Foto: Angelika Warmuth/Reuters.

 

O primeiro tempo foi equilibrado, com as duas seleções tentando buscar espaço para finalizar, mas sem sucesso.

As duas maiores ameaças dessa etapa foram aos 11 minutos, Nico Williams invadiu a área inglesa teve uma finalização bloqueada pelo zagueiro Stones, e nos acréscimos, Rice levantou a bola para área, em uma cobrança de falta, e Foden finalizou contra Unai Simón, que defendeu a tentativa.

A partida foi para o intervalo com o placar zerado e com poucas emoções para os torcedores.

Da esquerda para direita, jogador espanhol no chão, jogador inglês no chão e mais um jogador espanhol tentando alcançar outro jogador inglês que esta com a bola. Ao fundo, a torcida toda na arquibancada.
Foden em tentativa de gol na final da Euro. Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters.

 

O sentimento mudou no primeiro minuto do segundo tempo: Yamal, após receber a bola, passou por dois marcadores e rolou para Nico Williams, que estava dentro da área e chutou direto para o gol, marcando o primeiro da partida para a Espanha. 

Foi com a entrada de Palmer que o rumo dos ingleses se tornou outro, o atacante recebeu a bola de Bellingham de fora da área e chutou sem pensar, igualando o placar para os “Three Lions” e deixando a partida ainda mais acirrada.

Mas, mais uma vez, a Espanha tomou a liderança. Aos 86 minutos, Cucurella cruzou rasteiro para Oyarzabal que antecipou a marcação e balançou as redes, desempatando o jogo. A Inglaterra continuou tentando até os últimos minutos e a Espanha ficou na defesa. Perto do final da partida, Rice cabeceou na área inimiga, Unai Simón defendeu, Guéhi finalizou no rebote, Dani Olmo tirou em cima da linha e Rice tentou mais uma vez, mas mandou a bola para cima do gol.

Mesmo com a tentativa, não deu para os ingleses e o jogo terminou 2 a 1 para os espanhóis.

À esquerda, Lamine Yamal comemora dançando. Na direita, Nico Williams pula, acompanhando o colega.
Yamal e Williams comemorando o primeiro gol da partida. Foto: INA FASSBENDER/AFP.
Palmer faz sua comemoração clássica, enquanto os jogadores companheiros correm comemorando.
Palmer em comemoração após pontuar para a Inglaterra. Foto: Lee Smith/REUTERS.

 

Com a conquista, a Espanha se tornou a maior vencedora do campeonato, sendo a única tetracampeã. Além disso, a seleção chegou ao título com 100% de aproveitamento em todos os jogos.. A atuação do time ainda contou com nomes que se tornaram destaques em toda a competição, como Williams, Yamal, Oyarzabal, Rodri, entre outros.

Com o final da Euro, a Espanha volta a jogar dia 05 de setembro, às 15h45 (horário de Brasília), contra a Sérvia, pela fase de grupos da Liga das Nações. Já a Inglaterra volta dia 07 de setembro, às 13h (horário de Brasília), contra a Irlanda pela mesma competição.

Todos os jogadores da Espanha no palco da comemoração da Eurocopa 2024, após ganharem a competição.
Comemoração da seleção da Espanha após título. Foto: Kai Pfaffenbach/REUTERS.