É dada a largada ao Torneio de Candidatos

Com duas vitórias e dois empates, russo Ian Nepomniachtchi e chinesa ZonghyI Tan são líderes isolados da competição de xadrez
por
Allan Henrique
|
12/04/2024 - 12h

O Torneio de Candidatos absoluto e feminino começou na última quinta (03). Após quatro rodadas, o russo Ian Nepomniachtchi conseguiu 3 pontos com vitórias sobre os Grandes Mestres Alireza Firouzja e Vidit GujrathI e empates contra Nijat Abasov e Gukesh, e assim, assumiu a liderança isolada do torneio. O russo já venceu as últimas duas edições (2020-2021 e 2022) e pode se tornar o primeiro enxadrista a conquistar o torneio por três vezes consecutivas . No feminino, a chinesa Zhongyi Tan surpreendeu com duas vitórias, incluindo contra a atual campeã Tingjie Lei.

Nesse primeiro ciclo, muitas partidas chamaram a atenção. Dentre elas, destaca-se a derrota do americano Hikaru Nakamura sobre Vidit Gujrathi na segunda rodada. Nakamura, terceiro melhor do mundo pelo Ranking da FIDE, vinha de grande sequência nas partidas clássicas, com uma invencibilidade que já durava 46 partidas. A última derrota tinha sido, inclusive, no último Torneio de Candidatos, quando perdeu para o chinês Ding Liren.(curiosamente, a derrota de Nakamura custou a vaga para o Campeonato Mundial de 2023, vencida pelo próprio Ding Liren, que herdou a vaga sendo o segundo colocado no Torneio de Candidatos).

Contra o indiano Vidit, Nakamura foi surpreendido pela preparação de abertura muito profunda de Vidit, convertendo a uma posição vencedora e abandono de Nakamura após apenas 29 lances. O início de Nakamura deixou muito a desejar, o americano soma apenas 1,5 ponto com 1 derrota e três empates, estando entre os últimos colocados junto de Abasov, Alireza Firouzja e Vidit Gujrathi.

Dentre jogadores a serem destacados, vale mencionar o GM Nijat Abasov. O azerbaijano conquistou a vaga no Torneio de Candidatos após um desempenho fora de série na Copa do Mundo. O GM foi 4º lugar da Copa, e herdou a vaga de Magnus Carlsen, campeão da Copa do Mundo que recusou o convite para o torneio. Era de se esperar que Abasov se consolidasse entre os melhores do mundo, mas ele chega ao torneio mais importante de 2024 apenas na 114ª posição do ranking mundial, com quase 100 pontos de rating atrás de qualquer outro participante do torneio. Dessa forma, é natural pensar que o enxadrista entra como um alvo para cada um dos seus adversários. Até aqui, Abasov perdeu uma partida contra Fabiano Caruana jogando de pretas e tem três empates jogando de brancas.

No xadrez competitivo, é de conhecimento geral que jogar de brancas te dá uma pequena vantagem, pois te dá a iniciativa da partida. Entre os Grandes Mestres, há linhas de aberturas em que jogando de brancas, você pode amarrar o jogo ao ponto de tornar muito difícil de qualquer um dos jogadores ganhar, e é possível que tremendo fazer feio, Abasov esteja entrando em suas partidas já pensando em assegurar um empate contra os melhores do mundo.

Em um dos empates, contra Hikaru Nakamura, Abasov, que joga o Candidatos com a perna engessada, afirmou que não estava se sentindo muito bem e se alegrou com o empate rápido. Nakamura afirmou que se soubesse que seu oponente estava doente, teria alongado a partida, mas jogando de pretas e sem essa informação, decidiu não se arriscar.

Outras partidas destaque do Torneio de Candidatos absoluto

Praggnanandhaa x Gukesh

Na segunda rodada, o duelo dos prodígios indianos foi interessante do início ao fim. Praggnanandhaa, jogando de brancas, arriscou linhas ousadas com sacrifícios de peão para ganhar iniciativa em um grande ataque. Gukesh, entretanto, fez uma defesa impecável do início ao fim e, após neutralizar o ataque do oponente, chegou ao estágio final do jogo com vantagem de dois peões, suficiente para liquidar a partida.

Praggnanandhaa x Vidit

Vindo de derrota e jogando de pretas, Praggnanandhaa enfrentava seu amigo Vidit Gujrathi que acabava de interromper uma sequência de 46 partidas sem perder de Nakamura. A mesa se inverteu na terceira rodada, com vitória de Praggnanandhaa. Vidit chegou a ter leve vantagem por alguns lances, mas uma cautela exagerada permitiu a Praggnanandhaa organizar a sua posição e lentamente progredir no jogo, criando um final vencedor. Pragg recupera o ponto perdido contra Gukesh enquanto Vidit ainda perdeu uma segunda partida contra Ian Nepomniachtchi, colocando-o entre os últimos do torneio.

Confira a classificação após quatro rodadas:

classificação
Reprodução/ FIDE

Feminino

O Torneio feminino começou com três empates e um revés na primeira rodada, a vitória de Zhongyi Tan contra a atual campeã do Torneio de Candidatos Feminino Tingjie Lei, ambas chinesas. Tan, jogando de pretas, preparava um ataque ao rei de Lei, que para aliviar a tensão e o ataque, acabou propondo uma troca de damas precipitada para sua adversária (em teoria, quanto menos peças no tabuleiro, menos opções de ataque). O problema para Lei é que a troca de damas abriu a posição de maneira favorável às pretas, que evoluíram pouco a pouco a posição e ficou com um peão de vantagem material, o suficiente para converter o final em uma vitória.

Tan ainda assegurou mais uma vitória na segunda rodada, contra Vaishali Rameshbabu, além de dois empates contra Humpy Koneru e Kateryna Lagno que a deixaram com 3 pontos na liderança do torneio.

Assim como Abasov, a búlgara Nurgyul Salimova também entrou no torneio feminino como o grande alvo. A Mestre Internacional chegou ao Candidatos após ser vice-campeã da Copa do Mundo. A jogadora é a única de todos os 16 participantes entre absoluto e feminino a não ter conquistado o título de Grande Mestre, que exige rating de cerca de 2500 pontos, além de atingir determinadas normas pela FIDE. A búlgara chega a primeira pausa do Candidatos com 2 pontos, sendo dois empates contra Anna Muzychuk e Tingjie Lei, derrota para Vasihali Rameshbabu e uma das melhores vitórias do torneio até aqui contra a indiana Humpy Koneru.

Contra Vaishali (que é irmã mais velha do GM Rameshbabu Pragnanandhaa, do torneio absoluto), Salimova de pretas acabou dando muita iniciativa para Vaishali, que de brancas, aproveitou a lentidão da adversária para ficar melhor na partida. Já contra Koneru, Salimova jogava de brancas e se surpreendeu quando a indiana, 17 anos mais velha e com múltiplas participações no Candidatos, investiu em um grande ataque avançando com suas peças em direção ao rei das brancas. Salimova, entretanto, manteve a frieza do início ao fim e encontrou os lances certos para neutralizar completamente o ataque adversário e iniciar o seu próprio, para assim conquistar sua primeira vitória no torneio aos 20 anos. A diferença de pontos de rating entre Koneru e Salimova antes da partida era de 112 pontos, sendo a indiana a 7ª melhor enxadrista feminina no mundo, enquanto Salimova está na 36ª posição.

Outras partidas destaque do torneio feminino

Anna Muzychuk x Aleksandra Goryachkina

A tensão na partida começou logo no aperto de mão - que não ocorreu. Em meio ao conflito armado entre Rússia e Ucrânia, as jogadoras, sendo Muzychuk ucraniana e Goryachkina russa, decidiram por não realizar o tradicional aperto de mão que é costume entre todos os enxadristas. No tabuleiro, Goryachkina colocou muita pressão sobre o rei adversário e a posição de Muzychuk colapsou, resultando em vitória da russa.

MUZY X GORY
Duelo entre Giryachkina, à esquerda, e Anna Muzychuk, à direita. Reprodução/ FIDE

Vale lembrar que, por conta do conflito, a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) baniu a Rússia de competições internacionais, e para atuar nesses torneios, enxadristas como Goryachkina, Kateryna Lagno e Ian Nepomniachtchi competem sob bandeira da FIDE.

Muzychuk também já enfrentou Lagno, na terceira rodada. Enquanto não há informações sobre aperto de mão, para essa partida, Muzychuk tinha tudo para recuperar o ponto perdido contra Goryachkina, mas precisava encontrar uma sequência complicada para assegurar a vitória. Não encontrando, o empate deu meio ponto para cada participante. Muzychuk enfrentou situação parecida, mas ainda pior na quarta rodada contra Tingjie Lei, após construir grande vantagem para um final de torre e rei versus rei e dois peões. Infelizmente para a ucraniana, um movimento errado permitiu a chinesa se defender, pois Muzychuk deveria interromper o avanço dos peões antes da promoção, mas seguiu com a ideia errada, resultando em um empate amargo.

Confira a classificação do Torneio de Candidatos feminino após quatro rodadas

CALIFICAÇAO
Reprodução/ FIDE

Após terem a segunda-feira de descanso, o torneio volta com todo vapor para mais três rodadas até o fim do primeiro turno, sendo realizadas as quinta, sexta e sétima rodadas entre os dias 9, 10 e 11 de abril. O campeão de cada torneio se tornará o desafiante para o próximo Campeonato Mundial de Xadrez, sendo os atuais campeões Ding Liren no absoluto e Ju Wenjun no feminino.

Onde acompanhar

As partidas serão realizadas a partir das 15:30 no horário de Brasília, com transmissão ao vivo pelo Youtube. No Brasil, o Grande Mestre Krikor Mekhitarian e a Mestre Internacional Feminina Florencia Fernandez fazem a cobertura do evento no canal chess24 Português.