Duna 2 chega às plataformas de streaming

Maior estreia do ano, longa é um dos filmes mais esperados e bateu recorde de bilheteria global
por
Juliana Bertini de Paula
|
23/04/2024 - 12h

 

Como escrito na profecia, Timothée Chalamet voltou às telas, no dia 28 de fevereiro, para dar vida ao personagem Paul Atreides no segundo filme da trilogia de Duna, junto de Zendaya, que vive a personagem Chani. Nesta terça-feira (16), o longa chegou nas plataformas de streaming e está disponível para aluguel a partir de R$49,90 no Youtube, na Amazon Prime Video, na Apple TV e no Google filmes. 

Timothée Chalamet como Paul Atreides, em Duna 2. Foto: Warner Bros. Pictures
Timothée Chalamet como Paul Atreides, em Duna 2. Foto: Warner Bros. Pictures

Em 2021, o primeiro filme da franquia encerrou sua exibição nos cinemas com uma arrecadação de 431,1 milhões de dólares. A parte 2, que ainda está em cartaz, já ultrapassou 631 milhões de dólares e impõe atualmente o recorde de maior bilheteria do ano de 2024. 

 

Duna: Parte 2 conquistou um grande aumento na bilheteria, se comparado ao início do ano lento. Antes da estreia, o longa de maior bilheteria era outro, também lançado em fevereiro, Bob Marley: One Love, com U$175,9 milhões arrecadados em todo o período de exibição. O filme de ficção científica arrecadou o mesmo valor apenas no primeiro final de semana em cartaz.

 

A franquia é uma adaptação dos livros de ficção-científica de mesmo nome, escrita por Frank Herbert em 1965. A saga original possui 6 livros, com mais de 3.500 páginas contando a trajetória de Paul Atreides e de outros personagens. Além disso, existem mais 15 livros escritos por Brian Herbert, filho do autor original, que expandem o universo de Duna. Esses complementos são baseados em notas, rascunhos e ideias deixadas por Frank, porém não foram traduzidos para português até o momento.

 

A história se passa milhões de anos no futuro, em uma galáxia diferente, em que os governos foram separados em Casas Maiores, divididos entre famílias detentoras dos feudos de cada planeta do sistema, seguindo o imperador. Entre muitas, a casa Atreides foi designada a governar o planeta Arrakis, conhecido como Duna por conta de seus extensos desertos de especiarias, o bem mais precioso no universo do filme. Enquanto isso, os Harkonnens, casa inimiga da família de Paul, arquiteta tomar o poder do planeta, e assassina o duque Leto Atreides, pai do protagonista e comandante de Arrakis, interpretado por Oscar Isaac, durante o primeiro filme. 


 

        Duas profecias circundam a vida do protagonista vivido por Chalamet, Paul Atreides. A primeira envolve as Bene Gesserit, uma irmandade com poderes de manipulação que estão envolvidas na política universal. Elas procuram pelo Kwisatz Haderach, um homem que obterá os mesmos poderes da irmandade. A segunda é uma lenda religiosa dos Fremen, povo originário de Arrakis, que prevê que um salvador chegaria para libertar o planeta dos colonizadores que se aproveitam dos bens naturais do planeta.




No segundo filme da saga, Paul se junta aos Fremens, os verdadeiros nativos de Arrakis, que vivem segregados nos campos de areia do planeta, com o objetivo de se vingar da casa inimiga que destruiu sua família e assumiu o poder do local na primeira parte da trilogia. Em sua jornada, Paul se torna líder do grupo e assume o papel religioso de Lisan Al Gaib, o salvador, junto de Chani. Além disso, as semelhanças com a profecia das Bene Gesserit se tornam cada vez mais evidentes.

A personagem Chani, vivida por Zendaya. Foto: Divulgação/ Warner Bros Pictures
A personagem Chani, vivida por Zendaya. Foto: Divulgação/ Warner Bros Pictures


Um terceiro filme ainda não foi confirmado, mas o diretor Denis Villeneuve e os atores principais já demonstraram interesse em dar continuidade na saga. O ator Timothée Chalamet, em entrevista à Reuters, revelou: “O sonho é fazer outro. Obviamente, esse filme [Duna: Parte 2] tem que ter certo sucesso para garantir um terceiro. Mas todo mundo está super no jogo. Como não estar?”.

 

Além do protagonista, outros atores demonstraram interesse em participar de um terceiro filme. Zendaya confirmou recentemente em uma entrevista também à Reuters  “Se eu toparia? Quero dizer, é claro. Na hora que o Denis ligar, é um ‘sim’ meu”. Porém, um próximo filme poderia demorar, já que Villeneuve trabalhou 6 anos seguidos para filmar as partes 1 e 2. O diretor afirmou para a revista Times que não houve intervalo entre as duas primeiras produções, mas que quer um tempo para a próxima.

 

 

O longa foi muito bem recebido pelo público e pelos críticos. Durante a estreia, no site de críticas de cinema Rotten Tomatoes, o filme foi recebido com 95% de aprovação da crítica e 97% do público. Atualmente, as porcentagens continuam extremamente altas, 93% e 95% respectivamente. Nas redes sociais, um tsunami de comentários positivos foi visto na primeira semana após a primeira sessão ser transmitida no Brasil.

 

 

Tags: