Duelos de peso protagonizam as semifinais da Champions

Em jogos de ida e volta, quatro times lutam por vaga na final da maior competição do continente
por
Gabriel Alves Dutra
|
09/05/2023 - 12h

Nesta semana começam as semifinais da Liga dos Campeões da Europa, maior competição de futebol do continente europeu. Na terça-feira (9), o Real Madrid, time com mais títulos do torneio, recebe o Manchester City, às 16h (horário de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madrid, Espanha. Na quarta-feira (10), acontece um dos maiores clássicos do futebol italiano: o Milan recebe a Internazionale no San Siro, também às 16h (horário de Brasília), na cidade de Milão, Itália.

Na próxima semana os times se enfrentam novamente na partida decisiva, desta vez com o mando de campo invertido. Vale lembrar que, desde a temporada 2021-2022, a Liga dos Campeões não tem mais o gol fora de casa como critério de desempate. Por isso, se um determinado confronto terminar com empate na soma dos placares dos dois jogos, a classificação será decidida na prorrogação ou, eventualmente, na disputa de pênaltis. A final da Liga dos Campeões acontece no dia 1 de junho, no Atatürk Olympic Stadium, em Istambul, Turquia.

 

Como chegam as equipes?

O Manchester City, líder do campeonato inglês e finalista da Copa da Inglaterra, faz uma grande temporada sob o comando de Pep Guardiola e busca uma vaga na final da Liga dos Campeões. A equipe conta com o artilheiro da competição, o norueguês Erling Haaland – 12 gols até o momento. Os Citizens, apesar de terem jogado a final contra o Chelsea em 2021, nunca ergueram o troféu mais cobiçado do continente em toda a sua história.

Para o Real Madrid, rei da Liga dos Campeões com 14 títulos, o torneio se tornou ainda mais importante nesta reta final de temporada, apesar de ter conquistado a Copa da Espanha no último sábado (6), ao vencer o Osasuna por 2 a 1. No campeonato espanhol, o Barcelona, seu maior rival, está muito próximo da taça, com 14 pontos de vantagem em relação ao time comandado pelo italiano Carlo Ancelotti.

O Milan, por sua vez, não jogava uma semifinal de Liga dos Campeões desde 2007, ano em que foi campeão em cima do Liverpool, com um time formado por estrelas, como Kaká, Cafu, Dida, Nesta, Pirlo, Maldini, Seedorf, entre outros. O maior campeão italiano da história da competição – 7 títulos – vem se reestruturando nos últimos tempos, após cerca de dez anos passando por uma fase bem abaixo dos padrões do clube. Na temporada passada, o Milan voltou a se consagrar campeão italiano após 11 anos.

Fechando os quatro times que brigam pelo título da Liga dos Campeões, a Internazionale, assim como o seu rival Milan, passa por um momento de reformulação após uma década de decepções para o seu torcedor. A última grande campanha da Inter na competição, foi em 2010 sob o comando do português José Mourinho, quando se consagrou tricampeão após eliminar o temido Barcelona de Guardiola na semifinal e vencer o Bayern de Munique na final por 2 a 0, no Santiago Bernabéu, em Madrid.

 

O que esperar?

As expectativas para os dois confrontos da semifinal são gigantes. O maior campeão enfrenta o time que, possivelmente, joga o melhor futebol do planeta na atualidade, mas que colecionou tristezas nas fases decisivas da Liga dos Campeões para o seu torcedor. E do outro lado, dois dos maiores clubes da Itália protagonizam um clássico histórico e cheio de emoção, com ambos os times buscando eliminar o seu maior rival e chegar à final da maior competição do velho continente.