“Na frente os rivais”. Essa é a frase que sintetiza a temporada 2023/24 do Football Club Internazionale Milano. O clube azul de Milão conquistou seu segundo título no campeonato italiano (Lega Serie A), em um intervalo de quatro anos.
Muito superior a seus adversários, a equipe treinada por Simone Inzaghi igualou o recorde de antecedência para a conquista do título – de cinco rodadas, assim como o Napoli de 2022/23. Em temporadas anteriores, a Juventus, a Fiorentina, o Torino e a Beneamata, também conseguiram tal feito
Para o delírio dos torcedores nerazzurri, o scudetto teve sabor especial. Afinal, foi o vigésimo da história da agremiação, o que lhe permitirá adicionar uma segunda estrela em seu escudo. Na Itália, existe uma regra em que toda vez que um time conquista uma dezena de títulos nacionais, o clube passa a ter uma estrela acima de seu escudo. Atualmente, apenas a Juventus (três estrelas), a Inter (duas estrelas) e o Milan (uma estrela) possuem mais de dez troféus da Serie A italiana.
A conquista veio na 33ª rodada do campeonato, em uma vitória sobre o rival local Milan, no derby della Madonnina, que confirmou matematicamente o título. Ambos estavam empatados em número de troféus da Serie A. Uma vitória direta pelo título sobre o rival nunca tinha acontecido na liga italiana, em quase 100 anos de história do campeonato por pontos corridos.
O atacante Lautaro Martínez, capitão da equipe, foi um dos principais nomes da Internazionale nesta campanha. O argentino foi o artilheiro do Campeonato Italiano, com 24 gols, em 44 jogos. No jogo contra o Lecce, na 25ª rodada, Lautaro ultrapassou a marca de 100 gols na Serie A.
Ao todo, o time somou 29 vitórias, sete empates e apenas duas derrotas, contra o Sassuolo. A equipe marcou 89 gols e levou 22, assim com um impressionante saldo de gols de 67 – foi o melhor saldo entre as principais liga europeias.