Drama marca a reta final do Torneio de Candidatos

Além de partidas decisivas no tabuleiro, um desentendimento entre o Grande Mestre Alireza Firouzja e a organização da competição chamou a atenção
por
Allan Henrique
|
27/04/2024 - 12h

 

Chegando às últimas rodadas da competição de xadrez mais importante da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) em 2024, as partidas no tabuleiro, embora cheias de reviravoltas e mudanças na primeiras posições, conseguiram ser coadjuvantes por alguns segundos nos últimos dias. Um desentendimento entre o Grande Mestre francês Alireza Firouzja, seus familiares e a comissão de arbitragem do torneio foram pauta durante as nona e décima rodadas. Nas partidas, muitos resultados decisivos no torneio absoluto e feminino mexeram na classificação, aproximando participantes do primeiro lugar ao mesmo tempo que mina ainda mais as chances de outros.

Na nona rodada, Firouzja enfrentou o russo Ian Nepomniachtchi, até então líder da competição com 5 pontos, empatado com o indiano Gukesh. Firouzja fez um péssimo primeiro turno, e estava com 3 pontos na penúltima colocação, mas vindo de uma vitória na 7ª rodada contra Gukesh e empate na 8ª rodada contra Praggnanandhaa, o francês chegou contra Nepomniachtchi visando se reestabelecer na competição, e vinha muito bem de brancas, aplicando pressão na posição e ditando o ritmo da partida. Alireza estava jogando a partida para ganhar enquanto Ian precisava encontrar os melhores lances de defesa para assegurar o empate.

Segundo as palavras do próprio Firouzja, que após o jogo externou a situação em suas redes sociais, o chefe de arbitragem Aris Marghetis se dirigiu ao francês, que estava andando pelo salão esperando o movimento de Ian Nepomniachtchi, e disse para que Firouzja não andasse mais pelo salão, pois seu sapato estava fazendo muito barulho no chão de madeira. Alireza afirma em suas redes sociais que seus sapatos são formais e aprovados pela FIDE, mas que mesmo assim o árbitro recomendou que Firouzja utilizasse outros sapatos no próximo dia de jogos. O francês ainda pontuou: “Honestamente, essas situações pouco profissionais estão acontecendo comigo em quase todos os torneios e me levando ao ponto de exaustão”. 

Em outra situação, ainda em 2021, durante a última rodada do torneio Tata Steel Masters, houve um incidente em que a organização do evento pediu ao francês para que sua partida fosse realocada, com o intuito de realizar uma partida decisiva do evento em sua mesa. Firouzja , que brigava pelo primeiro lugar e descobriu que não tinha mais chances de título durante o pedido, se sentiu desrespeitado e decidiu continuar a partida na mesma mesa.

Após a reclamação externa de Firouzja, o árbitro Aris Marghetis foi convidado para conceder entrevista contando sua versão dos fatos. Na entrevista, o árbitro afirma que os jogadores são liberados a caminhar pelo salão e que por conta do piso de madeira ser um pouco antigo, os sapatos de todos os jogadores faziam um pouco de barulho naturalmente, mas o de Firouzja chegou a destoar muito. Apesar da preocupação do som potencialmente estar atrapalhando outros participantes, o árbitro apenas intervém quando, de fato, ouviu uma reclamação sobre o barulho de um enxadrista, sendo ele Nijat Abasov. “Como o chefe de arbitragem, tenho responsabilidades e uma delas é proteger a integridade das partidas”.

Firouzja afirmou ter perdido o foco da partida e após isso, acabou empatando com Ian, que conseguiu estabilizar sua posição e não dar chance de progresso para nenhum dos lados. A confusão continuou no dia seguinte, durante a décima rodada, quando o pai de Firouzja ameaçou chamar a polícia caso não pudesse ficar na arquibancada durante o evento. Apesar de ser permitida plateia, por um protocolo anti-trapaça, membros de família e treinadores dos participantes só podem acompanhar os primeiros 15 minutos da partida dentro do prédio, e depois devem deixar o evento. 

firouzja
Firouzja e Nepomniachtchi concordam em um empate. Reprodução/ FIDE

Já fora do prédio após ser escoltado, Hamidreza Firouzja compartilhou em entrevista a conversa que teve com seu filho na noite anterior, em que Alireza afirmava não querer mais jogar xadrez. É importante ressaltar que, além de um dos grandes enxadristas da atualidade, ocupando a sexta posição do ranking mundial, Alireza, que apesar do talento ainda tem apenas 20 anos, também segue carreira na indústria da moda como designer, o que já afastou dos tabuleiros por um tempo entre 2022 e 2023. 

Na partida contra o americano Fabiano Caruana, Firouzja jogou mal e acabou perdendo de pretas. Com apenas 3,5 pontos em 10 rodadas e com mais quatro a ser disputadas, a tarefa de conquistar o título de desafiante no Campeonato Mundial de Xadrez ficou quase impossível, já que segue como penúltimo colocado a 2,5 pontos de distância do líder Ian Nepomniachtchi.

De lado as desavenças de Firouzja com a organização, muitas partidas importantes estremeceram o topo da classificação. Nepomniachtchi, apesar de líder empatado com Gukesh, pode sentir falta de pontos não conquistados contra Firouzja e Nijat Abasov, os dois últimos colocados, sendo o caso de Abasov ainda mais grave. Enquanto Firouzja vive um torneio ruim mas segue como um dos 10 melhores enxadristas do mundo, Abasov chegou ao Candidatos na 114ª posição do ranking mundial e quase 100 pontos de rating de distância a qualquer outro participante. Contra Abasov, o russo conseguiu apenas dois empates, que concederam a ele 0,5 pontos cada. No duelo de líderes, contra o indiano Gukesh, um empate rápido deixou os dois também empatados na classificação com 6 pontos

NAKA ABSOV
Hikaru Nakamura, um dos líderes, enfrentando Abasov. Reprodução/ FIDE

Outra partida importante foi a de Hikaru Nakamura contra Fabiano Caruana. Os dois americanos ocupam atualmente a terceira colocação empatados com 5.5 pontos, junto de Praggnanandhaa. Os dois americanos se enfrentaram na oitava rodada e Nakamura, que começou mal o torneio, se colocou de volta na briga pelo título ao vencer com as peças brancas, depois de deixar Caruana apurado no tempo e forçar seu erro. Caruana também empatou com Abasov na nona rodada, mas garantiu a vitória contra Firouzja na décima partida para se recuperar. Já Nakamura perdeu de Vidit Gujrathi, mas voltou aos trilhos ao vencer Abasov.

Gukesh, líder junto de Nepomniachtchi, venceu Gujrathi após um erro no meio jogo de seu adversário. A pressão foi tanta que Gukesh encontrou um xeque-mate forçado em 11 lances, executando-o até o décimo lance, quando Vidit abandonou a partida. 

abs
Classificação do torneio absoluto. Reprodução/ FIDE

No feminino, o confronto da vez foi o de Tingjie Lei e Zhongyi Tan. Após perder de brancas no primeiro turno, Tingjie conseguiu se reencontrar durante o torneio, mas precisava de uma vitória de pretas para alcançar a líder Zhongyi. No meio da partida, a posição estava muito equilibrada e as jogadoras quase empataram pela regra das três repetições (se a mesma posição é repetida em três ocasiões no tabuleiro, o jogador pode chamar o árbitro e reivindicar o empate). 

Na hora de sacramentar o empate, Zhongyi Tan, em um excesso de confiança, decidiu mudar seu movimento e continuar a partida, mas a chinesa saiu de um empate garantido para uma dura derrota, que agora a mantém na primeira posição empatada com Tingjie Lei. Nas rodadas seguintes, Lei empatou com Nurgyul Salimova e venceu Aleksandra Goryachkina, enquanto Zhongyi Tan venceu Vaishali Rameshbabbu e empatou contra Koneru Humpy.

LEI
Duelo entre Zhongyi Tan e Lei Tingjie, pela liderança do torneio feminino. Reprodução/ FIDE

Apesar de estarem respectivamente na última e penúltima colocação do torneio, a búlgara Nurgyul Salimova e a indiana Vaishali protagonizaram um dos jogos mais inacreditáveis do torneio até aqui. Após entrar no estágio final da partida, Salimova estava em uma posição completamente ganha, em que caso encontrasse os movimentos corretos, seria impossível à Vaishali se recuperar na partida, mas uma série de movimentos equivocados deram chances de empate para a indiana que, logo em seguida, colocou-a si mesma em uma posição vencedora, executando os lances corretos e conquistando a vitória. Salimova não soube defender o contra-jogo da sua adversária adequadamente e quando deu a devida atenção, já era tarde demais.

CL
Classificação feminina. Reprodução/ FIDE

 

Os jogadores voltam aos tabuleiro, entre os dias 17 e 21, para as últimas quatro rodadas decisivas no torneio.As partidas acontecem a partir das 15h30 no horário de Brasília, com transmissão no Youtube. No Brasil, o GM Krikor Mekhitaryan transmite em tempo real e faz comentários junto da Mestre Internacional Feminina Florência Fernandez, no canal Chess24 Português. Também é possível acompanhar as partidas lance-a-lance em plataformas de xadrez como o chess.com ou lichess.com.