Nesta última sexta-feira, (10), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, o treinador Dorival Jr anunciou a lista de convocados para amistosos contra o México e Estados Unidos, os anfitriões da competição que reunirá, em junho, as principais seleções do continente americano para a disputa da Conmebol Copa América 2024.
O treinador contará com um elenco de 26 atletas para o torneio. Na lista inicial, anunciada no dia 10 de maio, foram convocados apenas 23 jogadores, mas seis dias depois, a Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, ampliou o número de vagas disponíveis.Além disso, em busca de um centroavante ideal para a seleção brasileira, Dorival entregou uma novidade para o plantel. Trata-se do estreante Evanilson, atacante que defende as cores azuis e brancas do Porto, clube de Portugal.
Lista de convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool - ING); Bento (Athletico Paranaense - BRA); Rafael (São Paulo - BRA);
Laterais: Danilo (Juventus - ITA); Guilherme Arana (Atlético Mineiro - BRA); Wendell (Porto - POR); Yan Couto (Girona - ESP);
Zagueiros: Beraldo (PSG - FRA), Bremer (Juventus - ITA), Éder Militão (Real Madrid - ESP), Gabriel Magalhães (Arsenal - ING) e Marquinhos (PSG - FRA);
Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham - ING), Bruno Guimarães (Newcastle - ING), Douglas Luiz (Aston Villa - ING), Éderson (Atalanta - ITA), João Gomes (Wolverhampton - ING) e Lucas Paquetá (West Ham - ING);
Atacantes: Endrick (Palmeiras - BRA), Evanilson (Porto - POR), Gabriel Martinelli (Arsenal - ING), Pepê (Porto - POR), Raphinha (Barcelona - ESP), Rodrygo (Real Madrid - ESP), Savinho (Girona - ESP) e Vini Jr (Real Madrid - ESP);
Esta é a segunda convocação de Dorival Jr enquanto treinador da seleção brasileira. A primeira foi realizada em março para os amistosos contra Espanha e Inglaterra, jogos realizados no fim do mesmo mês. Em relação às listas iniciais de cada convocação, o treinador realizou 6 alterações entre os elencos convocados.
Jogadores que estavam na lista inicial da primeira convocação, mas não estão na segunda:
Ayrton Lucas (Flamengo - BRA) - defensor;
Murilo (Palmeiras - BRA - defensor;
André (Fluminense - BRA) - meio-campista;
Casemiro (Manchester United- ING) - meio-campista;
Pablo Maia (São Paulo - BRA) - meio-campista;
Richarlison (Tottenham Hotspur - ING) - atacante;
Jogadores que não estavam na lista inicial da primeira convocação, mas que estão na segunda:
Guilherme Arana (Atlético Mineiro - BRA) defensor;
Bremer (Juventus - ITA) - defensor;
Éder Militão (Real Madrid - ESP) - defensor;
Éderson (Atalanta - ITA) - meio-campista;
Pepê (Porto - POR) - atacante;
Evanilson (Porto - POR) - atacante;
Alterações em menos de 10 dias
No domingo (19), o Dorival Jr anunciou mudanças em sua lista inicial anunciada no dia 10 de maio. A primeira, trata-se da entrada do goleiro Rafael, do São Paulo, no lugar de Ederson, do Manchester City, o qual sofreu uma fratura na cavidade ocular no fim da temporada europeia pelo clube inglês.
Aém disso, a partir da liberação de mais 3 vagas nos planteis das seleções que jogarão a Copa América 2024, o Dorival pôde convocar mais 3 jogadores: Bremer, defensor da Juventus (ITA), Éderson, meio-campista da Atalanta (ITA) e o Pepê, atacante do Porto (POR). Assim, o treinador encerrou o elenco que viajará aos Estados Unidos.
Na coletiva de imprensa após o anúncio da lista inicial dos atletas convocados, o treinador indicou que há duas datas as quais sua comissão terá a possibilidade de alterar os jogadores que representarão o Brasil:
12 de junho, a mesma data em que está marcado o segundo amistoso, contra os Estados Unidos;
23 de junho, um dia antes da estreia brasileira na Copa América. Mas, nesta última data, serão disponibilizadas mudanças apenas diante de estados clínicos negativos confirmados, como lesões de jogadores;
Homem-gol, um novo franco-atirador
A única novidade desta convocação para a seleção brasileira, é a presença de Evanilson, atacante do Porto, de Portugal.
Aos 13 anos, o atacante nascido no Ceará chegou ao Rio de Janeiro para acertar com as categorias de base do Fluminense. O “cria de Xerém” estreou com a camisa tricolor carioca no final de 2019, com 20 anos.
No ano seguinte, Evanilson assinou um pré-contrato com o Tombense, equipe que estava na série C do campeonato brasileiro à época. Mas, antes mesmo de estrear com a camisa da equipe mineira, foi emprestado para o próprio Fluminense.
9 gols em meia temporada foram o suficiente para Evanilson chamar a atenção de clubes europeu. O atacante foi contratado pelo Porto pela bagatela de 8,8 milhões de euros (quase 60 milhões de reais com base na moeda na época).
Em quase 4 anos em Portugal, Evanilson tem as seguintes estatísticas:
129 partidas jogadas, 44 gols e 14 assistências (dados do Sofascore);
“Qualquer treinador quer ter um Evanilson, incluindo o da seleção brasileira, com certeza. Mas isso já não cabe a mim", disse Sérgio Conceição, treinador do Porto, em novembro de 2023.
Na atual temporada, ele é um dos principais destaques da equipe portuguesa. É um jogador versátil, com dotes para atuar dentro da área adversária, bem como habilidoso e veloz para cair pelas pontas. “Se repetir aquilo que vem realizando no seu clube, não tenho dúvidas que será uma grata surpresa”, disse o treinador da seleção sem poupar elogios ao atacante.
Contagem regressiva
A seleção brasileira começa seus períodos de treinos com os jogadores a partir do final de maio, após o término da temporada europeia de clubes. Todos os jogadores que atuam fora do Brasil deverão se apresentar no próximo dia 30 do mês. Os jogadores que atuam em território nacional (Bento, Endrick, Guilherme Arana e Rafael) deverão se apresentar alguns dias depois, em 3 de junho.
Para aquecer os motores, Dorival terá dois amistosos para ajustar os detalhes finais de sua equipe. Já em território americano, o Brasil enfrentará o México, no dia 8 de junho, em Kyle Field, no Texas, e o próprio EUA, no dia 12, no Camping World Stadium, em Orlando.
Em seguida, inicia-se a Copa América entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos. A estreia da amarelinha será na fase de grupos contra a Costa Rica, em 24 de junho. Em seguida, tem como adversários o Paraguai e a Colômbia.