A terceira rodada da Copa do Mundo de Xadrez encerrou nesta segunda (07), com a definição dos matches que foram para a etapa de rápidas. A rodada teve grandes partidas, como a do Grande Mestre norueguês Magnus Carlsen, que na primeira partida de clássicas teve mais de 99% de precisão em seus movimentos. Nas rápidas, a lenda do xadrez ucraniano Vasyl Ivanchuk, também fez uma partida mágica para vencer o chinês Yi Wei. Ao final da rodada, o GM holandês Anish Giri e o francês Maxime Vachier-Lagrave, ambos entre os vinte melhores jogadores do mundo, acabaram eliminados.
O match entre os GMs Anish Giri e o azerbaijano Nijat Abasov contou com oito partidas. Após dois empates na etapa de clássicas (partidas pensadas em que cada jogador conta com 90 minutos para 40 lances e após 40 lances, mais 30 minutos, além de um incremento de 30 segundos a cada lance), o desempate foi para as rápidas (neste torneio, as partidas rápidas começam com duas partidas de 25 minutos para cada jogador com 10 segundos de incremento por lance. Em caso de um novo empate, mais duas partidas devem ser realizadas com o tempo reduzido a 10 minutos para cada jogador, com 10 segundos de incremento por lance. O controle de tempo será reduzido a cada série de duas partidas até que um dos jogadores tenha a vantagem definitiva). Na primeira série, Giri saiu na frente na partida de brancas, mas perdeu a chance de se classificar ao ser derrotado de pretas. Após cinco empates seguidos, a última partida foi realizada no controle de tempo conhecido como blitz (cada jogador possui três minutos com incremento de 2 segundos por lance), e o holandês, sétimo colocado no ranking da FIDE com 2769 pontos, perdeu por tempo.
Já o francês Vachier-Lagrave, décimo terceiro no ranking mundial, acabou sendo eliminado na etapa de clássicas. O Grande Mestre enfrentou o prodígio de apenas 17 anos Javokhir Sindarov, do Uzbequistão. O match começou com um empate em que Lagrave jogou de pretas, e na segunda partida, Sindarov e o francês travaram uma batalha confusa e repleta de emoções. No fim, apesar de muitos recursos inimagináveis de Lagrave, Sindarov jogou o final com maestria, e seu adversário abandonou a partida.
O sete vezes campeão mundial de xadrez e atual número 1 do mundo, Magnus Carlsen, continuou seu brilhantismo, jogando com o conterrâneo Aryan Tari. A primeira partida de Carlsen foi praticamente perfeita, jogando de brancas teve 99% de precisão e conseguiu a vantagem. Na segunda, Tari arrancou do multicampeão seu primeiro empate no torneio, até então o jogador havia vencido todas as três partidas disputadas. Mas o resultado não foi o suficiente para manter Aryan vivo na competição.
Quem também impressionou os computadores foi o ucraniano Ivanchuk. O Grande Mestre de 54 anos vingou o brasileiro Luis Paulo Supi, que foi eliminado na última rodada contra o chinês Yi Wei. Após dois empates nas clássicas e um empate na primeira partida de rápidas, o Grande Mestre chinês não conseguiu se equiparar aos 99.1% de precisão da lenda ucraniana, e se despediu do torneio.
Agora, a Copa passa a contar com apenas 32 jogadores e grandes duelos começam já na quarta rodada. O Número dois do mundo, GM americano Hikaru Nakamura, enfrenta o prodígio e quarto melhor enxadrista jovem do mundo, o Grande Mestre indiano Rameshbabu Praggnanandha. Sindarov enfrenta o indiano Erigaisi, ambos estão entre os 10 melhores jovens do mundo. Outras partidas em destaque são: Magnus Carlsen contra o alemão de 2701 pontos de rating Vincent Keymer; o duelo de americanos entre Fabiano Caruana e Ray Robson; o atual vice-campeão mundial Ian Nepomniachtchi e o Grande Mestre indiano Nihal Sarin.
No dia 8 de agosto, os remanescentes ganham um dia livre. A quarta rodada acontece entre os dias 9 e 11, a partir das 8h no horário de Brasília, e é possível assistir às partidas através do Youtube, ou acompanhar lance a lance em sites como o chess.com e o lichess.com.
Copa do Mundo de Xadrez Feminina
Na modalidade feminina do torneio há uma rodada a menos, então com o fim da terceira rodada, as jogadoras já se preparam para as oitavas de final. Após vencer o Mundial de Xadrez feminino semanas atrás, a Grande Mestre Chinesa Ju Wenjun não demonstrou cansaço, e por enquanto vai avançando e confirmando o favoritismo.
De modo inusitado, disputando uma das vagas para as quartas de final, duas irmãs se enfrentam na próxima rodada. A Grande Mestre ucraniana Anna Muzychuk enfrenta sua irmã mais nova, a também Grande Mestre Maryia Muzychuk.