As diferenças do ativismo e da luta política no passado e na atualidade

Como as tecnologias influenciam a geração z na militãncia
por
Isadora Verardo Taveira
|
24/11/2022 - 12h

Por Isadora Verardo

Dia 11 de agosto de 2022. Largo São Francisco, centro de São Paulo. Manifestação em defesa do Estado Democrático de Direito, após diversos ataques do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre o sistema eleitoral e as instituições legítimas do país. Lotado. Ver as ruas estreitas do centro da capital tomadas por pessoas, que se uniram e se mobilizaram em prol daquilo que demoramos anos para conquistar: a democracia. Um ponto me chamou a atenção: a quantidade de pessoas mais velhas, que provavelmente viveram a ditadura e a redemocratização do Brasil era muito grande. Onde estavam os jovens?  

“É delicado olhar o presente com os olhos do passado no sentido comparativo” - afirma Maria Luiza Nogueira, estudante de Relações Públicas da ECA-USP e militante do coletivo Afronte, quando questionada sobre as diferenças do ativismo no passado e no presente. Retomando um pouco historicamente, durante os anos de chumbo, a conjuntura política e social do Brasil era completamente distinta dos dias atuais. O contexto era de Guerra Fria, ditadura militar, repressão, além de um país extremamente polarizado, e a militância era condizente com o momento político. O historiador Alcyr, ativista do movimento estudantil durante o período militar enfatiza que “Quando a gente entrava para a luta, a gente tinha a consciência de que a coisa poderia pegar e você poderia morrer, porque eles matavam mesmo. Então quando a gente ia para a militância, nós também não éramos santos, partíamos para a pancada, para a agressão.” 

“Às vezes, tenho a impressão de que, quando estou perto de jovens, existe a noção de que a maneira de promover a mudança é julgar as outras pessoas o máximo possível e que isso é suficiente. Isso não é ativismo, isso não está gerando mudanças. Se tudo o que você faz é atirar pedras, provavelmente não irá muito longe.” declarou o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em coletiva de imprensa. É interessante ver como tudo é inerente aos caminhos e a suposta “evolução” da humanidade. Por mais que atualmente exista uma enorme capacidade e rapidez para veicular notícias - muito maior do que durante o período militar - as capas dos jornais contra-hegemônicos foram substituídas por rasos depoimentos no Twitter, escancarando um enganoso ativismo político da juventude. É injusto afirmar que no passado as lutas eram realmente combativas e nos tempos atuais deixaram de ser, entretanto é inegável a comodidade que a sociedade encontrou atrás das telas dos celulares e da crença de que fazer oposição é uma tarefa simples, assim como postar uma foto nos stories do Instagram.

Quando perguntado sobre as diferenças entre a militância do passado e do presente, Alcyr afirma que atualmente o ativismo está muito devagar “Existe uma indústria de desinformação, hoje as fontes vem das redes sociais, e com ela vem tudo que é bom e tudo que é ruim também. As fake news prejudicaram esse acesso à informação, então hoje a militância está muito comprometida, e feita de uma forma muito precária.” O historiador complementa que, quando era militante pelo movimento estudantil em 1977, a oposição era mais sólida e combativa: “A gente lutava e partia para o corpo a corpo, muitos queriam fazer uma reforma agrária, ir para o campo, imitar os movimentos de Fidel Castro, a guerrilha urbana.”

Em contrapartida, Maria Luiza assegura que hoje a juventude, principalmente com o advento das redes sociais, com mobilizações, tendências mundiais, vêm se organizando e protagonizando lutas em várias esferas. “Eu acredito que esse setor segue protagonizando uma série de ações sociais no Brasil e no mundo inteiro, mas de formas diferentes. Acho que durante a ditadura militar foi construído o que é uma herança, inclusive para a juventude brasileira que é o próprio movimento estudantil, que também cumpriu um papel muito importante nesses últimos tempos.” As tecnologias trouxeram uma mobilidade muito grande, uma capacidade de alcance invejável. Com um clique é possível engajar um milhão de pessoas, jovens que estão constantemente conectados. Mesmo com as diferenças, principalmente na conjuntura política e social do Brasil nos dois períodos, é necessário abordar a comodidade que as redes sociais trouxe para a militância. 

Basta ligar a TV para ver o grande engajamento da juventude em movimentos, principalmente pelo clima. O ativismo climático tornou-se pauta da geração atual, e é inegável o protagonismo dos jovens. Ativistas como Greta Thunberg – a adolescente sueca que criou o movimento Fridays for Future e se tornou o maior símbolo do ativismo de sua geração – usam suas vozes para protestar e exigir das lideranças globais ações para combater a crise climática e garantir o futuro do planeta. “O tema que é mais atual que nunca, das mudanças climáticas ao racismo ambiental, do combate ao colapso ambiental, também tem uma cara muito jovem no Brasil e no mundo inteiro”, acrescenta Malu. 

Fica claro o abismo que existe entre opiniões, dados, tempo e espaço. Falar sobre a geração que cresceu em meio a tecnologia, e relacionar as consequências dessa (re)volução com os anos de chumbo é uma tarefa, no mínimo, delicada. A estudante afirma que “As redes sociais não são o suficiente, não substituem o corpo a corpo, o dia a dia e o cotidiano que é necessário para qualquer tipo de construção de ativismo.” O que as tecnologias trouxeram é impressionante, fascinante. Mas nada é capaz de substituir o olho no olho, a troca, as conexões. E isso se aplica em todos os âmbitos da sociedade, desde relações pessoais até as relações com o mundo, com a militância, a luta por direitos. Alcyr finaliza com a pergunta “O que é ativismo com a tecnologia? Hoje eu enxergo uma terra de ninguém” - responde o historiador.