Diego Lopes venceu Jean Silva no main-event do UFC Noche (Ultimate Fighting Championship), realizado no Frost Bank Center em San Antonio, no estado americano do Texas, no último sábado (13). Após dois rounds sangrentos, Jean cresceu e chegou perto de liquidar a noite com sucessivos golpes que balançaram o número dois do ranking peso-pena (até 66,2kg). Mas foi no momento de euforia de ‘Lord’ que Lopes tirou uma cotovelada giratória da cartola e encerrou o combate, quebrando a invencibilidade de Silva dentro do UFC.
“No backstage, estava fazendo o mesmo movimento, quando ele veio para cima eu sabia que era o momento exato para girar o cotovelo e nocautear. Eu falei para o meu técnico que essa era uma luta fácil”, concluiu Diego, em entrevista dentro do octógono.
A luta
No primeiro round, após um início morno e estudado pelos lutadores, Jean desferiu um chute rodado na linha de cintura que expôs uma brecha para seu adversário levá-lo ao chão do octógono. Rapidamente, o Manauara conseguiu a montada e fez chover cotoveladas na posição de ground and pound, ferindo a cabeça de Silva. O atleta da Fight Nerds se recuperou e, após sequência duríssima, acertou um chute frontal absorvido por Diego.
No segundo round, Jean encontrou a distância e conectou boas combinações seguidas de provações para desestabilizar seu adversário. Com vantagem na luta em pé, Lord alternou golpes na linha de cintura, cabeça e um direto de direita fez Lopes recuar. Ciente do risco, Diego levou a luta ao chão, mas não dominou com êxito como no primeiro assalto. Silva levantou e partiu para cima, mas o manauense aplicou uma cotovelada giratória que encontrou o topo da cabeça do seu rival, e ainda no chão, levou alguns golpes antes do arbítrio interromper.

Resultados do UFC Noche
Além da vitória de Diego Lopes na luta principal, outros duelos marcaram a noite.
Iniciando o card preliminar, o ucraniano Daniil Donchenko venceu o brasileiro Rodrigo Sezinando na final do peso médio (até 84,3kg) do TUF (The Ultimate Fighter), via nocaute técnico no primeiro round. Após decisão dividida dos juízes, a mexicana Montse Rendon venceu a brasileira Alice Pereira na categoria peso-galo (até 61,6kg). Na terceira luta da noite, o mexicano Alden Coria venceu o brasileiro Alessandro Costa na categoria peso-mosca (até 57,1kg), por nocaute técnico no terceiro round. O combate entre os americanos Zachary Reese e Sedriques Dumas na categoria peso-médio (até 84,3kg), terminou sem resultado após infração acidental de Reese.
O mexicano Jesus Aguilar também foi um dos vencedores da noite ao superar o estadunidense Luis Gurule na categoria peso-mosca (até 57,1kg), via decisão unânime. Da mesma forma, mas pela categoria peso-palha (até 52,6kg), a americana Tatiana Suarez venceu a brasileira Amanda Lemos. O goiano Joaquim ‘Netto BJJ’ Silva venceu o peruano Claudio Puelles na categoria peso-leve (até 70,7kg), por decisão dividida dos juízes. Fechando o card inicial o sérvio Dusko Todorovic venceu o mexicano Jose Daniel Medina, pelos médios (até 84,3kg), após finalizar o adversário no primeiro round. Dando início ao card principal, o mexicano Santiago Luna nocauteou no primeiro assalto o vietnamita Quang Le na categoria peso-galo (até 61,6kg). Também com um nocaute , mas dessa vez no segundo round, o norte-americano Alexander Hernandez venceu o brasileiro Diego Ferreira na categoria peso-leve (até 70,7kg).
Em duelo americano, Kelvin Gastelum levou a melhor sobre Dustin Stoltzfus na categoria peso-médio (até 84,3kg), via decisão unânime. No peso-leve (até 70,7kg), o mexicano Rafa Garcia venceu o estadunidense Jared Gordon por nocaute técnico no terceiro round. No co-main event da noite, o mexicano David Martinez venceu o porto-riquenho Rob Font na categoria peso-galo (até 61,6kg), via decisão unânime.
O próximo evento da organização movimenta a divisão dos meio-pesados (até 93,4 kg). No dia 27 de setembro, o UFC Fight Night terá como atração principal o duelo entre o neozelandês Carlos Ulberg, em ascensão na categoria, e o ex-desafiante ao cinturão, o americano Dominick Reyes.
Glossário
Main-event: luta principal do evento
Ground and pound: é uma técnica empregada na luta
Co-main event: pré-luta principal