Unbesiegbar, tradução do alemão para invencível representa perfeitamente a temporada do Bayer 04 Leverkusen Fußball GmbH. O time treinado pelo campista Xabi Alonso (campeão do mundo em 2010) ergueu a famosa salva de prata (troféu da bundesliga) neste sábado (18) após uma campanha fantástica de 28 vitórias e 6 empates em 34 rodadas, nenhuma derrota. Portanto, com esse feito, os “Werkself” se tornaram o primeiro time da história a vencer o campeonato alemão de forma invicta.
O técnico espanhol foi a principal figura desta conquista, ainda ao assumir o time na temporada 2022/23, quando estava na vice-lanterna da Bundesliga e construiu um time impecável desde então.
Com um estilo de jogo focado no sistema tático utilizado por Xabi Alonso, com três zagueiros, 3-4-2-1 distribui o time com jogadores em zonas que geram incômodo às costas do volante adversário ou o espaço conhecido por entrelinhas, entre meio-campo e defesa. Os alas também são um dos pontos fortes do time, com Jeremie Frimpong e Alejandro Grimaldo atuando em jogadas em que partiam da defesa e chegavam à linha de fundo com força e competência.
Além disso, outros grandes destaques na campanha, além de Grimaldo e Frimpong, foram os meio-campistas Granit Xhaka e Exequiel Palacios, o atacante Victor Boniface e o camisa dez Florian Wirtz (revelação do Leverkusen).
Inclusive, mesmo tendo levantado a taça apenas no sábado, o clube já era matematicamente campeão desde o mês passado. Em 14 de abril de 2024, o Bayer Leverkusen conquistou, com cinco rodadas de antecedência, o primeiro título da Bundesliga da sua história ao golear o Werder Bremen por 5 a 0. A conquista encerrou uma hegemonia do poderoso Bayern de Munique de 11 títulos seguidos.
Atualmente, além da Alemanha, o clube foi o time que esteve mais tempo invicto durante a temporada europeia. Foram 51 jogos de invencibilidade, a maior da história moderna do futebol europeu, quebrando o histórico recorde do lendário Benfica de Eusébio, que ficou 48 partidas sem perder entre 1963 e 1965. A primeira e única derrota da equipe veio na final da UEFA Europa League contra a Atalanta, da Itália