Nesta segunda-feira (02) ocorreu a segunda partida entre Phoenix Suns e Denver Nuggets pela semifinal dos Playoffs da Conferência Oeste. O jogo dois da série melhor de sete, assim como o primeiro, aconteceu na Ball Arena, em Denver, no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Em casa, o Nuggets venceu o Phoenix por 97 a 87 e abriu 2 a 0 na série.
O primeiro jogo da série, disputado no último sábado (29), foi marcado por domínio do Nuggets sobre o Suns, e terminou 125 a 107 para os donos da casa. A equipe mandante contou com ótima atuação da dupla Jamal Murray que teve 34 pontos, nove assistências e cinco rebotes; e Nikola Jokic que anotou 24 pontos e 19 rebotes, para vencer o time liderado por Kevin Durant e Devin Booker. Juntos K.D e Book somaram 56 pontos, insuficientes para evitar a derrota fora de casa, com destaque para o alto aproveitamento na bola de três (48%) do time de Denver.
Com a derrota no primeiro confronto, mesmo fora de casa, o Phoenix Suns buscou empatar a série na segunda partida. O intuito era não voltar ao FootPrint Center, no Arizona, com um 2 a 0 de desvantagem na bagagem. A equipe do Suns, apesar de boa atuação do ala-armador Devin Booker, não contou com uma noite inspirada do restante do time. O Nuggets, que não tem nada com isso, aproveitou a atuação ruim do adversário.
O primeiro quarto do jogo dois começou equilibrado. Ambas as equipes cometeram erros e precipitações que refletiram em um baixo placar (21 a 18). O destaque pelo lado do Suns foi a defesa. A equipe do Arizona limitou o Denver em apenas 18 pontos. Os dois times tiveram baixo aproveitamento de quadra, principalmente na bola de três pontos. O Nuggets converteu 29% de suas bolas triplas, enquanto Phoenix se restringiu a apenas 11%. Jokic foi o cestinha do período com 11 pontos anotados.
Antes do intervalo, o segundo quarto ficou caracterizado pela entrega e disposição física dos atletas. A defesa e contestação dos arremessos por parte do Phoenix continuaram eficientes. Jamal Murray e o ala Michael Porter Junior arremessaram juntos para 2/14, baixo aproveitamento influenciado pela agressividade defensiva do Suns. O jogo foi para o intervalo em 42 a 40 em favor da equipe da Terra do Sol.
O terceiro quarto marcou um duelo particular entre Nikola Jokic e Devin Booker. No período, o pivô do Denver anotou 18 pontos e o ala-armador do Phoenix contribuiu com 11. Book era a principal arma ofensiva da equipe do Arizona, já que Kevin Durant, em uma noite ruim, não conseguia produzir. O ala-pivô americano do Suns anotou somente 16 pontos e sete rebotes somando os três quartos. The Joker, apelido de Jokic na liga, foi quem manteve o Nuggets próximo ao placar, ao alcançar um duplo-duplo (30 pontos e dez rebotes).
O período ainda contou com uma lesão na virilha do armador Chris Paul, do time do Suns. CP3 sentiu na metade do terceiro quarto e não retornou mais para a partida. Cameron Payne, armador reserva, foi quem o substituiu. A parcial do quarto foi parelha entre as equipes (31 a 30) e terminou com uma vantagem de três pontos para o Phoenix, 73 a 70.
No quarto período o Suns não teve um bom início, a equipe de Monty Willians teve dificuldade em converter os arremesso. Com a urgência de vitória, o técnico deixou K.D e D. Book em quadra durante quase toda a parcial. Kentavious Caldwell-Pope, ala-armador do Denver, com duas bolas de três seguidas virou o jogo para a equipe da casa, aos nove minutos da última parcial (76 a 73). Jokic e Booker seguiram duelando, seus pontos resultaram em trocas de lideranças constantes. O pivô do time do Colorado alcançou os 39 pontos e 16 rebotes e fechou o jogo. Booker foi o destaque do Suns com 35 pontos anotados. No final, melhor para o Denver Nuggets que venceu por 10 pontos de diferença, 97 a 87.
O Suns ligou o alerta e viu a necessidade de vitória aumentar depois da derrota. O histórico da equipe de Monty Willians em séries de Playoffs após perder os dois primeiros embates é de 0-13. A equipe nunca reverteu essa situação. Jokic e o Denver têm a possibilidade de fechar o confronto, se vencer os próximos dois jogos como visitante.
A equipe do Colorado, que agora tem 2 a 0 na série, vai ao Arizona na próxima sexta-feira (05) enfrentar o Phoenix Suns pelo jogo 3 da série melhor de 7. A partida será no FootPrint Center, às 23h00 (horário de Brasília).