Na quarta-feira (7) o Denver Nuggets e o Miami Heat se enfrentaram pelo jogo 3 das Finais da NBA. A partida que aconteceu no Kaseya Center, ginásio do Heat, na Flórida, e terminou em 109 a 94 a favor da equipe visitante. O grande destaque do jogo foi novamente o pivô do Nuggets, Nikola Jokic. O sérvio, em mais uma noite de gala, anotou seu segundo triplo-duplo em três duelos decisivos até aqui e conduziu a equipe do Colorado para a segunda vitória na série (2 a 1).
Apesar de um primeiro quarto equilibrado, a equipe do Miami Heat iniciou o jogo em vantagem. Com uma bandeja do pivô Bam Adebayo e uma bola tripla de Kevin Love, o time da Flórida abriu 5 a 0 em relação ao Denver Nuggets. Os visitantes, por sua vez, empataram o duelo aos 5:32 com um arremesso de Nikola Jokic, deixando o confronto em 14 a 14. Logo na sequência, o Nuggets, com mais uma participação ofensiva do atleta sérvio, virou o embate e assumiu a liderança do placar. A partida seguiu parelha e foi para o segundo período igualada em 24 a 24. Jimmy Butler e Jokic foram os cestinhas da primeira parcial, ambos anotaram 10 pontos.
O segundo quarto continuou muito equilibrado e com algumas trocas de liderança no placar. Bam Adebayo, com boa participação no ataque, após um arremesso da meia distância chegou aos nove pontos no jogo e deixou a partida em 29 a 29. O Denver Nuggets, apesar de atuar longe de seus domínios, continuou forte na parte ofensiva e chegou a abrir cinco pontos de frente já na reta final do período, com dois lances livres convertidos por Jokic. Kyle Lowry, armador do Miami Heat, tentou uma bola do perímetro no estouro do cronômetro para diminuir a desvantagem dos mandantes, mas errou. O embate na Flórida foi para o intervalo em 53 a 48 a favor de Denver.
A vantagem imposta pelo Nuggets sobre o Heat foi o que caracterizou o terceiro período. A equipe do Colorado voltou melhor dos vestiários e chegou a abrir 13 pontos de frente em relação aos mandantes, após bola tripla de Nikola Jokic (73 a 60). A eficiência dos arremessos de quadra de ambos os times diminuiu no quarto. Apesar disso, o Denver utilizou da imposição física e vantagem técnica para conseguir pontuar. Butler e Adebayo seguiram bem no jogo e juntos somavam 41 pontos. Mesmo com a dupla de estrelas do Miami Heat tendo uma boa atuação no duelo, o restante da equipe não correspondia na mesma intensidade. O placar da terceira parcial ficou em 82 a 68 para os visitantes.
A vitória do Denver Nuggets foi confirmada no último quarto. A equipe liderada por Nikola Jokic administrou o resultado construído ao longo da partida, conteve o ímpeto do Miami Heat e abriu 2 a 1 na série decisiva da temporada.
Para conseguir a vitória atuando no Kaseya Center, o Denver Nuggets contou mais uma vez com uma ótima atuação de Nikola Jokic. O “The Joker”, como é apelidado carinhosamente na liga, anotou mais um triplo-duplo em finais, seu segundo nessa edição, que também é sua primeira participação em decisões da NBA. O atleta terminou a partida com 32 pontos e 21 rebotes anotados. Além disso, ele ainda contribuiu com 10 assistências. O camisa 15 do Nuggets se tornou o primeiro jogador na história da NBA Finals a conseguir mais de 30 pontos, 20 rebotes e 10 assistências em um único jogo.
Jamal Murray, do Denver, foi mais um atleta da equipe do Colorado que teve uma atuação acima da média. O armador do Nuggets, que teve um jogo 2 discreto, se recuperou na série e conseguiu anotar seu primeiro triplo-duplo em finais. Murray marcou 34 pontos, buscou 10 rebotes e assistiu seus companheiros 10 vezes.
Uma das chaves para a vitória do time como visitante foi a regularidade no ataque de suas principais estrelas, que combinaram para 66 pontos, e também a eficiente participação do bancário Christian Braun no jogo. O ala-armador reserva do Denver Nuggets fez 15 pontos vindo do banco. Braun teve um excelente aproveitamento nos arremessos de quadra, beirando os 90% (7/8). Aaron Gordon também fez mais um jogo consistente nos dois lados da quadra, o ala-pivô pegou 10 rebotes e marcou 11 pontos, conseguindo um duplo-duplo.
Já o Heat, que começou bem o jogo e equilibrou as coisas até a metade da partida, teve uma atuação coletiva ruim. Jimmy Butler contribuiu com 28 pontos, dois rebotes e quatro assistências. No embate anterior Butler foi mais participativo ofensivamente e distribuiu um número maior de assistências (9), colocando seus companheiros em melhores condições de arremessos, algo que não aconteceu nesse confronto. Bam Adebayo marcou 22 pontos e pegou 17 rebotes.
O baixo aproveitamento no ataque, após a volta do intervalo, e o fato do Heat não ter conseguido neutralizar as ações ofensivas de Nikola Jokic e Jamal Murray, refletiram na derrota da equipe. Além disso, apenas Butler e Adebayo ultrapassaram a marca de 10 pontos.
O próximo jogo entre as equipes ocorre nesta sexta-feira (9). A partida número quatro da série, no Kaseya Center, na Flórida, está programada para iniciar às 21h30 (horário de Brasília).