Na quinta-feira (11) o Phoenix Suns e o Denver Nuggets se enfrentaram pelas semifinais de Conferência do Oeste nos Playoffs da NBA. O jogo 6 aconteceu na FootPrint Center, no Arizona, mando de quadra do Suns, mas quem se deu melhor foi o Denver que venceu por 125 a 100. A vitória da equipe do Colorado encerrou a série em 4 a 2, e garantiu Nikola Jokic e companhia nas finais de Conferência do Oeste. A equipe agora aguarda o vencedor do confronto entre o Los Angeles Lakers e Golden State Warriors, até o momento a série está em 3 a 2 para o Lakers.
A partida apresentou um Denver Nuggets determinado e focado em busca da classificação às finais do Oeste. O primeiro quarto começou de forma equilibrada e com muitas trocas de cestas. O placar seguiu parelho até os 3 minutos finais do período, quando se encontrava em 27 a 26 para os visitantes. A partir desse momento, o Phoenix se tornou apático na partida, com diversos erros defensivos e de arremessos. Comandados por Nikola Jokic, o Denver abriu 17 pontos de vantagem na reta final, enquanto os mandantes não pontuaram mais (44 a 26).
O ala-armador do Nuggets, Kentavious Caldwell-Pope (KCP), que nos jogos 3, 4 e 5 havia somado apenas 19 pontos, contribuiu com 17 somente na primeira parcial. Jokic com 14 pontos, quatro rebotes e cinco assistências, e Caldwell-Pope foram os destaques da equipe visitante. O time mandante, apesar da apatia e falhas cometidas, teve o armador Cameron Payne contribuindo com dez pontos e duas assistências. Devin Booker (cinco pontos) e Kevin Durant (dois pontos) não repetiram as boas atuações de outros momentos da série na primeira parcial.
No segundo quarto o Denver Nuggets impôs uma vantagem de 30 pontos. A equipe do Colorado, que já liderava com folga ao fim do primeiro período, viu a diferença de pontuação aumentar ainda mais (81 a 51). A atuação coletiva impulsionada pelo ritmo de jogo, ditado por Jokic, marcou presença no período. Jamal Murray chegou aos 18 pontos, KCP aos 21 e “The Joker“ aos 20 pontos, seis rebotes e sete assistências, com um triplo-duplo encaminhado
Com dois quartos restantes na partida, o Phoenix Suns correu atrás de diminuir a desvantagem no placar e manteve seus titulares em quadra. No entanto, a equipe do Denver soube administrar a vantagem construída ao longo do período antes do intervalo para sacramentar a classificação. Nikola Jokic alcançou um triplo-duplo de 32 pontos, dez rebotes e 12 assistências. O pivô do Nuggets se tornou o atleta da posição com o maior número de triplos-duplos na história dos Playoffs da NBA. Cameron Payne, do Suns, foi o único destaque dos mandantes com 31 pontos e seis rebotes. O jogo terminou em 125 a 100, confirmando a classificação do Nuggets às finais de Conferência, com série finalizada em 4 a 2.
E o Suns...
A partida abaixo de Devin Booker (12 pontos e oito assistências) e Kevin Durant (23 pontos, cinco rebotes, cinco assistências), foi reflexo de um time desorganizado em quadra. A eliminação para o Denver Nuggets foi a segunda consecutiva da equipe do Arizona nas semifinais de Conferência do Oeste. Na última temporada, a saída do time nos Playoffs aconteceu para o Dallas Mavericks, em um jogo 7. A eliminação ficou marcada por erros do técnico Monty Willians. A diferença elevada de aproximadamente 30 pontos nos placares foi outro fator que perdurou nos dois confrontos.
Para a próxima temporada, o Suns vai procurar ajustar o time. O pivô Deandre Ayton e o armador Chris Paul, que não atuaram no jogo 6, podem ser peças envolvidas em pacotes por novos jogadores, com o intuito de adicionar profundidade ao elenco. A permanência do treinador Monty Willians, após dois fracassos seguidos em Playoffs, também será discutida internamente.
Olho na final
O Denver Nuggets volta a uma decisão de Conferência após três anos. O último duelo da equipe do Colorado nessa situação, foi frente ao Los Angeles Lakers em 2020. Na ocasião, a equipe de Lebron James e Anthony Davis levou a melhor em seis jogos.
Os jogos das finais de Conferência do Oeste têm data definida para a próxima terça-feira (16) às 21h30 (horário de Brasília). Os dois primeiros jogos serão na Ball Arena, no Colorado. O Denver Nuggets aguarda entre Los Angeles Lakers e Golden State Warriors.