De virada, Vasco vence Furacão

Com gol de Vegetti no fim, Gigante da Colina derrota Athletico-PR por 2 a 1 em São Januário
por
Ana Clara Souza
Philipe Mor
|
30/08/2024 - 12h

Na última segunda-feira (26), Vasco da Gama e Athletico-PR se enfrentaram em confronto válido pela 24º rodada do Campeonato Brasileiro de 2024. A partida ocorreu no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e terminou com o placar de 2 a 1 a favor dos cariocas. O volante Gabriel marcou o primeiro gol para o Furacão, mas a dupla estrangeira, Emerson Rodríguez e Pablo Vegetti, reverteu o placar na reta final. A partida, que foi marcada pela intensidade de ambas equipes, acabou com uma confusão generalizada entre jogadores do clube paranaense e funcionários vascaínos.

 

Com a bola em jogo, os visitantes pressionaram e criaram mais chances durante o primeiro tempo. Aos 23 minutos, Gabriel recebeu a bola sem marcação para chutar cruzado e rasteiro. A pelota” ainda desviou no gramado e não deixou chances de defesa para o goleiro vascaíno Léo Jardim. O gol do volante encerrou um jejum de três anos sem balançar as redes.

 

As melhores chances do Vasco no confronto até então, tinham sido criadas através de lançamentos na área para o atacante Vegetti. Ainda no primeiro tempo, o argentino ganhou a disputa da zaga e encobriu o goleiro Léo Linck num cabeceio. Entretanto, o capitão athleticano, Thiago Heleno, desviou e evitou o empate do Gigante da Colina. Com isso, o a equipe visitante foi para o intervalo em vantagem, com a vitória parcial por 1 a 0

Gabriel, volante do Athletico, comemora gol marcado após 1000 dias sem balançar as redes — Foto: Maga Jr/Agência F8/Gazeta Press
Gabriel, volante do Athletico, comemora gol marcado após 1000 dias sem balançar as redes.
Foto: Maga Jr/Agência F8/Gazeta Press

A segunda etapa começou com o Furacão ainda melhor. Canobbio e Nikão desperdiçaram oportunidades de ampliar a diferença e o Vasco logo reagiu para equilibrar a partida. Emerson Rodríguez, em um contra-ataque veloz, empatou o embate aos 28 da etapa final. Pouco tempo depois, Payet cruzou para a área e Hugo Moura acertou as redes em um chute de voleio. Contudo, o gol foi anulado pelo VAR devido o impedimento de Vegetti, que interferiu na jogada.

 

Nos instantes finais de jogo, Payet encontrou Leandrinho, que cruzou com precisão para Vegetti, o atacante cabeceou no canto de Léo Linck e garantiu a vitória do Vasco por 2 a 1. Com o triunfo, o time carioca assumiu a oitava colocação do campeonato, com 31 pontos conquistados. Já, o Athletico Paranaense caiu para a décima posição, com 29 pontos.

 

Minutos após o fim da partida, atletas do time paranaense trocaram socos e empurrões com seguranças do time carioca. O árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro relatou em súmula o acontecido e apontou um dos funcionários do Vasco, Roberto Barbosa Gama, conhecido como Betinho, e o lateral Fernando, do Athletico, que foi expulso após revisões de imagem no VAR, como o centro da confusão.

Confusão generalizada no confronto entre Vasco e Furacão, pela 24º rodada do BR 24 — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Confusão generalizada no confronto entre Vasco e Furacão, pela 24º rodada do BR 24.
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

 

Na coletiva de imprensa, Marcelo Sant’Anna, executivo de futebol do Vasco, pediu desculpas ao Athletico pelo ocorrido: “O Vasco já conversou com o Paulo Autuori (diretor do Athletico-PR) e com o próprio presidente. A gente pede desculpa também a toda torcida através do presidente Mario Cesar Petraglia”, disse Marcelo, que assegurou tomar futuramente as medidas administrativas necessárias para manter a boa relação entre os dois clubes.

 

Em nota, o Athletico Paranaense esclareceu, nesta terça-feira (27), que o presidente do clube, Mario Celso Petraglia, ainda não foi contatado pelo Vasco da Gama após os acontecimentos na partida. O Furacão também repudiou as “precárias condições de segurança do Estádio São Januário no jogo”.

 

Pela frente, na 25ª rodada do Brasileirão, as equipes jogam no domingo (01) às 18h30, no horário de Brasília. O time Cruz-Maltino enfrenta o Vitória, no Estádio do Barradão, na Bahia, enquanto o Furacão disputa contra o Palmeiras em casa, na Ligga Arena, em Curitiba.